segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PT e PSDB buscam aliados contra Marina e Campos acirra disputa

A aliança da ex-senadora Marina Silva com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), acirrou a disputa entre petistas e tucanos por aliados para a eleição presidencial do próximo ano.

Por recomendação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal estrategista da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, o Palácio do Planalto vai intensificar negociações para manter o PDT a seu lado e tirar o PP e o recém-criado Solidariedade da órbita tucana.

Dilma planeja usar a reforma ministerial prevista para o fim deste ano para amarrar as alianças tanto no plano federal como nos Estados.

Do lado do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) vai buscar o apoio do PPS, que tentou sem sucesso atrair o ex-governador tucano José Serra e Marina para lançá-los como candidatos à Presidência.

Sem candidato a presidente, a avaliação é que a aliança natural do PPS é com o PSDB, já que a legenda tem vários parlamentares que se elegeram em coligações com os tucanos em seus Estados.

"Se analisar o cenário de hoje, só tem ele [Aécio] e o Eduardo Campos", diz o presidente do partido, o deputado federal Roberto Freire (SP).

Em conversas reservadas, Aécio disse confiar que, apesar da estratégia do Palácio do Planalto de atrair o apoio de deputados do Solidariedade, a cúpula da nova sigla está fechada com seu projeto.

Seu criador, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, controla o partido, chamou Dilma de "inimiga" na semana passada e já garantiu seu apoio a Aécio. Ele deve contribuir com cerca de 40 segundos em cada bloco de 25 minutos de propaganda eleitoral na televisão em 2014.

O PP será disputado pelo governo Dilma e pelo PSDB. Os articuladores políticos do governo têm conversado com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente da sigla, para garantir seu apoio a Dilma.

Na última eleição, o partido, liderado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que é tio de Aécio Neves, adotou posição neutra. Atualmente, a legenda controla o Ministério das Cidades.

No caso do PDT, a equipe de Dilma acredita que o apoio do partido está garantido, principalmente depois que a presidente bancou o ministro Manoel Dias (Trabalho) mesmo num momento de fragilidade por causa de acusações de irregularidades na pasta ocupada pela legenda.

Ontem, um dia depois do anúncio da aliança de Eduardo Campos com Marina Silva, o Palácio do Planalto avaliava que Dilma pode até ganhar mais chances de decidir a eleição no primeiro turno. Um assessor destacou que dois possíveis candidatos se tornaram apenas um agora.

Além disso, a equipe de Dilma levanta dúvidas se todo o eleitorado de Marina vai marchar a seu lado na aliança com Campos. Acha possível até que uma parcela possa migrar para seu campo.

De acordo com a mais recente pesquisa do Datafolha, concluída no início de agosto, Dilma tinha 35% das intenções de voto. Marina estava com 26%, Aécio tinha 13%, e Eduardo Campos, com 8%, estava em quarto lugar.

Os petistas querem reduzir ao máximo possível as traições nos Estados de aliados no plano nacional. Eles vão trabalhar para evitar a repetição do que ocorrerá na Bahia, onde o peemedebista Geddel Vieira Lima, mesmo com cargo no governo, tende a apoiar algum nome da oposição na campanha.

Em dezembro, a presidente vai trocar boa parte de sua equipe porque vários ministros vão disputar a eleição em 2014. Entre eles estão os petistas Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Fonte: Folha Online

Cadela segue dono preso e espera há mais de 12 horas em delegacia no ES

Cadela já espera por dono há mais de 12 horas (Foto: TV Gazeta)
Uma cadela está despertando a curiosidade de quem trabalha no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória. O animal, que ganhou o apelido de Filhinha, está há mais de 12 horas na frente da delegacia, a espera do dono que foi preso por furto neste domingo (6). Para chegar no local, ela teria seguido o carro de polícia por aproximadamente dois quilômetros. O detido já foi transferido para o Centro de Triagem de Viana, mas a cadela continuava aguardando o reencontro na manhã desta segunda-feira (7).

A cadela começou a seguir o carro na Avenida Maruípe, na capital, passou pela Avenida Marechal Campos e chegou no DPJ. Os policiais já deram comida e água, e avisaram à família do detido sobre o animal, mas ninguém demonstrou interesse em buscar Filhinha.

O delegado Leonardo Ávila explicou que a transferência do preso precisou ser feita de forma que a cadela não percebesse. “Assumi o plantão neste domingo às 19h e o animal já estava na porta do DPJ. Ele veio seguindo o dono, que foi preso. O detido já foi transferido, mas o animal permanece aguardando a saída dele. Quando houve essa transferência, a viatura foi colocada dentro da garagem para que o cachorro não percebesse a saída do dono, o que poderia gerar um transtorno”, disse.

De acordo com os policiais, o animal aparenta estar cansado e com medo, mas ainda assim aguarda o retorno do dono. Para o delegado, esse é um exemplo de fidelidade. “A gente vê como é a fidelidade do animal, ao contrário de muitos seres humanos. Isso serve de lição para muita gente”, falou.

Fonte: G1

Izolda Cela se filia ao PROS e pode figurar como candidata a deputada estadual

A secretária de Educação do Ceará e primeira dama de Sobral, Izolda Cela, confirmou filiação ao recém-criado PROS, partido que abrigou Cid e cidistas após saída do grupo do PSB.
A secretária, que chegou a ser cotada para suceder o governador Cid Gomes, e que disse que à época descartou a ideia de qualquer candidatura, agora é apontada como uma possível candidata a deputada estadual, principalmente se Ivo Gomes resolver não postular a reeleição.

A filiação de Izolda se deu ao diretório municipal do PROS em Sobral, e seu marido, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, queria que o assunto fosse tratado com a máxima descrição. Alguém, que Veveu tá doido para saber quem foi, tratou de passar a informação para a imprensa da capital, que tratou de dar projeção a noticia.
fonte:Sobral em revista

Quem será o candidato de Veveu Arruda à deputado estadual em 2014?

Detentores do comando do executivo de Sobral, segundo maior colégio eleitoral do interior cearense, os petistas estão ouriçados com a possibilidade de que um candidato do partido a deputado estadual tenha as bênçãos, e o apoio, do prefeito Veveu Arruda. O nome mais evidente é o de Edilson Aragão, que já foi vice prefeito da cidade nos dois mandatos de Cid Gomes, e que atualmente reponde por uma das diretorias do Metrofor.
Nas rodas políticas da cidade, porém, a conversa é de que Veveu deverá apoiar mesmo um candidato do PROS. O nome mais evidente é o do deputado Ivo Gomes, que deverá disputar a reeleição. Caso Ivo desista da postulação, dois nomes bem familiares do prefeito sobralense estão filiados ao novo partido e podem ser lançados para disputar um cadeira no legislativo: seu irmão Luciano Arruda Filho, atual chefe de gabinete da Prefeitura de Sobral, ou sua esposa, Izolda Cela, que responde pela secretaria de Educação do Estado.
fonte:Sobral em revista

Sob nova direção, PSB projeta ter candidatura majoritária em 2014

O presidente da executiva estadual do PSB, Sergio Novais, viaja nesta segunda-feira (7) para Brasília, onde terá reunião com a direção nacional do partido para discutir possíveis alternativas para disputa ao Governo do Estado nas eleições de 2014. Os nomes da deputada estadual Eliane Novais e do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, são sugeridos internamente. Conversas locais entre as direções estaduais do PSB, PR, Rede e PRB estão em andamento.
Em Sobral, ainda é uma incógnita com quem ficará o comando do diretório municipal. O nome mais cotado é o do suplente de vereador Carlos Sá, pessoa bastante ligado ao novo presidente da sigla, Sérgio Novais. Há ainda a possibilidade do partido ficar com o ex-vereador João Alberto Júnior, que já pertence aos quadros do partido, ou ao também ex-vereador Welington Vasconcelos, descontente com o PSD.
fonte:Sobral em revista

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Médicos podem entrar em greve na segunda

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) vai convocar nesta sexta-feira (4), uma paralisação nacional da categoria para segunda (7) e terça-feira (8) da semana que vem em oposição ao projeto do programa Mais Médicos que foi aprovado na terça-feira, 01, no Congresso.

Para a associação, que representa 53 sindicatos, o texto modificado na Casa prejudica ainda mais os profissionais. O ponto mais polêmico é o que define que o registro médico seja concedido pelo Ministério da Saúde - e não mais pelos conselhos regionais de medicina, como é hoje. Outra crítica é à prorrogação do programa, de três para quatro anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado

Pastor pede R$ 21 milhões aos fiéis para pagar dívida de TV

Apóstolo Valdemiro Santiago. (Foto: Google Images)
Com voz chorosa, desesperançoso e cabisbaixo, o apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, iniciou nesta semana uma campanha para a arrecadar ao menos R$ 21 milhões para pagar dívidas da igreja, especialmente as referentes ao aluguel de horário do canal 21, do Grupo Bandeirantes. A igreja arrendou a emissora praticamente por 24 horas por dia e agora está com dificuldades em cumprir a obrigação...

ALÉM DISSO...

Valdemiro afirma que há vários templos com aluguéis atrasados, além de atrasos no pagamento de outros horários locados em rádios e TVs Brasil afora. Um especialista em igrejas, ouvido por esta coluna, que pede para não ser identificado, afirma que dois fatores prejudicaram substancialmente a Igreja Mundial, e que esses fatores ameaçam até a existência da linha evangélica:

Motivo 1)

A tentativa de crescer rápido demais e sem controle algum sobre a contabilidade; ou seja, a igreja contou que podia crescer mais rapidamente até que a Igreja Universal, mas confiou demais na generosidade dos fiéis; acontece que os fiéis (classes C e D, principalmente) já estão com outras dívidas e pararam de colaborar tanto. A Igreja Mundial quis crescer mais e mais rapidamente do que o possível.

Motivo 2)

A guerra deflagrada pela Igreja Universal contra a Mundial, no ano passado. Por meio da Record, a Universal exibiu reportagens que acabaram com a saúde contábil da Mundial, que acabou investigada pelo Ministério Público e, principalmente, pela Receita Federal. A Igreja teve de vender propriedades, gado, se desfazer de templos... Enfim, entrou num verdadeiro gargalo financeiro. Esse gargalo está agora se apertando ainda mais.
fonte:folha.com

PPS e PTB formalizam convite para Marina ser candidata ao Planalto em 2014

Um dia após a Justiça Eleitoral barrar a criação da Rede Sustentabilidade, o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (PPS), utilizou o Twitter nesta sexta-feira (4) para convidar a ex-senadora Marina Silva para se filiar ao partido e disputar a presidência da República em 2014.

"Solidário reafirmo convite do @pps23 para que junto com a Rede se integre conosco para ser candidata e disputar 2014!", escreveu Freire em seu microblog.

Na avaliação de Freire, a participação de Marina na corrida pelo Palácio do Planalto é fundamental. "Quando ela [Marina] resolveu criar a Rede, o PPS ajudou. Eu mesmo fui um dos signatários do apoio à criação do partido. Achamos que Marina expressa o desejo da cidadania. É importante para a sociedade brasileira termos um candidato com a expressão que ela tem", afirmou o presidente do PPS, lembrando, ainda, do convite feito pelo partido à ex-senadora para que se filiasse à legenda no início deste ano.

PTB
O deputado estadual Campos Machado, secretário-geral do PTB, também ofereceu nesta sexta-feira (4) espaço para que a ex-senadora se filie à sigla e dispute a Presidência pelo partido nas eleições do ano que vem.

"Ela é a Getúlio Vargas de saia. O programa do PTB --com a questão das leis trabalhistas, nacionalismo, Petrobras-- está em total conformidade com o que ela vem pregando", diz.

Para formar a Rede, Marina tem adotado o discurso de renovação da política e de crítica a estruturas partidárias existentes. A busca por fontes de energia alternativas ao petróleo também faz parte do programa da Rede.

Apesar disso, ele diz não ver incoerência. "Novo mesmo, só se ela formasse o partido, mas o PTB é a opção para ela continuar a pregação dela dentro da sua linha programática."

