domingo, 7 de dezembro de 2014

VEREADOR QUE FOI FLAGRADO FAZENDO SEXO COM OUTRO HOMEM EM BANHEIRO DE RODOVIÁRIA COMETE SUICÍDIO



1
Um vereador do município de Janduís, no Rio Grande do Norte, que foi flagrado fazendo sexo com outro homem dentro de um banheiro público no posto rodoviário de Caraúbas, não aguentou a pressão e acabou recorrendo ao suicídio.

Ivamar Ferreira de Paiva, de 47 anos, era vereador pelo PT eleito em 2012 com 213 votos.

No dia do flagrante ele jamais iria imaginar que estivesse sendo fotografado e o caso caiu como uma bomba na pequena cidade de Janduís.

2 (1)









Fonte Blog do Cabo Brito

JOVEM EXECUTADO COM PAU E PEDRADAS APÓS PRATICAR DISPAROS NO DOM JOSÉ EM SOBRAL

Mais um crime de morte foi registrado em Sobral, desta feita o caso aconteceu na Rua do Arame, no Bairro Dom José. A vitima foi o jovem Eliakim de Sousa Lima, natural de Sobral, 16 anos, que morava no Bairro do Sumaré.

Segundo informações o crime aconteceu por volta das 20h quando a vitima estava numa moto roubada na companhia de outro individuo onde passaram a atirar na via publica na tentativa de acertar seus rivais de gangue, porém na fuga a vitima caiu da moto e vários indivíduos aproveitaram e lincharam o jovem com pedradas, pauladas e ainda usaram o próprio capacete que a vitima estava na cabeça.

No local do crime ninguém prestou qualquer informação sobre os autores do crime, e a Polícia Militar esteve no local adotando as providências necessárias de isolar a área e acionar a pericia. O pai da vitima falou com nossa reportagem e disse que seu filho não usava drogas, e não tinha passagem pela policia, mas andava com pessoas envolvidas com gangue. O caso vai ser apurado agora através de inquérito policial.






fonte:blog sinhá sabóia

INDIVÍDUOS TENTARAM POR TERROR NO ENTERRO DO ADOLESCENTE ASSASSINADO DENTRO DE ESCOLA NO SINHÁ SABÓIA

Várias viaturas da Polícia Militar foram acionadas para dar apoio a viatura da área, segundo informações de populares, indivíduos do bairro Parque Santo Antônio estavam se preparado para aterrorizar o enterro. Vários elementos ainda jogaram pedras nas pessoas que acompanhava o cortejo, diligências foram realizadas pela polícia mais ninguém foi preso.

Por Gleison Torres







fonte:blog sinhá sabóia

Risco de faltar energia em 2015 diminuiu, segundo grupo que estuda o setor

O risco de déficit de energia em 2015 nas regiões Sudeste e Centro-Oeste caiu de 5% para 4,2% no último mês. Para a Região Nordeste, o risco passou de 0,7% para 0,3%. A conclusão é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que fez nesta quarta-feira (3) a última reunião ordinária do ano. Para este ano, o risco de déficit de energia nessas regiões continua sendo zero.
Segundo o grupo, as avaliações de desempenho do sistema elétrico confirmam a garantia do suprimento de energia em 2014, porque o país dispõe atualmente de um parque de geração termelétrico significativo, que vem sendo utilizado como complementação à geração hidrelétrica.
De acordo com a análise do comitê, as afluências em outubro foram de 68% da média histórica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, 40% na Região Nordeste, 92% na Região Sul e 76% na Região Norte. “O fenômeno El Niño, atualmente com intensidade fraca a moderada, permanecerá em desenvolvimento nos próximos meses, possibilitando a ocorrência de precipitação na Região Sul com valores normais ou superiores à média histórica”, diz a nota divulgada pelo CMSE.

Fonte: Agência Brasil

Mais 444 famílias sobralenses receberão suas moradias em 2014

O Centro de Convenções foi palco na última quinta-feira (4), do de mais 444 unidades habitacionais do Residencial Nova Caiçara entre as famílias cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida, em Sobral. O sorteio foi para definir a quadra, bloco e andar em que cada morador terá seu apartamento no Residencial.
O prefeito Veveu Arruda fez questão de receber cada um dos 444 novos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida e explicou as etapas restantes até a mudança definitiva. A próxima fase será a assinatura dos contratos com o Banco do Brasil, o que já deve acontecer esta semana.
“Nós pretendemos entregar no dia 15 de dezembro, 700 novos apartamentos. Vamos fazer todo o possível para que isso aconteça com a presença da presidenta Dilma, que demonstrou o desejo de estar aqui conosco”, disse o prefeito.
fonte:Sobral em revista

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

STF decide que exposição a ruído justifica aposentadoria especial

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (4) negar um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que pretendia anular a aposentadoria especial – com menos tempo de contribuição – de um operário exposto a ruído acima dos níveis tolerados.
No recurso, o INSS argumentava que, como usava um protetor auricular, o operário não sofreu dano auditivo.
A maioria dos ministros do STF, no entanto, entendeu que basta a exposição do trabalhador a condições nocivas à saúde para o habilitar a requerer a aposentadoria especial.
A decisão, aplicada a uma única ação, deverá ser seguida pelas demais instâncias do Judiciário em julgamentos de casos semelhantes por ter a chamada “repercussão geral”.

Pela lei, um trabalhador comum, não exposto a nenhum tipo de risco à saúde ou à segurança se aposenta com 35 anos de contribuição. Aqueles que trabalham em ambientes com alto nível de ruído ou com equipamentos muito barulhentos podem se aposentar após 25 anos de contribuição.
No mesmo julgamento, os ministros também decidiram que, caso se comprove que efetivamente o uso do equipamento de proteção eliminou todo e qualquer risco à saúde do trabalhador, ele não terá direito à aposentadoria especial.
Durante a discussão, no entanto, foram citados estudos técnicos que dizem que não existe atualmente no mercado um equipamento que assegure a eliminação de 100% da exposição do trabalhador a situações nocivas à saúde.
Um protetor auricular, por exemplo, mesmo que proteja o ouvido, não impede que outros órgãos do corpo sejam afetados pelas ondas sonoras.
Outro entendimento fixado no tribunal é o de que a declaração do empregador no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP, formulário que lista os riscos a que o trabalhador está exposto) de que o trabalhador usa um equipamento de proteção “eficaz” também não anula o direito à aposentadoria.

Defensor do operário que ganhou a causa, o advogado Fernando Gonçalves Dias  lamentou o fato de a decisão não se estender para outros tipos de risco no trabalho. Quem trabalha com amianto ou em mineração a céu aberto, por exemplo, pode se aposentar com 20 anos de contribuição. Já o trabalhador que, além do ambiente barulhento, está exposto a agentes químicos nocivos, contribui com 15 anos.

“Esse processo, que poderia resolver mais de 100 mil casos, não vai beneficiar tanta gente”, afirmou o advogado, com base em estimativas de sindicatos no número de ações relacionadas a outros riscos.
fonte:g1.com

ACARAÚ-CE: INDIVÍDUO TROCA TIROS COM A POLÍCIA MILITAR E TOMBA SEM VIDA.



Na data de ontem (03/12) por volta das 03h00, foi registrado uma ocorrência fora do comum em Acaraú. Policiais receberam uma denúncia de que no bairro Sitio Buriti, em uma residência estaria um rapaz suspeito de ter cometido alguns homicídios em Acaraú a mando do tráfico, de imediato uma guarnição do Ronda foi ao local averiguar a denúncia.
Chegando ao endereço citado pelo denunciante e ao tentarem entrar na casa os policiais foram surpreendidos por tiros na direção dos mesmos, de imediato numa reação a agressão sofrida os policiais revidaram os disparos vindo a acertar um dos homens.
Na posse do mesmo foi encontrado um revolver calibre .38, com numeração raspada, contendo 3 munições intactas, 1 deflagrada e 1 picotada (falhada).



Os policiais de imediato socorreram o jovem até o hospital de Acaraú, onde o acusado não resistiu e veio a óbito. O citado foi identificado como Erivaldo Mariano Ferreira, 18 anos, natural e residente em Fortaleza, no bairro José Walter.
Na casa onde ele estava foram encontradas cerca de 99 papelotes de Maconha, 113 pedras de Crack e gramas de Cocaína, além de 1 carregador de pistola. A arma encontrada com o Erivaldo será periciada, pois o mesmo é suspeito de ter cometido pelo menos 2 homicídios na cidade de Acaraú a mando do tráfico.

 Fonte: Facebook 3ªCia/11ºBPM




Fetiche inusitado: Jovem pelada e acompanhada em cima do Arco em Sobral.


"A presença de Anita", no Boulevard do Arco.

Já passava de 01h da madrugada, dessa quinta-feira 04, quando as câmeras de segurança da guarda municipal de Sobral, identificaram uma jovem completamente despida, aos pés de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Sobral erguida no alto do principal ponto turístico da cidade.



A princípio esperava-se que a jovem poderia está se redimindo, mais não parecia ser bem assim quando várias equipes do Ronda do Quarteirão e uma equipe da Guarda Municipal chegaram no local. A adolescente, estava muito bem acompanhada de outros dois jovens, todos menores de 18 anos. Nem a jovem, nem os rapazes quizeram revelar o que estavam fazendo aos pés da Santa, mais pelas câmeras, muitas coisas puderam ser vistas e ficaram gravadas nos arquivos públicos.

Os três jovens foram conduzidos até a delegacia de Sobral e posteriormente levados até seus pais pelos agentes públicos.





por WellingtonMacedo

ADOLESCENTE MATA OUTRO A FACÃOZADAS NA CABEÇA DENTRO DE ESCOLA NO BAIRRO SINHÁ SABÓIA.

O fato foi registrado na tarde desta quinta-feira (04/12),por volta das 13h, dentro da escola Noelia no bairro Sinhá Sabóia, segundo informações preliminares, um indivíduo de alcunha “bebê” chegou na escola armado com um facão e sem discussão lesionou na cabeça a vitima identificada como Samuel Lino Silva, 16 anos, o vigilante da escola tentou conter o indivíduo dando tiros pra cima, o acusado tentou se evadir do local mais foi capturado pelos policiais militares. A vitima foi socorrida para a Unidade Mista e em seguida para a Santa Casa, Infelizmente o mesmo não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. O acusado foi encaminhado para a Delegacia Municipal de Sobral.










fonte:blog sinhá sabóia

Denatran apresenta novas placas de automóveis no padrão do Mercosul

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou nesta quinta feira (4)  o novo modelo de placas de veículos que será usado no Brasil e demais países do Mercosul, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela (veja na imagem acima). No Brasil, a placa será obrigatória para veículos novos a partir de janeiro de 2016. Para os veículos que atualmente já estão emplacados, a mudança será opcional.
  Saiba o que muda nas novas placas a partir de 2016:
1- Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa;
2- A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, douruado e de colecionadores, prateado;
3- O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhado dos respectivos brasões;
4- Marcas d'água com o nome do país e do Mercusul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações;
O novo modelo adotará quatro letras e três números, diferente da placa atual, que apresenta três letras e quatro números. A distribuição entre letras e números na nova placa será aleatória. Com isso, segundo o Denatran, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro.
A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil (40 cm de comprimento por 13 cm de largura). O fundo será branco com letras pretas. Sobre uma faixa horizontal na parte superior, haverá o emblema do Mercosul e a bandeira do país do veículo.

Fonte: G1

Secretaria de Educação de Sobral firma convênio com Instituto Natura

O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, esteve reunido na última segunda-feira (1º), em São Paulo, com o Presidente da Natura, Guilherme Leal, e com o Presidente do Instituto Natura, Pedro Villares, para tratar de projetos para a Educação de Sobral.
O alcaide sobralense apresentou aos beneméritos empresários, o Projeto de Desenvolvimento Curricular para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Sobral, que será desenvolvido em parceria com o Instituto Natura, e cujo objetivo é atingir a excelência educacional do Município e fazer da Rede de Ensino de Sobral uma das melhores da América Latina, tornando-a referência no continente.
“Hoje nós temos uma rede já bem avaliada e considerada uma das melhores do Brasil pelo Ideb. Chegamos a um nível de desenvolvimento que não podemos mais ter apenas o Brasil como parâmetro. Nós temos que olhar agora para países como Austrália, Canadá e Inglaterra, por exemplo.”, afirma o empolgado prefeito sobralense.
Veveu Arruda aproveitou o encontro para propor ao Instituto Natura mais uma parceria. No caso, para elaboração de um planejamento estratégico para a cidade de Sobral, a ser financiado pela empresa de cosméticos. “Numa visão de futuro, queremos pensar e planejar Sobral para os próximos 30 anos”, explica o Prefeito. O presidente da Natura, Guilherme Leal, gostou da explanação de Veveu, que deverá agora apresentar um projeto mais detalhado para analise do Instituto.
fonte:Sobral em revista

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sobral: Continuam os ataques na Av. Fernandes Távora.

a boa aem

Os bandidos não dão moleza na Avenida Senador Fernandes Távora. No inicio da noite desta segunda feira(1º), mais um trabalhador foi assaltado. Segundo a vítima, que pediu para não ser identificada, o mesmo vinha em sua bicicleta pela ciclovia, quando foi abordado por “dois bandidos” armados com faca e facão, dentro da ciclovia após passagem sobre a ponte Rio Oiticica. Os bandidos tomaram-lhe o seus celular, uma blusa, a carteira, e que devido o horário do assalto(18hs30min) e o fluxo de carros e motos no local, os mesmos não conseguiram levar a bicicleta da vítima.

Após o assalto os bandidos desceram próximo a Ponte e seguiram correndo rumo ao bairro Parque Santo Antonio. Pouco depois, uma viatura do Ronda apareceu e ouviu os relatos da vítima e seguiram com a vítima para o bairro Parque Santo Antonio. Não sabemos se conseguiram ou não, rever os objetos roubados.
Ressaltar que essa “dupla” que assalta naquele trecho, já fez várias vítimas, sempre com a mesma atitude, armados com faca e facão. Acredita as testemunhas de alguns feitos, tratar-se de elementos que residem no bairro Parque Santo Antonio, conjunto Monsenhor Aloísio Pinto.
Fotos retiradas momentos após o assalto, quando a vítima conversava com a viatura da Ronda do Quarteirão. Logo após a vítima seguiu acompanhado pela PM rumo ao Parque Santo Antonio.
Fonte: Sobral Agora.

Funcionário da empresa AUGE Motos Sobral é suspeito de desviar R$ 70 mil

Um funcionário da empresaa Auge Motos Sobral está sendo suspeito de desviar um malote no valor aproximado de R$ 70 mil em espécie. Informações dão que a Polícia Civil de Sobral conduziu o suspeito até à Delegacia Regional para ele explicasse os pormenores do que ele está sendo apontado. O delegado Regional de Sobral, Dr. Júnior, está tomando todas as medidas cabíveis para elucidar este fato. O furto teria acontecido no início desta semana.






Fonte: Sobral 24 horas
foto ilustrativa

Governo do Estado convoca 466 aprovados para agentes penitenciários

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), convoca os 466 aprovados para agentes penitenciários. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (02). Agora, os convocados terão sete dias úteis para entregar a documentação necessária na sede da Sejus.
  
A entrega da documentação será feita a partir de quarta-feira (03), na sede da Sejus. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Em função do grande número de convocados, a Sejus montou uma estrutura no auditório do órgão de forma a agilizar o atendimento dos aprovados. A equipe fará a conferência dos documentos, entrega e orientação do preenchimento das fichas necessárias e encaminhamento à perícia médica.
Os candidatos devem levar à Sejus:
- cópia autenticada do certificado de conclusão do Ensino Médio;
- cópia autenticada do histórico escolar;
- cópia autenticada da cédula de identidade;
- cópia autenticada do CPF;
- cópia autenticada do título eleitoral e comprovante da última eleição ou certidão expedida pela Justiça Eleitoral;
- cópia autenticada do documento militar, se do sexo masculino;
- cópia autenticada da certidão de nascimento;
- folha corrida;
- certidão de antecedentes criminais;
- certidão de nada consta da Justiça Militar Estadual;
- certidão de nada consta da Justiça Federal;
- certidão de nada consta da Polícia Federal;
- certidão de antecedentes criminais das varas da Comarca onde o candidato reside, caso o mesmo resida no interior ou em outros Estados da Federação;
- certidão de acumulação de cargos (obtida através do endereço eletrônico: www.seplag.ce.gov.br).
fonte:Sobral em revista

Está terminando o prazo para eleitor justificar ausência nas urnas no primeiro turno

Termina nesta quinta-feira (4), o prazo para que os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência à urna no primeiro turno das Eleições de 2014, apresentem sua justificativa ao juiz em qualquer cartório eleitoral no Território Nacional.
Para justificar a ausência, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral , apresentar o requerimento de justificativa e a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que o juiz eleitoral a examine.
Impedimentos
Sem o comprovante de votação, ou de quitação de suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, tais como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa.
Clique AQUI e confira o endereço dos cartórios eleitorais em todo o Brasil.
fonte:Sobral em revista

Audiência Pública discute aumento da Contribuição de Iluminação Pública em Sobral

Uma Audiência Pública, as 10h da manhã, desta quarta-feira (3) deve movimentar a Câmara Municipal de Sobral, oportunidade em que os edis sobralenses irão discutir com técnicos da Prefeitura de Sobral sobre o Projeto de Lei No. 048/2014, que traz as novas regras da CIP – Contribuição de Iluminação Pública. Segundo a tabela apresentada no documento, os consumidores que gastam entre 0 a 30 kWh serão isentos. Já os consumidores que gastam entre 31 e 50 kWh pagarão 2% sobre o valor da conta, de 51 a 100 kWh – 4,5%, de 100 a 150 kWh – 6%, de 151 a 200 kWh – 7,5%, de 201 a 300 kWh – 9% e de 301 a 500 kWh – 15%.
Em conversa telefônica com o Blog Sobral em Revista, o prefeito Veveu Arruda disse não estar satisfeito em ter que enviar tal proposta ao Legislativo. “Não é agradável para mim enviar esta matéria que aumenta a CIP, mas é necessário diante de uma imposição da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que através da Resolução Normativa nº 414/2010, com redação dada pela Resolução Normativa nº 479/2012, impõe aos municípios brasileiros a obrigação de receber o sistema de iluminação publica registrado como Ativo Imobilizado em Serviço – AIS.”, disse o prefeito sobralense.
A partir de janeiro de 2015, os municípios devem se tornar responsáveis pelo serviço de iluminação pública, ou seja, realizar, entre outras atividades, a operação e a reposição de lâmpadas, de suportes e chaves, além da troca de luminárias, reatores, relés, cabos condutores, braços e materiais de fixação.
A grande questão até o momento é que alguns municípios, notadamente os menores, estão resistindo, por meio da obtenção de liminares judiciais, a se adequarem ao proposto na resolução da Aneel. O principal motivo alegado é a falta de recursos financeiros para arcar com os custos que a nova responsabilidade exige. O documento regulatório permite que a gestão dos serviços de iluminação pública seja passada a terceiros por meio de licitação.
Segundo Veveu Arruda, o que a Prefeitura está querendo é o apoio da população, notadamente o financeiro, para que ela possa ter condições de cumprir com as obrigações que lhe estão sendo impostas. “Mandamos fazer um estudo detalhado por técnicos do mais alto gabarito, para que apontassem as necessidades que o município tem para cumprir a altura o que deverá ser feito a partir de janeiro. Espero o apoio dos edis e a compreensão dos sobralenses” finalizou o prefeito.
fonte:Sobral em revista

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Vereador é flagrado transando com outro homem em banheiro público!

vereador da cidade  de Caraúbas/RN, foi flagrado transando com outro homem no banheiro de um posto de combustível. O vereador é da cidade de Janduís/RN.






Fonte: http://www.ubaitabanoticiasagora.com/

Adultos e idosos superam barreiras e retomam estudos

Segundo dados somados dos governos estaduais, cerca de 3.977.670 brasileiros, são participantes do programa de educação de jovens e adultos (EJA).
O aumento no número de idosos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio retrata à perfeição essa mudança de perfil. A prova, que pode ser usada para a conquista da certificação de nível médio, teve o seu número de candidatos com mais de 60 anos saltando de 4,7 mil, em 2009, para 15,5 mil em 2014.

“Os mais velhos estão voltando aos bancos escolares depois de já conseguirem uma estabilidade financeira. