quarta-feira, 15 de junho de 2011

CBF revoga título do Fla e mantém Sport o único campeão de 87

A polêmica em torno do título do Campeonato Brasileiro de 24 anos atrás continua. Dezenove dias após o Sport conseguir decisão favorável na Justiça de Pernambuco, a CBF finalmente foi notificada e publicou no seu site uma "resolução da presidência" para revogar o reconhecimento do Flamengo também como campeão do Nacional de 1987.
O Sport busca continuar sendo o único vencedor daquela edição, depois de a entidade resolver dividir a conquista com os cariocas em 21 de fevereiro.
O Flamengo avisou que vai recorrer na Justiça (veja nota abaixo).

CBF-21.fev.2011/Divulgação
Ricardo Teixeira em reunião com Patricia Amorim e outros dirigentes na sede da CBF
Ricardo Teixeira na reunião com a presidente do Fla, Patricia Amorim, e outros dirigentes, que dividiu o título

Confira abaixo a nota da entidade, que não perde a chance de reiterar a opinião de que o Flamengo também mereceria ficar com o troféu:
"O presidente da Confederação Brasileira de Futebol [CBF, Ricardo Teixeira], em cumprimento à decisão proferida pela 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco, RESOLVE revogar a Resolução da Presidência nº 02/2011 e, em estrita obediência à sentença proferida às fls. 365/376 dos autos do processo nº 000.4055-52.1990.4.05.8300, reconhecer como único campeão brasileiro de futebol profissional de 1987 o Sport Club do Recife.
Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário, não obstante o referido ato judicial ser passível de recurso e apesar de esta entidade entender que o reconhecimento do título de campeão nacional de 1987 também ao Clube de Regatas do Flamengo não contraria os limites da coisa julgada."
HISTÓRICO
O imbróglio do título de 1987 ganhou força nos últimos anos por causa da disputa da posse da Taça das Bolinhas, troféu oferecido pela Caixa Econômica Federal ao clube que fosse campeão brasileiro cinco vezes (ou três consecutivas).

Apu Gomes-14.fev.2011/Folhapress
O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio exibe a "Taça das Bolinhas" entre Rogério Ceni e Zetti
O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio exibe a "Taça das Bolinhas" entre Rogério Ceni e Zetti

Com o título do São Paulo em 2007, o clube do Morumbi passou a brigar pela posse da taça enquanto o Flamengo afirmava ser merecedor do prêmio pelas conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992, embora o de 1987 não fosse reconhecido pela CBF.
Naquele ano, o Nacional foi organizado pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro, ganhando o nome de Copa União. Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar.
O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se negaram a jogar o quadrangular decisivo.
Veja a íntegra da nota do Flamengo:
"Conforme exposto na Resolução da Presidência 06/2011 da Confederação Brasileira de Futebol - CBF - o Clube de Regatas do Flamengo vem esclarecer que a decisão proferida pela 10ª Vara de Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco, é passível de recurso e, portanto, de reforma, especialmente porque é juridicamente insustentável, além de não refletir o entendimento da CBF, único órgão competente para deliberar sobre a matéria.
Por fim, informamos que o clube entrará com recurso no Tribunal Federal do Recife."
fonte:folha.com
postado por eliardo

Um comentário:

  1. iiiiiiiiiiiiiiiihhhhh! E agora, os torcedores do "mengãozinho" vão fazer o q com as camisas de HEXACAMPEÃO ?? Ahhhh, já sei!!! Aqui em casa eu tô precisando muito de PANO DE CHÃO. Podem doar pra mim.

    ResponderExcluir