Campos disse ter contatado aliados da ex-senadora e afirma aguardar resposta. "Estamos querendo deixar uma outra opção para ela, mas sem constrangê-la."

ANÚNCIO
A ex-senadora deve anunciar na tarde de hoje seu futuro político. Nos últimos dias, ela recebeu convite de sete legenda. Para disputar as eleições de 2014, ela precisa estar filiada a um partido político até sábado.

O Tribunal Superior Eleitoral negou o registro da Rede Sustentabilidade por 6 votos a 1, após concluir que seus organizadores não alcançaram o respaldo popular exigido pela legislação, de pelo menos 492 mil eleitores --faltaram quase 50 mil assinaturas.

VOTAÇÃO NO TSE
"Não temos o registro, mas temos a ética", disse Marina a aliados que a abraçaram após o fim da sessão, que ela acompanhou no plenário do TSE.

A ex-senadora chegou ao TSE de braços dados com a socióloga Maria Alice Setubal, uma das herdeiras do banco Itaú, e ao lado de articuladores da Rede e de seis congressistas que pretendiam se filiar à nova legenda.

As esperanças da Rede começaram a ruir logo no início da sessão, com o voto da relatora do processo, Laurita Vaz, que considerou "inconcebível no ordenamento jurídico" o pedido da Rede para que o TSE aceitasse quase 100 mil assinaturas rejeitadas sem justificativa pelos cartórios eleitorais nos Estados.

Também votaram contra a Rede os ministros Marco Aurélio Mello, Henrique Neves e João Otávio Noronha. Único a apoiar o pedido do partido, o ministro Gilmar Mendes acusou os cartórios de abuso e disse ter havido uma orquestração contra Marina.Os argumentos da Rede contra os cartórios foram rebatidos por vários ministros. "Ou nos submetemos à lei ou teremos o caos. Voto lamentando, mas não tenho como juíza, outra opção que não seja seguir a lei", disse a presidente do TSE, Cármen Lúcia.

Mendes lembrou projeto do Congresso, defendido nos bastidores pelo Planalto e pelo PT, que visava sufocar a criação de novos partidos. "É a lei mais casuística que se fez nesses últimos anos, é de se corar frade de pedra", disse o ministro, que chegou a suspender a sua tramitação.

"Não vamos dizer agora: Ah, senadora Marina, não deixe de trabalhar, porque como sempre há Carnaval, há eleição´", acrescentou, ironizando a atitude de outros ministros que sugeriram a Marina que continue buscando as assinaturas que faltaram para organizar sua legenda.

O julgamento de ontem ocorreu exatos três anos depois da eleição presidencial de 2010, quando Marina teve 19,6 milhões de votos e saiu das urnas como a terceira maior força política nacional.

Fonte: Folha.com

Dr. Estevão vai insistir no uso da Força Nacional de Segurança em Sobral

Taxado por alguns segmentos da mídia sobralense como desinformado, por ter solicitado a presença da Força Nacional de Segurança para auxiliar as Policias Civil e Militar no combate a onda de insegurança que impera há algum tempo na cidade de Sobral, o vereador Dr. Estevão Ponte recebeu nessa semana, um documento assinado pela Sra. Regina Maria Filomena de Luca Miki, Secretária Nacional de Segurança Publica, que diz ser plenamente possível a ação de homens da FNS em terras sobralenses, desde que, a solicitação seja feita formalmente pelo Governador do Ceará, ou por algum dos Ministros de Estado.
De posse dessa informação, o vereador progressista promete fazer uma nova carga na Tribuna do Plenário 5 de Julho, na próxima semana, para tentar sensibilizar o governador Cid Gomes a solicitar o uso da FNS em ações conjuntas com as forças de segurança que atuam no nosso Estado.
fonte:Sobral em revista

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

EM SOBRAL, JOVEM LIGA PARA A POLÍCIA DIZENDO QUE IRIA SE MATAR E CUMPRE A PROMESSA

altJovem Israel Moreira ligou para polícia através do 190 e falou que iria se matar. Logo depois da ligação o jovem começou a passar mal, nesse momento populares o levaram para unidade mista que fica localizada no bairro Sinhá Sabóia em Sobral, Israel Moreira foi transportado pelos populares na traseira de uma moto, e quando chegou no hospital veio a falecer. 
 
O jovem era natural do distrito de Jaibaras - Setor I, tinha 23 anos de idade, era muito conhecido na região por trabalhar com projetos voltados para a juventude como a SAFS - Sociedade de Apoio à Família Sobralense.
Fonte:Sobral Online

Qualquer animal que toca este lago mortífero se transforma em pedra

animais pedra nick brandt (1)
Há um lago na Tanzânia, na África, com um segredo mortal: ele transforma qualquer animal que o toca em pedra. O raro fenômeno é causado pela composição química do lago, e as criaturas petrificadas que ele cria parecem ter saído de um filme de terror.
Isso acontece devido ao pH do lago, que fica entre 9 e 10,5 – uma alcalinidade extrema que preserva os bichos por toda a eternidade.
Elas foram fotografadas por Nick Brandt para seu novo livro, Across the Ravaged Land (Por toda a terra devastada). Ele diz:
Eu inesperadamente encontrei as criaturas – todo tipo de pássaros e morcegos – ao longo da costa do Lago Natron, no norte da Tanzânia. Ninguém sabe ao certo exatamente como eles morrem, mas parece que o lago reflete bastante a luz e isso os confunde. Assim como pássaros colidem com janelas de vidro, eles caem dentro do lago.
A água possui um teor extremamente alto de base e sal, tão alto que consumiria a tinta das minhas caixas de filme Kodak em poucos segundos. A base e o sal fazem as criaturas se calcificarem, perfeitamente preservadas, à medida que secam.
Eu tirei essas criaturas de onde as encontrei no litoral e, em seguida, coloquei-as em posições “vivas”, trazendo-as de volta para a “vida”, por assim dizer. Reanimados, vivos outra vez na morte.
Abaixo, temos mais imagens fantasmagóricas. Você encontrará todas no livro de Brandt, disponível aqui. Ou você poderia visitar o lago por si próprio, mas por favor: fique longe da água. [New Scientist]
animais pedra nick brandt (2)
animais pedra nick brandt (3)
Calcified Swallow
Calcified Bat II
Calcified Fish Eagle
Todas as imagens por Nick Brandt © 2013. Cortesia da Hasted Kraeutler Gallery, NY.
fonte:uol

'Pode ocorrer infecção', diz médico sobre furo no bumbum de ex-modelo



Silicone de R$ 12 mil provoca 'furo' em bumbum de ex-modelo em Santos, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)Silicone de R$ 12 mil provoca 'furo' em bumbum de
ex-modelo (Foto: Mariane Rossi/G1)
O drama da jovem de 33 anos, moradora de Santos, no litoral de São Paulo, que sofre com um buraco que apareceu em seu bumbum após colocar uma prótese de silicone, a ponto de temer por sua vida, traz à tona a dúvida: o problema é tão grave que pode causar a morte, caso ela não consiga ajuda? O G1 conversou com um especialista sobre o assunto.
Segundo o cirurgião plástico do Hospital Sírio-Libanês e coordenador do Capítulo de Implantes de Silicone da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Alexandre Mendonça Munhoz, podem, sim, haver complicações graves. "Pode ocorrer infecção crônica, desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos habituais, necrose da pele local e, em último caso, a progressão da infecção para o organismo, uma infecção sistêmica", explica.

Um agravante é a síndrome do cólon irritável que L.V.S., que prefere não se identificar, diz estar sofrendo, devido ao nervoso por que tem passado. Ela conta que vai frequentemente ao banheiro e tem evacuado sangue. "Teoricamente isso pode complicar a situação, uma vez que é uma região potencialmente contaminada e existe um orifício na pele, bem próximo da região anal", diz o cirurgião.
Munhoz explica que a técnica para o implante de silicone nas nádegas é relativamente recente, o que pode contribuir para ocorrerem complicações. "Os implantes de silicone, como qualquer material sintético colocado no organismo, podem evoluir com reação local, seroma, infecção e deslocamento. Na cirurgia de mama, há mais de 50 anos de evolução, com aprimoramento técnico por parte dos cirurgiões e implantes de última geração. E mesmo assim, as complicações, embora raras, também existem. Nos implantes para a região glútea, a grande maioria das técnicas é recente, 10 a 15 anos, e são poucos os cirurgiões que têm experiência. Além disso, a área glútea é diferente da região mamária e mais propícia a problemas, pela maior movimentação e por ser uma região de apoio do corpo. Apesar de existirem excelentes cirurgiões e com bons resultados, do ponto de vista estatístico, essa região é mais propensa a complicações locais", conta.
Ex-modelo já venceu concursos antes de colocar silicone no bumbum (Foto: Arquivo Pessoal)Ex-modelo já venceu concursos antes de colocar
silicone no bumbum (Foto: Arquivo Pessoal)
O cirurgião diz ainda que as chances de aparecimento de um furo no bumbum, como o que aconteceu com a jovem, são pequenas. "O seroma é um acúmulo de líquido e pode ocorrer após qualquer cirurgia. É mais comum em regiões que apresentam maior movimentação ou no pós-operatório no qual não se realiza os cuidados adequados, como repouso. Todavia, mesmo seguindo todas as recomendações, há uma incidência de aproximadamente 1% a 3%. Isso no caso da cirurgia mamária com silicone, pois não há estudos controlados para operações na região glútea. Na presença de seroma tardio, depois de um ano, há a suspeita de infecção associada. Se ocorrer no ponto mais próximo da prótese com a superfície da pele, pode evoluir para uma depressão local ou 'buraco'. Na cirurgia de mama esse evento é mais raro ainda (0,5%) e a evolução é semelhante ao que ocorreu com a jovem", explica.
Munhoz acredita que a situação de L.V.S. pode ser revertida com o tratamento adequado. "É necessária a retirada dos implantes de silicone; a coleta de material da secreção ou seroma, para identificar a bactéria, no caso de infecção; e tratamento com o antibiótico adequado para o caso. Em um período de seis meses a um ano, uma nova cirurgia reparadora local. Há excelentes cirurgiões em Santos, e com experiência em implantes de silicone. Como já foi colocado para a paciente, existe a necessidade da retirada das próteses. Mas a complicação local, que às vezes pode ocorrer, não necessariamente está relacionada a um erro por parte do médico", conclui.
Relatório médico pede troca da prótese de silicone  (Foto: Mariane Rossi/G1)Relatório médico pede troca da prótese de silicone (Foto: Mariane Rossi/G1)
fonte:g1

Cartões de confirmação do Enem já estão disponíveis na internet


03/10/2013 14h50 - Atualizado em 03/10/2013 15h59

Cartão de confirmação Enem 2013 (Foto: Reprodução)Cartão de confirmação Enem 2013 (Foto: Reprodução)
Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já estão disponíveis no site oficial da prova. A previsão do Ministério da Educação era de que eles entrassem no ar às 15h, mas pouco antes desse horário alguns estudantes já conseguiram acessá-los. Os candidatos devem digitar CPF e senha para visualizar o cartão que traz o endereço do local em que eles farão as provas, entre outras informações.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira (3) que desde terça-feira (1º) os candidatos já começaram a receber o cartão de confirmação em casa, enviado pelos Correios. A data limite de entrega é o dia 18 de outubro.
Quem tiver problemas com o recebimento do cartão ou com a impressão dele pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

Informações no cartão
O cartão de confirmação de inscrição contém informações do candidato que foram declaradas no momento do cadastro para a prova, como a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e a necessidade ou não de atendimento especial. Principalmente, ele indica o local e horário da aplicação da prova.
Mercadante alertou aos candidatos que não cometam o erro de confundir o nome da escola onde ele deve fazer a prova com o nome de alguma cidade. Segundo ele, o campo denominado "local de prova" contém o nome da escola. O campo abaixo informa o endereço do local, e é aí que o estudante descobrirá o nome da cidade. "A pessoa olha o local que às vezes é o nome da escola, e acha que é o nome da cidade. O nome do local é o nome da escola, e embaixo tem o endereço, tem a cidade, qual é o estado, a rua, o número."

A apresentação do cartão não é obrigatória no dia da realização do Enem, basta mostrar um documento oficial com foto para entrar em sala de aula. Entretanto, o ministério aconselha que o aluno o guarde em caso de dúvidas.
Precauções antes da prova
O ministro recomendou a todos os candidatos que visitem seu local de prova com antecedência para conhecer o caminho e evitar confusões de última hora. Além disso, Mercadante enfatizou que o edital com as regras do exame será cumprido à risca e que qualquer candidato pego com equipamentos eletrônicos após a entrada na sala da prova será eliminado do exame.
Objetos eletrônicos deverão ser guardados, ao entrar na sala de provas, em uma embalagem fornecida pelo aplicador. A sacola será devolvida ao término. Quem for identificado com celulares e afins, será eliminado. Mercadante ainda declarou que o MEC estará fiscalizando redes sociais durante o Enem.
Ele lembrou das dezenas de casos ocorridos na edição de 2012 do Enem, quando candidatos publicaram em redes sociais fotos de suas provas e de seus cartões de resposta. Apesar de os fatos terem ocorridos antes do início da prova, o edital proibia que os candidatos tivessem acesso a telefones depois de receberem os documentos.
"Não pode entrar com máquina de calcular, iPhone, iPad, telefone. Vai ser eliminado do exame se isso acontecer, e já aconteceu em outras provas. Estamos advertindo mais uma vez para que não tentem, porque perde o Enem."
Também será preciso observar com cuidado o horário do início da prova, pontualmente às 13h do horário de Brasília. Como nos dias 26 e 27 diversos estados do Brasil já estarão no horário de verão, incluindo o Distrito Federal, outros estados terão horários distintos do de Brasília. Nenhum candidato poderá entrar após o fechamento dos portões. Em caso de desastres ambientais, o Inep vai levar os estudantes para um novo local de provas em um ônibus.
O candidato não deve sair de sala antes de passadas duas horas desde o início da prova. Quem se retirar vai ser eliminado, avisou o ministro.
Sobre o exame
O edição do Enem em 2013 terá 7.173.574 candidatos, ao custo de R$ 49,86 cada para o governo. O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.

Deste montante, cerca de 70 mil candidatos pediram atendimento especial, como ledores e transcritores da prova, por exemplo, por causa de alguma deficiência.

A correção da redação do Enem ficará mais rígida a partir deste ano. Inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.
O Brasil nos rankings universitários
O Enem é usado por quase todas as instituições federais de ensino superior como requisito para o ingresso de novos alunos, principalmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As universidades estaduais não aderiram ao Sisu, mas o ministro Aloizio Mercadante também comentou o mais recente ranking internacional Times Higher Education (THE), que divulgou na quarta-feira (2) a lista das 200 melhores universidades do mundo na edição 2013-2014.
A USP tinha alcançado o 158º lugar no ano passado, mas agora figura na faixa dos 226º a 250º lugares e ficou fora do 'top 200'. Já a Unicamp caiu da faixa dos 251º a 275º lugares para a dos 301º a 350º lugares. O ranking avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, saúde, física e ciências sociais.
De acordo com Mercadante, uma das principais causas da perda de posições do Brasil é o fato de o ranking ser feito majoritariamente por países de língua inglesa, que teriam dado mais importância à oferta de cursos nesta língua. Ele defendeu que a qualidade da educação oferecida na USP e na Unicamp não foi alterada.
"É um ranking feito basicamente por países de língua inglesa e a informação que nós recebemos é que eles alteraram o critério de classificação do ranking e deram uma importância maior às universidades que fazem oferta de cursos em língua inglesa", explicou o ministro nesta quinta-feira. "Assim sendo, a USP e a Unicamp teriam perdido posições. Enfim, não é uma mudança de avaliação na qualidade da produção científica, na qualidade dos cursos, na produção acadêmica dessas universidades. É um indicador de internacionalização."
fonte:g1

Facebook pode ser retirado do ar no Brasil

Conflito judicial entre apresentadora Luize Altenhofen e vizinho pode retirar rede social do ar (Foto: Divulgação)
O Facebook pode ser retirado do ar no Brasil. De acordo com despacho do Juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível de São Paulo, a rede social tem um prazo de 48 horas para retirar do postagens da apresentadora Luize Altenhofen contra um vizinho. Caso descumpra a despacho, o Facebook ficará bloqueado em todo o país. As informações são do site Consultor Jurídico.
Em janeiro, Eudes Gondim Junior afirmou à revista Veja que um dos pit bulls de Luize avançou contra ele, a mulher e a filha de 3 anos. Com o ataque, ele bateu na cabeça do cachorro com uma barra de ferro, o cachorro desmaiou e teve convulsões. A polícia foi ao local e levou o cachorro para um veterinário.
No início da noite, horas após a confusão, a família de Eudes estava vendo TV em casa quando ouviu um barulho. Quando saiu para o lado de fora da casa, percebeu que o estrondo tinha sido sido provocado por uma caminhonete Amarok, da Volkswagen, de Luize, que arrebentou e atravessou o portão.
Versão de Luize
No Twitter, a apresentadora disse que o cachorro estava fazendo xixi na rua e que o vizinho saiu de casa para atacá-lo. Sobre a invasão com o carro, ele afirmou que foi um acidente. “Quando dirigia o carro, ainda estava muito abalada com o que havia acontecido com meu cachorro”, defende-se a apresentadora. “Meu pé escorregou no acelerador durante uma manobra e arrebentei o portão sem querer”, disse.
Ordem para retirada do conteúdo
Logo após a confusão, Eudes entrou com uma ação na Justiça. No dia 5 de abril ele conseguiu a primeira ordem para que o Facebook retirasse do ar os posts de Luize. No dia 22 de abril, a rede social pediu que fossem informadas as URLs . Ele encaminhou os links e no dia 12 de junho veio nova ordem judicial para a retirada do conteúdo.
Mais de um mês depois, o Facebook Brasil informou que não poderia cumprir a ordem pois o gerencimento do conteúdo e da infraestrutura do site estão a cargo do Facebook Inc e do Facebook Ireland, localizados no EUA e na Irlanda.
O juiz considerou a resposta “afrontosa” e “agravada” por conta da espionagem dos EUA. Ele considerou que, ao pedir as URLs para remoção, o Facebook confessou automaticamente seu poder de administração da rede social.
“O Facebook tem 48 horas de prazo para cumprir a ordem judicial, sob pena de ser retirado do ar, no país todo, porque, ao desobedecer uma ordem judicial, afronta o sistema legal de todo um país. O Facebook não é um país soberano superior ao Brasil”, afirma.

Fonte: O povo 

Leônidas Cristino deixa hoje a Secretaria Especial de Portos

O ministro dos Portos Leônidas Cristino embarcou para Brasília, nesta quarta-feira (2), onde se reunirá com a presidente Dilma Roussef para entregar o cargo. Entre os cotados para suceder o governador Cid Gomes, Leônidas desconversou sobre a possibilidade. "Olha, eu vou agora descansar, me preparar para uma nova missão e estudar essa possibilidade de eu chegar novamente ao congresso nacional. Com relação, a umapossível candidatura ao governo (estadual), nós só vamos discutir a partir de março ou abril do próximo ano".
Leônidas reafirmou a inclinação para disputar uma vaga no parlamento nacional. "O que eu posso enxergar é uma possível candidatura a deputado federal". Entretanto, explicou que as candidaturas ainda serão discutidas pelas lideranças do novo partido, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). "Esse arco de aliança está muito forte e vai discutir qual a melhor chapa majoritária e também quais são as chapas proporcionais para deputado federal e estadual". O ministro reforçou o apoio a reeleição da presidente Dilma Roussef e informou que a reunião acontecerá nesta quinta-feira (3). "Vou conversar com a presidenta Dilma, entregar o cargo e agradecer a ela pelo privilégio de servir ao Brasil e ao seu governo". Leônidas disse que não indicará  para presidente um substituto.
"O importante agora é fortalecermos esse grupo de lideranças importantes no Estado agora no PROS. Iremos continuar apoiando a presidenta Dilma, não precisamos de cargo para apoiar o governo e a reeleição da presidenta. Por isso, vamos fortificar a estrutura partidária existente no Estado do Ceará liderada pelo Ciro e pelo Cid, no sentido que possamos ganhar as eleições de 2014 aqui no Ceará e ajudar a presidenta Dilma a continuar mais quatro anos".
(com informações do Diário do Nordeste)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Número de famílias mantidas por mulheres cresce e assusta homens

É cada vez mais comum encontrar famílias que têm na mulher seu principal provedor, seja por elas ganharem mais do que seus maridos ou por eles não terem nenhuma remuneração. Segundo especialistas entrevistados pelo UOL Comportamento, a tendência é que o sexo feminino assuma cada vez mais esse papel, o que pode assustar os homens, dependendo da forma como o casal enxerga essa transformação.
"A sociedade está caminhando para o equilíbrio dos papeis do casal. E o fato de a mulher ocupar um novo status deixa o lugar do homem no mundo abalado. Pode ser difícil para eles aceitarem, se adaptarem e se conformarem com essa nova situação, mas vamos caminhar para uma realidade cada vez mais igualitária", afirma Rogério Baptistini, sociólogo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
De acordo com a amostra "Síntese de Indicadores Sociais" do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em relação aos casais sem filhos, o índice de chefia feminina passou de 4,5% em 2001 para 18,3% em 2011; já entre os que têm filhos, subiu de 3,4% para 18,4%, no mesmo período. A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) aponta que 37,4% das famílias têm como pessoa de referência a mulher. Os números foram divulgados em 2012 e mostram um crescimento de mais do que quatro vezes nos últimos dez anos.
Para Baptistini, esses números são reflexos dos processos industriais e culturais que acontecem no mundo há mais de 60 anos.
"Toda a dinâmica da humanidade e os fenômenos culturais foram dissolvendo a família tradicional e favoreceram a mulher a assumir a linha de frente da família. Em alguns casos, para mulheres de classes mais baixas, esse papel se deu quase 'à força', com a ciência de seus valores e de serem o verdadeiro arrimo de família, por não terem em quem se apoiar e, muitas vezes, estarem sozinhas", diz.

Entretanto, para muitos, o homem ainda deve ser o principal provedor do lar, e quando esse novo cenário se impõe, é preciso diálogo para evitar possíveis problemas e desconfortos no relacionamento.
"O problema passa a existir quando o casal não se adapta à situação que criaram e não entendem que aquilo pode ser momentâneo. A vida é dinâmica e, com o passar dos anos, as necessidades mudam e é preciso que o casal mude junto. Caso contrário, haverá uma inevitável distância entre eles", diz Patrícia Spada, psicóloga clínica e especialista em dinâmica familiar da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Há dois anos juntos, Pâmela Crepaldi, 30, e Thiago Luiz, 33, enfrentaram a diferença salarial pendendo para o lado feminino desde o início. O casal se conheceu no trabalho, onde ela, terapeuta ocupacional e coordenadora de uma equipe de saúde, tinha um cargo superior ao dele, educador físico. Por conta disso, a questão salarial era explícita, o que não é visto como um problema para ela.
"Sempre conversamos abertamente sobre isso e, para mim, essa situação é tranquila. Vejo no meu marido uma pessoa muito batalhadora e que está lutando para conseguir melhorar cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho. Ficaria muito incomodada e não aceitaria essa condição caso percebesse que ele está acomodado", declara.
  • Maria José Azeredo, 50, assumiu a família quando o marido Rogerio Azeredo, 51, entrou em depressão
A administradora Maria José Azeredo, 50, se viu à frente de sua família há mais de 15 anos,quando seu marido Rogerio Azeredo, 51, entrou em depressão devido ao fracasso da carreira musical.
"Aconteceu e fomos tocando. Em uma situação como essa, não para dá para sentar e decidir nada. É pegar ou largar. Eu optei por segurar minha família e nos adaptamos. Assumir a responsabilidade financeira de um lar não é fácil, mas não me sinto chefe de família, o chefe é ele. Continuo me sentindo uma mãe  [o casal tem duas filhas, Raphaela, de 24 anos, e Cecília, de 23] - e mulher que teve de assumir as rédeas da situação", conta.
Em ambos os casos, a diferença salarial não trouxe problemas ao relacionamento. Para a psicóloga Patrícia Spada, é preciso haver disposição e disponibilidade do casal para que prevaleça a parceria e não a rivalidade.
"Alguns têm vergonha da situação e não querem falar sobre isso, mas também têm dificuldade de sair dela –não se submetem a 'qualquer emprego', não querem ganhar 'ninharias', não pedem ajuda aos amigos e quando têm não aproveitam, e, dessa forma, se mantém sustentados", explica ela.
Foi exatamente essa situação que envolveu o casamento de Maria Stela*, 50, e o ex-marido, que ficaram juntos por mais de duas décadas e estão separados há quase um ano. Quando ele ficou desempregado pela primeira vez, encararam com naturalidade, afinal, como ela mesmo definiu, muitas famílias passam por isso. Os problemas começaram por conta da situação financeira e pelas repetidas vezes que ele ficou sem trabalho, segundo Maria.
"Cobrei dele mais atitude, dizendo que seria necessário ele trabalhar porque não estava dando conta sozinha financeiramente. Daí para frente, começaram as discussões. Sempre que falava para ele conseguir um emprego, se ofendia. Dizia que não sairia de casa para ganhar pouco. Acho que acabou se acomodando com a situação. Qualquer relacionamento para dar certo os dois devem ter os mesmos objetivos. Eu me sentia remando sozinha", conta.

O psicólogo social Caio Colombo, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), diz que é importante tratar com naturalidade, diante dos filhos, o fato de ser a mãe a principal fonte de renda da casa, e diz que outros fatores emocionais devem ser colocados como prioridade para a família.
"Quem traz o dinheiro para casa não é importante. Pode ser a mãe, o pai ou os dois. O que realmente tem relevância é se todos se querem bem, se sustentam e constroem uma atmosfera de respeito no lar. No casal e na família, a lógica deve ser de cooperação e não de competição", diz.

Em entrevista
concedida ao UOL, a jornalista e escritora norte-americana Liza Mundy diz que, segundo suas pesquisas, o número de lares mantidos por mulheres nos Estados Unidos superará o de sustentadas por homens na próxima geração, afetando até a vida sexual dos casais.
"Em alguns casos, a vida sexual dos casais se torna mais problemática quando a mulher é mais bem-sucedida do que o homem, mas a longo prazo acho que a independência financeira tornará a mulher mais segura sexualmente. Os casais, às vezes, precisam encontrar formas de restaurar o equilíbrio. Eles precisam encontrar modos diferentes dos homens se sentirem masculinos e as mulheres se sentirem femininas. Mas não é assim tão difícil", afirma.
Liza estuda as questões de gênero há mais de 20 anos e é autora de "Michelle, A Biography" (biografia da primeira-dama dos Estados Unidos, livro que entrou para a lista dos mais vendidos do "The New York Times").

* O sobrenome foi omitido para preservar a personagem
fonte:uol


Juiz solta menores acusados de atear fogo em dentista em SP

Alexandre teve cerca de 75% do corpo queimado após dois criminosos armados invadirem seu consultório odontológico e atear fogo nele (Foto: Reprodução/Facebook)
O juiz Marco César Vasconcelos e Souza, da Vara da Infância e Juventude de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, considerou que os três adolescentes presos sob suspeita de terem participado da morte do dentista Alexandre Gaddy Peçanha, de 41 anos, queimado após um assalto ao seu consultório na cidade do interior paulista, devem ser soltos por insuficiência de provas.

De acordo com o juiz, a única prova do crime teria sido o depoimento de um dos adolescentes, enquanto os demais negam envolvimento. A falta de prova pericial motivou a liberação dos jovens que estão detidos desde o dia 13 de agosto. O crime foi cometido em 27 de maio. Outros dois homens suspeitos de participação no assassinato, de 23 e de 30 anos, seguem presos, ainda sem data definida para o julgamento.

Fonte: Estadão Conteúdo

Instituto Butantan testará vacina contra dengue em humanos

Vacina tetravalente contra dengue é ´liofilizada´, ou seja, desidratada (fica em pó) para ter mais estabilidade (Foto: Luna D´Alama/G1)
O Instituto Butantan, em São Paulo, deve iniciar em novembro a segunda fase clínica de um estudo que busca comprovar a eficácia e a segurança em humanos de uma vacina contra a dengue. A partir desta quarta-feira (2), um grupo de 50 voluntários adultos começará a ser recrutado na capital paulista. No início de 2014, outras 250 pessoas devem ser convocadas.

Essa é a primeira vacina contra a dengue de produção 100% nacional a ser testada em humanos no país. A dose é tetravalente, ou seja, imuniza contra os quatro sorotipos do vírus, e foi desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), chegando ao Brasil por meio de transferência tecnológica. Nos EUA, em uma primeira fase de estudo, a vacina foi testada em 750 indivíduos adultos. Antes disso, cada um dos quatro tipos do vírus foi aplicado separadamente em animais.

Se os próximos resultados forem positivos, a previsão é que a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possa fazer parte do Programa Nacinal de Imunizações em 2018. Além do Butantan, há outra iniciativa nacional para produção de vacina contra a dengue, encabeçada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). Mas essa pesquisa ainda não iniciou testes em seres humanos.

Para a segunda fase de testes do Butantan, houve um investimento de R$ 3,5 milhões, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pela Fundação Butantan e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além do NIH, outros parceiros internacionais do Butantan são a Faculdade de Saúde Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins e a organização Global Solution for Infectious Diseases. No Brasil, além do HC, o Instituto Adolfo Lutz e a própria USP vão colaborar na nova fase de testes.

Única dose é ´trunfo´
Segundo o pesquisador Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Butantan, a grande diferença entre essa vacina e outras produzidas mundo afora é que ela usa o próprio vírus da dengue modificado por engenharia genética.

Outros trabalhos envolvem o vírus da febre amarela modificado, como o da farmacêutica francesa Sanofi Pasteur; o vírus da dengue "vivo", mas atenuado; o vírus inativado ("morto") ou partes/proteínas específicas do vírus da dengue.

"Nosso trunfo é que uma única dose parece ser capaz de proteger a pessoa contra o vírus. Outros estudos envolvem a aplicação de duas a três doses", compara Precioso.

Como participar
Entre os critérios para participar da primeira parte do estudo do Butantan, estão: o voluntário deve morar na cidade de São Paulo, ter entre 18 e 59 anos de idade, não ter tido dengue, não apresentar doenças neurológicas, cardíacas, pulmonares, do fígado ou que comprometam o sistema de defesa do organismo, como diabetes e câncer. Mulheres grávidas, em fase de amamentação ou que pretendam engravidar também não devem se inscrever.

O voluntário será acompanhado ao longo de cinco anos por uma equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), formada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos. A previsão é que, durante o estudo, os voluntários façam 28 consultas. Esse monitoramento servirá para ver como a resposta imunológica à dengue se mantém ao longo dos anos, e se será preciso aplicar uma dose de reforço.

Interessados devem ligar para os telefones (11) 2661-7214 ou 2661-3344, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. É possível também mandar um e-mail para o endereço vacinadengue@usp.br ou acessar o site www.vacinadengue.com.br.

Mais 250 voluntários
A segunda parte dessa fase da pesquisa terá início em 2014 e envolverá 250 voluntários. Eles serão recrutados por três instituições: a USP de Ribeirão Preto (SP), o HC de São Paulo e o Instituto da Criança, também em São Paulo. Nesse momento, pessoas que já tiveram dengue também poderão participar.

A terceira fase clínica deve começar em 2015, segundo os pesquisadores. Nessa etapa, que envolverá um número maior de pessoas em várias regiões do país, o objetivo é constatar se a vacina é de fato capaz de provocar a resposta imunológica esperada. É nesse período que ocorre o pedido de registro do produto à Anvisa.

Iniciativas mais adiantadas
Atualmente, a pesquisa que está mais próxima de atingir o resultado final é a da francesa Sanofi Pasteur. Em julho, a farmacêutica inaugurou uma fábrica que já começou a produzir doses experimentais da vacina contra a dengue. A planta será capaz de fabricar 100 milhões de doses por ano, segundo a indústria.

Atualmente, a Sanofi Pasteur aguarda a conclusão dos resultados de dois grandes estudos clínicos, que devem sair no fim de 2013 ou em 2014, para entender melhor a eficácia do produto. Cerca de 45 mil pessoas participaram dos testes na Ásia e na América Latina.

Fonte: G1

Prefeitura de Sobral inaugura Centro de Referência da Juventude no Parque do Mucambinho

O prefeito Veveu Arruda inaugura nesta quinta-feira (3), a partir das 17 horas, o Centro de Referência da Juventude, no Parque do Mucambinho. O espaço faz parte das políticas sociais de juventude, que se refletem na garantia de direitos para os jovens, fortalecimento das redes de incentivo a cultura da paz e erradicação da extrema pobreza.
O Centro de Referência da Juventude será responsável pelo atendimento de jovens para aproxima-los dos serviços público de educação, formação profissional, tecnologia, cidadania, saúde, esporte e outros.
O espaço é considerado estratégico na política municipal de juventude, que através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e Secretaria da Segurança e Cidadania devem traçar ações intersetoriais.
fonte:Sobral em revista

Por unanimidade, correligionários de Cid Gomes escolhem o PROS

O grupo liderado pelo governador Cid Gomes decidiu nesta terça-feira (1º), por unanimidade, que o rumo da comitiva dissidente do PSB no Ceará será mesmo o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). No Estado, a legenda, que nasce com 14 deputados, nove estaduais e cinco federais, pelo menos 50 prefeitos e um governador, já decidiu que apoiará a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014, mas todos os pronunciamentos avistam uma possível candidatura própria já em 2018, com Ciro Gomes. A comissão provisória do PROS no Ceará será presidida pelo chefe de gabinete de Cid Gomes, Danilo Serpa.
SAIBA MAIS
- Logo após o término da cerimônia que chancelou a ida ao PROS e reuniu centenas de aliados, Cid Gomes ligou para o presidente nacional da sigla, Eurípedes Júnior, para anunciar a adesão do grupo. Hoje, o governador cearense comunicará Dilma Rousseff da deliberação do evento de ontem.
- Cid se filia ao partido recém-criado ainda hoje, em Sobral. As fichas de filiação dos demais aliados estarão disponíveis no Shopping Avenida, numa sala próxima à que o PSB cearense ocupa.
- No total, 22 pessoas expuseram suas opiniões. A maioria defendeu a filiação ao PROS pela segurança jurídica dos mandatos, já que, na troca partidária, ficam resguardados de questionamentos os parlamentares que aderem a novas siglas.
- Ao discursar, Ciro Gomes disse que atualmente está menos ambicioso, mas tem se engajado nos últimos dias na filiação a um novo partido após o governador Cid Gomes ter levado uma "facada pelas costas". "Estou pixote e vou andar por todos os interiores para divulgar o partido, independente de qual seja", afirmou Ciro antes da votação que chancelou a ida ao PROS.
- A última fala do governador Cid Gomes também foi no sentido de apoiar o coro feito pelos aliados em alçar voos mais altos no pleito de 2018. "Vamos lutar pela presidente Dilma em 2014 e projetar o partido para 2018", sentenciou.
- Em relação à possibilidade de dividir um palanque com a ex-prefeita Luizianne Lins, para defender a reeleição da presidente Dilma, Cid ressaltou que não tem nenhum problema pessoal com a petista e reforçou o discurso de que tentou manter a aliança com o PT em Fortaleza até o último momento.
- Cid Gomes disse que tentará manter aliança com PT, PMDB, PDT, PHS, PCdoB, PP, PTB e PRTB. Alguns aliados dessas siglas participaram do evento. Nos bastidores, comentava-se que a intenção é mostrar que o grupo quer demonstrar a força de uma candidatura ao Governo Estadual apoiada por Cid em 2014.
(com informações do Diário do Nordeste)