quarta-feira, 7 de março de 2012

No Estado do Ceará, número de divórcios aumenta em mais de 100% na última década

A proporção no número de divórcios no Estado do Ceará aumentou em mais de 100% na última década, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Conforme os dados levantados, em 2000 o percentual no número de divórcios era de 0.85%, passando para 1.7% dez anos depois. O aumento revela uma variação de 100.57%, maior que a registrada no Brasil, que foi de 83.07% no mesmo período.
O número de casamentos também diminuiu. De acordo com o Ipece, 33.31% da população cearense se considerava casada em 2010, diminuindo em 4.62% o percentual entre dez anos. A variação é três vezes maior que a apresentada no Nordeste, que também registrou uma queda, porém, de apenas 1.45% nos matrimônios. A diminuição no Brasil foi a maior, com 6.05% de diferença.
Em relação ao número de solteiros, no ano de 2010, mais da metade das pessoas com 10 anos ou mais de idade no Ceará se consideravam solteiras, conforme a pesquisa. O percentual era de 59.31%, apresentando uma variação de apenas 0.232% na última década.
É possível verificar que há um quadro de decrescimento no número de pessoas casadas e aumento do número de solteiros e divorciados. Essa constatação caracteriza uma mudança no comportamento da formação familiar que pode estar associada ao ingresso mais tardio das pessoas num casamento e praticamente a inexistência de casamentos por conveniência e arranjos como também mudanças de prioridade e de interesses dos indivíduos, inserção no mercado de trabalho, conforme o documento do Ipece.
fonte:diário do nordeste
postado por eliardo

Com PIB baixo, BC corta juros para 9,75%, e taxa volta a um dígito

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (7) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,75 ponto percentual, indo de 10,5% para 9,75% ao ano. Os juros voltaram a um dígito pela primeira vez depois de quase dois anos. A última vez em que a taxa ficou na casa dos 9% foi em abril de 2010, quando foi fixada em 9,5%. De lá para ca, só havia ficado acima de 10%, chegando ao pico de 12,5% em julho do ano passado. Este foi o quinto corte seguido na taxa. A série de reduções começou em agosto do ano passado, quando caiu de 12,5% para 12%.
Foi divulgado na terça-feira (6), que a economia brasileira (PIB - Produto Interno Bruto) cresceu 2,7% em 2011, menos do que os 3% a 3,5% esperados pelo governo. Isso tende a pressionar a queda dos juros. Com juros mais altos, as empresas investem menos, porque fica caro tomar empréstimos para produção, e as pessoas também reduzem seus gastos, porque o crediário fica mais caro. Essa situação deixa a economia com menos força. Reduzir os juros, ao contrário, estimula a produção e o consumo, melhorando o PIB.

A taxa básica de juros orienta o restante da economia, mas há pouco impacto na vida prática de quem precisa usar o cheque especial ou cartão de crédito. Analistas dizem que essas taxas são tão altas que pequenas variações na Selic são incapazes de aliviar ou pesar no bolso no dia a dia.

Esta é a menor taxa do governo Dilma. O menor valor até então era o de janeiro deste ano, com 11,25%. Esta foi a segunda reunião do Copom no ano. A próxima mudança de juros será em 18 de abril.

Antes do início do governo Dilma, a Selic estava em 10,75%. No primeiro mês dela (janeiro de 2011), subiu para 11,25%.

A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação ou estimular a economia. Quando a taxa cai, estimula o consumo. Quando sobe, reduz a atividade econômica porque os empréstimos e as prestações ficam mais caros.

Entenda a relação entre juros e a situação da economia

Os juros são empregados, entre outras razões, para tentar controlar a inflação ou para estimular o crescimento da economia. Quando o Banco Central considera que há risco de inflação, ele eleva os juros. Assim, as prestações e os empréstimos ficam mais caros e as pessoas consomem menos. Isso ajuda a reduzir a inflação.

Quando a economia fica mais fraca e as pessoas gastam menos, o BC faz o contrário, reduzindo os juros e o custo dos empréstimos, para estimular as compras.

A alta de preços ocorre quando há muita procura por produtos e menos quantidade para atender a essa necessidade.

A inflação oficial é medida pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O centro da meta do BC para a inflação neste ano é de 4,5%.

A meta pode ter variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, a inflação poderia ir de 2,5% a 6,5%.

Em 2011, a inflação quase estourou o limite máximo da meta do governo, acumulando alta de 6,5% --o maior resultado desde 2004.

Em meados do ano passado, o governo adotou medidas para desestimular o consumo: aumentou o valor do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito; elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre gastos no cartão de crédito fora do país e sobre captações de recursos no exterior; tornou obrigatório uma entrada de pelo menos 20% nos financiamentos entre 24 e 36 meses para carros novos ou usados.

Desde agosto passado o Copom vem reduzindo a Selic, para tentar não deixar a economia esfriar em meio à crise global.

A argumentação básica tem sido de que o cenário internacional, sobretudo por conta das turbulências na Europa, é desinflacionário para o Brasil. Isso porque, com as grandes economias na região ainda patinando, a demanda mundial acaba perdendo força, com consequências para o Brasil.

Juros altos são bons para algumas aplicações

Os juros no Brasil ainda são considerados muito altos. Um aspecto positivo dos juros altos é que eles remuneram melhor as aplicações financeiras. Isso é bom para os investidores brasileiros e também para os estrangeiros que procuram o país.

Quando alguém investe em fundos ou títulos públicos, por exemplo, recebe um rendimento mensal maior se os juros estiverem mais altos.

Por outro lado, os juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais receosas de tomar empréstimos para investir em expansão.

Por isso os empresários reclamam dos juros altos. Nesse cenário, também se torna mais difícil a criação de empregos.

O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros.

O colegiado é composto pelo presidente do Banco Central e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração.
(Com informações da Reuters)
postado por eliardo

Senado aprova prazo menor para dona de casa se aposentar

Um projeto aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado reduz para um prazo de cinco a dez anos o tempo mínimo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para as donas de casa de baixa renda terem direito à aposentadoria por idade.
O novo prazo, de acordo com o projeto, varia de acordo com o ano em que a dona de casa completar as condições para a aposentadoria por idade.
Esse benefício exige, além do tempo de contribuição, pelo menos 60 anos de idade, no caso das mulheres, e 65 anos, no caso dos homens.
Donas de casa que contribuem ao INSS podem se aposentar com um salário mínimo (R$ 622, atualmente).
Segundo informações da Agência Senado, o texto não será votado em plenário e será encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados.
Desde outubro de 2011 a dona de casa de baixa renda --que se dedica exclusivamente ao trabalho doméstico em sua residência e desde que a família esteja inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais, do governo federal)-- pode contribuir pagando 5% sobre o salário mínimo. A renda mensal da família não pode ultrapassar dois salários mínimos.
Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora do projeto, a iniciativa é "uma política de inclusão".
Segundo ela, a nova lei --que baixou de 11% para 5% a contribuição das donas de casa de baixa renda-- não fixou para elas um prazo de carência menor. Com isso, donas de casa que tinham idade próxima para conseguir o benefício (60 anos) quando a nova regra entrou em vigor continuam "à margem de um direito que lhes foi assegurado constitucionalmente".
Uma dona de casa com 59 anos e que nunca contribuiu ao INSS, por exemplo, deve contribuir até os 74 anos para ter direito à aposentadoria por idade. Se o projeto entrar em vigor, poderá contribuir apenas até os 64 anos para conseguir o benefício.
fonte:folha.com
postado por eliardo

Desigualdade no Brasil diminui com queda expressiva no Nordeste


A desigualdade econômica e social do Brasil segue em queda livre e a tendência, de acordo com a pesquisa "De Volta ao País do Futuro" divulgada hoje pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é que ela siga caindo nos próximos anos.
O País segue uma tendência inversa a de China, Índia e países europeus, que passaram por uma grave crise desde o ano passado. "O Brasil vem diminuindo a desigualdade nos últimos 11 anos de forma notável", afirmou o economista Marcelo Néri, coordenador da pesquisa e que considera o investimento em educação um dos fatores mais importantes para esse resultado.A queda da desigualdade no Brasil cresce num ritmo três vezes superior à meta do milênio da Organização das nações Unidas (ONU), que é de reduzir a pobreza em 25 anos, conforme a pesquisa. Além disso, a renda média per capita do brasileiro cresceu 2,7% desde 2002, diz a publicação. "Estavam apostando que a queda de desigualdade daria uma parada, mas a verdade é que segue descendo". O fator que demonstra essa queda é o crescimento da classe C, que deve englobar cerca de 60% da população em 2014, chegando a 118 milhões de pessoas, enquanto em 2003, a classe C representava apenas 65,8 milhões de pessoas.Essa nova classe C, segundo a pesquisa, é mais sustentável e tem menos de dois filhos em média. Se compararmos com a década de 60, o número médio de filhos era superior a seis, conforme a publicação. Agora a classe C está mais preocupada com a educação desses filhos e com o emprego formal. A pesquisa ainda ressalta que o crescimento do Nordeste, de cerca de 42% de 2003 até 2011, vem sendo fundamental para o País. "No Nordeste há uma população gigantesca pronta para dar o salto da classe D para a C", explica o economista, que compara, por exemplo, o Nordeste com o Sudeste, que no mesmo período cresceu apenas 16%.De 2003 a 2011, 40 milhões de pessoas em todo o Brasil saíram da classe D e E e chegaram a classe C. "É quase a população da Espanha" comenta. Para o pesquisador, essa nova classe C, que deve chegar aos 118 milhões de pessoas em 2014, começa a ser decisiva em eleições. E também marca diferenças quando se trata de mercado consumidor. "Foi essa classe quem decidiu a última eleição presidencial e que chama a atenção dos políticos a partir de agora. E é uma classe com maior poder de compra que as classes A e B", afirma.Ainda assim, são as classes A e B que devem registrar o maior crescimento de 2011 até 2014, de cerca de 30%, enquanto a classe C deve crescer cerca de 11%. Em 20 anos, a população mais rica do Brasil cresceu três vezes, enquanto a população pertencente às classes D e E, caiu quase um 50%. "Mas a pobreza ainda vai continuar a existir, infelizmente" alerta.Mesmo com todas essas boas notícias, o Brasil ainda é um dos países com maiores índices de desigualdade do mundo. Segundo a pesquisa, a alta desigualdade ainda permite que o número continue caindo por alguns anos. A tendência da desigualdade no mundo, de acordo com Marcelo Néri, é explodir, como na China, na Índia e na África do Sul. "O Brasil está provando que está bem, mesmo em meio a chuvas e trovoadas, e que o brasileiro já aprendeu a se virar em época de crise", disse Marcelo Néri, fazendo referência à crise europeia de 2011, que, segundo a pesquisa, não atingiu o Brasil.
fonte:terra
postado por eliardo

Mulheres podem tirar CPF de graça de quarta a sexta-feira

A Caixa Econômica Federal vai oferecer às mulheres, o serviço de inscrição gratuita no Cadastro de Pessoa Física (CPF), em todas as agências do banco, desta quarta-feira (7) até sexta-feira (9). A iniciativa é uma forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher (8) e facilitar o acesso às políticas públicas, inclusão bancária e ao microcrédito.
Não há idade mínima para a inscrição no CPF. Para mais informações e para localizar uma agência próxima, acesse o site da Caixa Econômica Federal.

Fonte: G1.com
postado por eliardo

Tiago Ramos, Socorrinha Brasileiro e Chico Jóia são fichas limpas

Contrariando o que alguns blogs de Sobral vinham publicando, três pré-candidatos a vereador nas eleições de 2012 estão com certidões de quitação com a Justiça Eleitoral, e portanto, aptos a postular uma das 21 cadeiras do legislativo sobralense para a legislatura 2013-2016.
Tiago Ramos (PSB), Socorrinha Brasileiro (PSB) e Chico Jóia (PP) estão de posse de toda a documentação e exibindo para quem quiser ver.
Que outros possam provar que não Fichas Sujas!
fonte:sobral em revista
postado por eliardo

terça-feira, 6 de março de 2012

Fortaleza apresenta o maior índice de inadimplência do Nordeste, diz Etene

A Capital cearense registrou a maior porcentagem de consumidores inadimplentes do Nordeste (5,2%) em fevereiro, segundo pesquisa do Banco do Nordeste (BNB), através do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).
Fortaleza sai na frente no quesito inadimplência, caracterizado pelo percentual de consumidores que não terão condições de pagar as dívidas do mês em curso na data do vencimento.
Taxa de endividamento
O estudo aponta que Fortaleza tem o quarto índice mais alto de endividamento entre as capitais nordestinas, com 65,5%, ficando atrás de São Luis (68,4%), Maceió (73,1%) e Teresina (75,4%).
Cartão de crédito
Os cartões de créditos representam a principal forma de endividamento (70,6%), seguido pelo financiamento (19,5%) e por carnês de loja (14,4%).
De acordo com o economista José Varela Nonato, responsável pelo estudo, o cartão é uma forma de crédito fácil e imediata, mas oferece grande risco de acúmulo de dívidas por conta dos juros altos.
Para o especialista em Economia José Narciso Sobrinho, também do Etene, o problema não é o uso do cartão de crédito e sim o atraso no pagamento da fatura.
Uma dívida por outra
Varela diz que trocar uma dívida por outra com juros mais baixos pode ser uma boa alternativa para quem quer sair do vermelho. "Talvez um empréstimo consignado seja uma opção mais interessante para se livrar dos juros do cartão de crédito", sugere.
A má administração de contas foi apontada, pelo Etene, como a principal causa do "aperto" dos consumidores (58,9%). "As pessoas precisam ter controle dos gastos. A educação financeira é fundamental para esse controle, assim como o uso reponsável do crédito", afirma Narciso sobrinho.
fonte:diário do nordeste
postado por eliardo

Congresso aprova multa a empresa que pagar salário menor a mulher

O Senado aprovou nesta terça-feira projeto que multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ambos ocuparem as mesmas funções.
A multa estipulada pelo projeto é de cinco vezes a diferença entre os salários durante todo o período de contratação da funcionária.
Como a proposta foi aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos no Senado, e já foi aprovada na Câmara, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff --se não houver pedido para que seja votada no plenário da Casa.
Relator do projeto na comissão, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a multa obriga as empresas a pagarem às mulheres salários equivalentes aos dos homens como forma de acabar com a discriminação entre os sexos.
"A iniciativa é bem-vinda pois se revela com grande sensibilidade social e política com uma causa justa, já que consistirá numa ferramenta jurídica a efetivar o princípio de igualdade de todos perante a lei de homens e mulheres em direitos e obrigações", disse Paim.
Segundo o senador, a multa não sofre desatualização monetária --o que facilita a sua aplicação.
"O valor é proporcional ao agravo, tem caráter pedagógico bastante perceptível por guardar estreita vinculação com as consequências do ato discriminatório e inova ao estabelecer que o seu valor será revertido em favor da empregada discriminada", afirmou Paim.
O relator afirma que a proposta não é inconstitucional, uma vez que a legislação brasileira prevê a "igualdade de todos perante a lei" entre os direitos fundamentais da Constituição Federal.
fonte:folha.com
postado por eliardo
ps:cada vez mais as mulheres vão conquistando seu espaço,se os direitos hoje são iguais nada contra pra mim é justo.

Da cadeia, Bruno agita mercado com rumores e gera espanto de possíveis "interessados"

Mesmo com futuro incerto, o goleiro Bruno gera rumores no mercado do futebol e já tem até proposta de trabalho para voltar ao futebol quando estiver em liberdade.

O arqueiro tem contrato com o Flamengo com validade até o fim deste ano. O vínculo, no entanto, está atualmente suspenso pelo fato de o jogador  estar preso em Contagem (MG) por ser suspeito de comandar a morte da ex-amante Eliza Samudio.

"Estamos tentando que ele aguarde o julgamento em liberdade. Pode ser que em 30 dias ele saia e fique apto para executar a profissão dele. Está na mão do Supremo Tribunal Federal", falou o advogado.

"Já teve empresário querendo fazer pré-contrato, só que não pode por ele estar preso. Já fomos procurados por alguns clubes que fizeram contato. O Fluminense sinalizou interesse, o Atlético-MG e também um clube da Rússia. Mas ele tem contrato com o Flamengo, é vinculado ao Flamengo. Tem que se apresentar lá, se não quiserem, aí ele pode negociar com outro time. Ele sabe das propostas e está muito feliz, treinando", continuou.

COMO ESTÁ O CASO BRUNO

Bruno ainda não foi julgado pela Justiça de Minas Gerais pela acusação de comandar a morte da ex-amante Eliza Samudio.
Mas, independentemente desta acusação, o goleiro já tem uma condenação de quatro anos e seis meses de prisão pela Justiça do Rio, em dezembro de 2010, por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal. Ele ainda será julgado pelo desaparecimento da ex-amante e deve ser enquadrado em outros artigos do Código Penal. O julgamento ainda não tem data marcada.
Segundo especialistas, o goleiro pode ser condenado por até 72 anos de prisão, se for condenado por todos os crimes cometidos. No entanto, as leis brasileiras impõem 30 anos como tempo máximo de cadeia para alguém condenado.
Citados por Imirim como interessados, Fluminense e Atlético-MG, por meio de dirigentes, negaram veemente a cobiça pelo goleiro.

"Eu não fui [quem tentou contratar Bruno]. Não tenho conhecimento disso, eu não fui não. Estou sempre por dentro do dia a dia do clube e não tenho essa informação. Estou sabendo por você", falou Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético-MG
"Você está louco", disse, surpreso, o diretor executivo do Fluminense. "Rechaço isso veementemente. Nós temos bons goleiros aqui, não vou nem tecer comentários sobre isso, não procede. É só avaliar os nossos goleiros, não precisamos. Deve ser um advogado falastrão. Chance zero."

O Flamengo, dono dos direitos federativos do goleiro, levou na brincadeira os rumores e disse nunca ter recebido sondagem.

Proposta pelo Bruno? Isso deve ser piada de 1º de abril
Michel Levy, do Flamengo


"Proposta pelo Bruno? Isso deve ser piada de primeiro de abril. Antes fosse, o rapaz é boa gente, sabe-se lá o que aconteceu, não quero entrar nos méritos. Mas nunca ouvi falar desse assunto", falou Michel Levy, vice de finanças do time da Gávea.


O Guarani tem as portas abertas e o maior interesse pelo Bruno
Edílson Oliveira, presidente do Guarani-MG
Mas, mesmo com negativa de Flu e Atlético-MG, Bruno não deve ficar sem emprego caso consiga a liberdade. Isso porque o Guarani de Divinópolis-MG, que disputa a primeira divisão do Campeonato Mineiro, já tentou ter o jogador na competição deste ano e ainda quer contar com seus serviços.

O clube aventou a possibilidade de o jogador se transferir da penitenciária de Contagem para a de Divinópolis para poder treinar e jogar no clube. Com a negativa, aguarda uma futura liberdade do atleta.



"Tentamos em dezembro, mas não era possível pelos meios judiciais. Falaram que não era possível. E tinha essa questão de ele ter vínculo com o Flamengo, por isso a história morreu. Pensamos nisso como uma jogada de marketing", falou Edílson de Oliveira, presidente do Guarani-MG.

"Agora vamos aguardar. Acho que tem mais clubes interessados, não só o Guarani. Mas aqui ele tem portas abertas, temos o maior interesse nele", finalizou.
fonte:UOL
postado por eliardo

nova erupção solar envia partículas em direção a terra


Uma forte erupção na superfície do Sol, somada com a temporada de tempestades, enviou ondas de plasma e partículas que alcançarão a Terra, conforme informou nesta segunda-feira (5) o Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC).
O SWPC, operado pelo Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, indicou que o clarão foi de classe X1.1, o que significa que se trata de uma das mais poderosas das erupções solares.
A expectativa é de que a onda de plasma e partículas solares alcance a Terra em dois ou três dias.
As erupções solares interferem no campo magnético da Terra e as ondas, que obrigaram a mudar a rota de alguns aviões comerciais que sobrevoavam os pólos, continuarão se intensificando, segundo os especialistas.
O Sol passa por ciclos regulares de atividade, que a cada 11 anos aproximadamente se intensificam e provocam tempestades que às vezes deformam e inclusive atravessam o campo magnético da Terra.
Os especialistas indicaram que a atual temporada de tempestades é a mais intensa registrada desde setembro de 2005 e que estas provocam efeitos especiais únicos como as auroras boreais, além de interferir nas comunicações.
Além disso, as redes de transmissão de eletricidade, as comunicações via rádio e os sistemas de satélites são afetados, mas a Nasa afirmou que os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) não correm perigo.
Em janeiro, os cientistas detectaram duas erupções no período de quatro dias seguidos por ondas com bilhões de toneladas de plasma viajando a cerca de 8 milhões de km/h.
A onda causada pelo segundo dos dois clarões alcançou a Terra cerca de 34 horas depois da erupção, em vez dos dois ou mais dias que habitualmente esse deslocamento demora.
Fonte: EFE
postado por eliardo

Projeto Cabra Nossa de Cada Dia é finalista do Prêmio ODM Brasil

O Projeto Cabra Nossa de Cada Dia, idealizado pelo Pe. João Batista Frota, está  recebendo nesta terça-feira (6), a visita de técnicos da Secretaria Geral da Presidência da República, observadores responsáveis por julgar os projetos que concorrem ao Prêmio ODM Brasil - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, que chega a sua 4ª Edição, com entrega das premiações previstas para o final de março, em Brasília.
O projeto sobralense concorre na categoria Erradicação da Pobreza com outros 49 programas de várias partes do país. No total, foram inscritos 1.638 práticas, 918 de organizações civis e 720 de prefeituras. Dos 50 selecionados, 20 receberão o Prêmio em Brasília.

EM TEMPO
O município de Sobral já foi vencedor do Prêmio ODM Brasil em duas oportunidades. Na 1ª Edição, em 2005, vencemos na categoria Saúde com o projeto Trevo de Quatro Folhas. Na 2ª Edição, em 2008, vencemos a categoria Educação com o projeto de elevação da proficiência da língua portuguesa e matemática nas séries iniciais nas escolas da rede municipal.
fonte:sobral em revista
postado por eliardo

Sobral tem a gasolina mais cara do Ceará

Mais uma vez Sobral lidera o ranking da gasolina mais cara no Ceará. Nas últimas quatro semanas, o maior preço do Estado é registrado no município, R$ 2,999, segundo informações da pesquisa da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), divulgada nesta segunda-feira (5).
A pesquisa aponta que R$ 2,790 foi o menor preço encontrado pelo litro da gasolina, deixando uma média de R$ 2,929, após levantamento em 17 postos de combustíveis, na semana de 26 de fevereiro a 3 de março. O combustível mais barato no Ceará (R$ 2,590) foi encontrado em Caucaia, onde a média era de R$ 2,717 e o preço máximo, R$ 2,790, registrados na semana passada.

Livre mercado: explica mais não convence
Segundo o assessor de Economia do Sindipostos (dos Revendedores de Combustíveis do Ceará), Antônio José Costa, os preços seguem a regra de livre mercado. “Na Capital e região metropolitana, há mais postos, a concorrência é mais acirrada, o preço é menor”, explica. “No Interior, são menos postos, a concorrência é menor. O revendedor vende menos e quer ganhar no preço por unidade, já que não comercializa em quantidade”.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
postado por eliardo

Petrobras abre vagas em cursos voltados para a área de Petróleo e Gás. Há 212 vagas para o Ceará.

A Petrobras lançou nesta segunda-feira (5) o sexto ciclo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que abrirá 11.671 vagas em cursos profissionalizantes para o setor de óleo, gás e energia. As inscrições começam no próximo dia 7 e vão até 12 de abril. Para o Estado do Ceará serão ofertadas 212 vagas.
As vagas são divididas por escolaridade: 7.335 para o nível básico, 3.706 para o nível médio e 630 para o nível superior. Quem for aprovado receberá uma bolsa-auxílio nos valores de R$ 300 (nível básico), R$ 600 (nível médio) e R$ 900 (nível superior).
As inscrições serão feitas pelo portal do Prominp (www.prominp.com.br). A prova será realizada no dia 13 de maio e as aulas terão início em 25 de junho.
postado por eliardo

PDT lança Heitor Ferrer como pré-candidato a prefeito de Fortaleza

Em reunião na manhã desta segunda-feira (5), o PDT confirmou o deputado estadual Heitor Férrer como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.
O anúncio oficial, segundo o presidente municipal da legenda, Papito de Oliveira, ocorrerá no próximo dia 12, durante coletiva no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, na qual vão estar os dirigentes municipais e o presidente regional, deputado federal André Figueiredo.
A reunião, na sede pedetista, contou com as presenças dos integrantes dos diretórios Estadual e Regional, dos parlamentares e de lideranças comunitárias.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima
postado por eliardo

segunda-feira, 5 de março de 2012

Prefeitura de Sobral (CE) abre 46 vagas para guarda municipal

A Prefeitura Municipal de Sobral (CE) já recebe as inscrições do concurso que vai preencher 46 oportunidades de guarda municipal. (Confira o edital)
Para concorrer, o candidato deve possuir o ensino médio completo, altura mínima de 1,62 (homens) e 1,55 (mulheres) e ter entre 18 e 35 anos de idade. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 1.134,20.
As inscrições acontecem até o dia 16 de março na Comissão Executiva do Processo Seletivo da UVA (AV. Dr. Guarany, nº 317, bairro Derby), das 8h às 11h e das 14h às 17h. O valor da taxa de participação é de R$ 40.
A seleção terá as etapas de prova objetiva; avaliação de capacidade física; inspeção de saúde; avaliação psicológica; investigação social; e Curso de Formação Profissional (CFP).
Com duração de três horas, a prova objetiva acontece às 8h do dia 1º de abril, em locais que serão divulgados no cartão de informação do candidato no período de 28 a 30 de março, no local onde serão recebidas as inscrições.
Clique para conferir o edital
Tags:
fonte:diário do nordeste
postado por eliardo

Tem início interrogatório do caso 'dólares na cueca'

Começou nesta segunda-feira (5), o interrogatório do caso dos "dólares na cueca". O ex-assessor especial da presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Kennedy Moura Ramos foi ouvido em Fortaleza pela juíza federal,  Débora Aguiar da Silva Santos e pelo procurador da República, Marcelo Mesquita Monte.
Nesta quarta-feira (7), o Ministério Público Federal vai ouvir as testemunhas mencionadas pelos réus.  De acordo com a assessoria da Justiça Federal do Ceará, serão ouvidos no município de Aracati, os réus José Adalberto Vieira da Silva, e sua esposa Raimunda Lúcia Pessoa de Lima. O interrogatório será por meio de carta precatória.
O caso é classificado como ação civil pública de improbidade administrativa.
O depoimento do deputado federal, José Nobre Guimarães também vai ser tomado por carta precatória, no Distrito Federal.
O MPF desistiu nesta segunda-feira (5) de depoimentos dos réus Roberto Smith, Claudio Vasconcelos Frota, Luiz Ethewaldo de Albuquerque Guimarães,Victor Samuel Cavalcante da Ponte, Sistema de Transmissão do Nordeste, CompanhiasTécnica de Energia Elétrica (Alusa) e Enphase Projetos de Investimentos e Consultoria.
O processo tramita em segredo de justiça na 10ª Vara Federal do Ceará.
Entenda o caso
Em 2005, José Adalberto, ex-assessor parlamentar do deputado estadual, José Nobre Guimarães foi preso no aeroporto de São Paulo tentando embarcar para Fortaleza, portando R$ 209 mil e U$ 100 mil presos ao seu corpo.
Na época, Justiça Federal concedeu medida liminar tornando indisponíveis os bens existentes de José Adalberto e sua esposa Raimunda Lúcia Pessoa de Lima, e Kennedy Moura Ramos, ex-assessor especial da presidência do Banco do Nordeste do Brasil.
A liminar determinou a quebra do sigilo bancário da esposa do ex-assessor de José Guimarães, a partir de janeiro de 2003, na agência do Banco do Brasil, em Aracati.
fonte:diário do nordeste
postado por eliardo

Ciro Gomes volta a defender rompimento entre PSB e PT em Fortaleza

Irmão do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, também do PSB, diz que, mesmo que Cid decida apoiar o candidato do PT a prefeito de Fortaleza, o partido tende a não segui-lo.
Em entrevista ao Poder Online quando estava a caminho de mais um ato público do PSB contra o PT local, Ciro disse que a prefeita petista Luizianne Lins tem feito “uma péssima administração” e que nenhum dos nomes até agora citados por ela para a sua sucessão serão aceitos pelo PSB.
Abaixo, trazemos alguns trechos da entrevista e o link para quem quiser ler na íntegra.

Poder Online – O governador Cid Gomes, seu irmão, parece que está para acertar o apoio ao candidato do PT para prefeito de Fortaleza, não é mesmo?
Ciro Gomes – Não sei, não. Há muitas variáveis ainda. O Cid está disposto a fechar com o PT desde que seja um candidato também da confiança dele e, sobretudo, capaz de promover uma grande mudança na cidade, promover a retomada do desenvolvimento e a melhoria dos serviços públicos que estão sucateados por aqui.

Poder Online – Esses nomes que estão sendo colocados pela prefeita Luizianne Lins?
Ciro Gomes – Esses nomes que a prefeita Luizianne tem falado? Nem pensar! Nenhum deles.

Poder Online – Mas há hipótese de o PSB não apoiar o candidato do PT se o governador fechar com a Luizianne?
Ciro Gomes – Claro que há. O próprio Cid já falou que não terá o controle sobre o Diretório do partido, se não for uma conversa muito bem azeitada do PT com o PSB. O partido está na ponta dos cascos. E o Cid, nesse aspecto da aliança, tem sido uma voz isolada.

Poder Online – Mas por quê?
Ciro Gomes – Porque Fortaleza tem sido muito mal administrada. No campo da Educação, basta lembrar que o ano letivo de 2011 começou em setembro último. É um absurdo! Aqui, todos os diretores de escolas são indicados por vereadores, por cabos eleitorais. Uma coisa do século 19. Dos 184 municípios do Ceará, segundo ranking do Ministério da Educação, Fortaleza está no 180º lugar.

Poder Online – Verdade?
Ciro Gomes – Pior. Na Saúde, estamos na 5ª pior colocação no país. Há R$ 300 milhões em obras de saneamento básico cuja utilização foi obstaculizada pela prefeita do PT por mero ciúme. Incluindo aí verbas federais.

Poder Online – Mas como obstaculizadas?
Ciro Gomes – De várias formas: ela não dá licença para obras, não emite alvarás… Recentemente, Luizianne impediu a instalação aqui do Estaleiro Promar, que geraria cerca de dois mil empregos diretos na construção de embarcações. O estaleiro foi para Pernambuco. É o segundo que está sendo instalado por lá. Tínhamos passado três anos brigando pelo estaleiro e a prefeita, por mero ciúme, porque estava viajando quando a decisão foi tomada, resolveu impedir.

Leia a entrevista completa de Ciro Gomes em

(Portal IG)
postado por eliardo

sábado, 3 de março de 2012

Mulher fica com o rosto inchado após tingir cabelo com kit caseiro

Uma mulher teve uma reação alérgica tão forte a um kit caseiro para tingir os cabelos, comprado no supermercado, que ela chegou a ficar sem enxergar por causa do inchaço no rosto. A reportagem é do jornal “Daily Mail”.
Carmen Rowe, de Swansea, no País de Gales, tem 25 anos e usava o kit da mesma marca desde os 13. Antes de aplicar no cabelo, ela testou o produto na pele. Porém, depois de tingir, ela sentiu os efeitos na pele.
“Acordei e minha cabeça estava tão inchada que eu não conseguia ver. Eu estava cega. Fui olhar no espelho e metade do meu rosto estava inchada. Parecia que metade da minha cabeça tinha sido enchida como uma bola de futebol”, contou.
Ela foi ao hospital, onde foi imediatamente internada. Os médicos diagnosticaram que Carmen teve alergia a parafenilenodiamina, um corante comum em tintas de cabelo.
Depois de três dias tomando esteroides e antibióticos, Carmen recebeu alta. Porém, ainda precisou voltar quatro vezes no mesmo mês, com ardor e outros inchaços.
fonte:G1
postado por eliardo

Vereador cearense procurado pela polícia segue recebendo salários e com mandato

Na lista dos homens mais procurados do Ceará, o vereador de Ipu Antônio Fábio Borges (PCdoB), mais conhecido como “Fábio Fabuloso”, continua com o mandato em vigor. O político, inclusive, chegou a receber o salário do mês de janeiro, período em que não estava oficialmente de licença. A informação foi confirmada pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Carmem Pinto (PRB).
Segundo ela, Fabuloso está afastado dos trabalhos desde setembro de 2010, quando pediu afastamento para tratamento de saúde, após sofrer um atentado. De lá para cá, o vereador veio tirando outras licenças, alegando “interesse particular”. “A última vez que eu o vi foi no dia da votação para presidência da Câmara, em novembro de 2010. Depois disso, ele sumiu”, declara Carmem.
A última licença de Fábio Borges acabou no dia 2 de janeiro deste ano. Por não estar oficialmente afastado, Fabuloso recebeu o salário do mês, licenciando-se novamente no dia 17 de fevereiro de 2012. Novamente, ele alegou interesse particular. “Quando ele estava de licença, ele não recebia salário. Como em janeiro não estava afastado, recebeu”, explica Carmem Pinto.
A vereadora diz que Fabuloso recebeu o vencimento mesmo estando “sumido”, pois, em janeiro, a Câmara Municipal estava de recesso. “A nossa lei é antiga e ele continua sendo vereador, por isso recebeu”. O processo de cassação de Antônio Borges foi arquivado no dia 7 de outubro de 2011, por falta de coro para votação, que já havia sido adiada uma vez.
Ainda de acordo com a vereadora Carmem Pinto, Fábio Fabuloso não vai à Câmara nem mesmo para entregar os ofícios em que pede afastamento, “Quem sempre vem é alguém da família ou, como na última vez, quem veio foi o advogado dele”. Por conta da licença do parlamentar, o suplente dele, Francisco das Chagas Peres Martins (PSB) assumiu a vaga na Câmara.
Mais procurados
O vereador Antônio Fábio Borges é um dos que estão na lista, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), dos homens mais procurados do Ceará. Ele é acusado de crimes como assalto a banco, homicídio qualificado, além de ser procurado, pela Polícia Federal, por formação de quadrilha. Fabuloso responde ainda a dois processos por quebra de decoro parlamentar.
fonte:jangadeiroonline
postado por eliardo

Saúde na Escola será destacada em Sobral

Sobral A Prefeitura de Sobral promoverá a partir da próxima segunda-feira até o dia 9 de março, a I Semana de Mobilização da Saúde na Escola. Lançada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, agora em 2012, a Semana será realizada anualmente na Rede de Ensino Oficial do Brasil. Sobral faz parte dos Municípios que aderiram ao Termo de Compromisso do Programa Saúde na Escola (PSE).

O tema da Semana, que abre o calendário do projeto é "Prevenção da Obesidade Infantil". O tema será discutido nas escolas em parceria com a Rede de Atenção Básica à Saúde de Sobral. O objetivo do Programa é incentivar as boas práticas de Saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola, para a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de Saúde e Educação. Visa a aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde.

Mobilização
O Programa Saúde da Família (PSF) de Sobral, que está completando 15 anos no Município, também vai participar da Semana de Mobilização da Saúde na Escola. Atualmente, Sobral possui 27 Centros de Saúde da Família, onde atuam as equipes do PSF, na sede e nos distritos de Sobral e conta com mais 11 unidades de apoio.

Atualmente, 419 agentes comunitários de Saúde desenvolvem ações de prevenção e promoção de saúde no Município, nas diferentes regiões locais.

A Semana visa alertar ainda para o abuso de alimentos com baixo valor nutritivo e alto valor calórico, que são consumidos pelos alunos fora da Escola.

O sedentarismo é outra preocupação da semana. Segundo o Ministério da Saúde, este fatores estão associados ao desenvolvimento da maioria das doenças crônicas não transmissíveis.

Entre essas doenças estão as cardiovasculares, diabetes e câncer, que lideram as causas de óbito na vida adulta não só no país como em todo o mundo.
fonte:diário do nordeste
postado por eliardo

Prefeitura de Tianguá abre concurso para 302 vagas

A Prefeitura de  Tianguá, na serra da Ibiapaba (CE), abriu concurso para 302 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 594 a R$ 5.800.   Os cargos de nível superior são de assistente social, auditor fiscal, bibliotecário, biólogo, bioquímico, enfermeiro PSF, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico PSF, nutricionista, odontólogo psf, pedagogo, professor ensino fundamental (6º ao 9º ano) de matemática, português, inglês, ciências, história, geografia e educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e veterinário.
Os cargos de nível médio são de agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de trânsito, agente social/educador, auxiliar de consultório dentário PSF, fiscal de obras, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, guarda municipal, professor educação infantil (creche, pré-escola), professor ensino fundamental (1º ao 5º ano), professor de informática, secretario escolar, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, técnico em edificações, técnico em saneamento ambiental, técnico agrícola, técnico ambiental, técnico em turismo e motorista categoria B e D.
Os cargos de nível fundamental são de auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, cozinheiro, eletricista, pedreiro e vigia. As inscrições devem ser feitas pelo site www.institutocidades.org.br até as 23h59 do dia 18 de março. A taxa varia de R$ 40 a R$ 120. As provas objetivas estão previstas para 22 de abril.

Fonte: G1 CE
postado por eliardo

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ladrão arromba igreja no CE e leva caixa com orações em vez de dinheiro

Um homem entrou em uma igreja evangélica na madrugada desta quinta-feira (1º), no interior do Ceará, e levou uma urna com orações achando que era uma caixa com dinheiro doado pelos fiéis, de acordo com o sargento da Polícia Militar de Varjota, Batista de Sousa.  O crime ocorreu na cidade de Varjota, a 308 quilômetros de Fortaleza.
Segundo a polícia militar, o homem arrombou uma janela da igreja e roubou apenas a caixa de orações. A urna foi encontrada a alguns metros da igreja. "Ele abriu a caixa e  quebrou a cara quando viu que não era dinheiro. Depois abandonou o objeto", afirma o sargento Batista de Sousa. A caixa com as orações foi devolvida ao pastor Cleílson, responsável pela igreja.
Ainda segundo A PM, um homem suspeito do crime está sob investigação. A polícia diz ter pistas sobre o autor, mas não pode revelar detalhes para não atrapalhar as investigações.
fonte:G1-ce
postado por eliardo

Secretaria de Saúde confirma mais 499 casos de dengue

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou mais 499 casos de dengue, chegando a 1.477 o número de pessoas infectadas com a doença neste ano de 2012 no Ceará.
De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (2), 39 municípios possuem incidência de dengue. Os números mais preocupantes estão em Fortaleza, com 576 casos confirmados, e Juazeiro do Norte, onde já foram detectadas 468 pessoas infectadas.
Para efeito de comparação com os últimos anos, o mês de janeiro em 2012 foi terceiro de maior incidência, perdendo apenas para 2008 (com 1.607 casos confirmados) e 2011 (com 4.695 casos confirmados), quando a dengue atingiu o nível de epidemia no Ceará.
Conforme a Sesa, um óbito foi confirmado por conta de complicações em decorrência da dengue, mas outros sete estão em investigação - cinco na capital e dois no interior do estado.
fonte:diário do nordeste
postado por eliardo

CONVITE!!

postado por eliardo

Sobral lidera pauta de exportações do Estado

O município de Sobral exportou US$ 29,3 milhões em janeiro de 2012, o que equivale a 24,25% das exportações cearenses. É o primeiro município em exportação do Estado. A capital Fortaleza vem em segundo lugar, com 17,56% das exportações. As informações são do relatório “O Comércio Exterior Cearense por Municípios e Empresas”, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O principal produto exportado por Sobral foi do setor de calçados, com 99% da pauta de exportações do município.
Segunda cidade que mais exportou em janeiro de 2012 no Ceará (US$ 21,2 milhões), Fortaleza registrou baixa de 10,6% frente a igual mês de 2011. Os segmentos mais exportados foram: castanha de caju, consumo de bordo e ceras vegetais.
Maracanaú aparece como o terceiro principal município na pauta de exportações cearenses, com participação de 11,45%. Em janeiro de 2011, esse valor era de 10,7%. As exportações de Maracanaú se concentram em têxteis, couros e peles, aparelhos para cozinhar e ceras vegetais. Fechando o ranking dos cinco maiores exportadores do Estado, vêm Icapuí (10,62%) e Cascavel (7,83%). (LMB).

Fonte: Jornal O Povo
postado por eliardo

quinta-feira, 1 de março de 2012

Recomeçou a temporada de fogo amigo (?) na Câmara de Sobral

Informações obtidas pelo Blog Sobral em Revista dão conta que o presidente da Câmara Municipal de Sobral, vereador João Alberto Adeodato Júnior usou a tribuna do Plenário 5 de Julho na última terça-feira (28) para fazer, mais uma vez, severas criticas a gestão do prefeito Veveu Arruda, com direcionamento para a secretaria da Cultura e Turismo, o secretário Campelo Costa e seu adjunto Raimundo Aragão,
O motivo seria o pouco repasse que a prefeitura fez este ano, no valor de R$ 12 mil,  para as escolas de samba que desfilaram no carnaval sobralense, uma delas, por sinal a campeã Unidos do Alto do Cristo, prestou uma homenagem ao sogro de João Alberto, o saudoso comerciante José Ribeiro Dias, conhecido como o Rei da Castanha.
“A prefeitura doou para cada escola R$ 12 mil, é muito pouco para uma escola que leva para avenida mais de 300 componentes. E ainda tem secretário que acha que se doar um pouquinho mais eles não gasta, como se o povo sobralense fosse pessoa desonesta”, disse João Alberto.
“O secretário Campelo é um inoperante, passa o dia todo, em um escritório particular fazendo projetos arquitetônicos. Já o adjunto Raimundo Aragão, fica jogando piada no povo trabalhador de Sobral, das Escolas de Samba”, esbravejou João Alberto.
fonte:sobral em revista
postado por eliardo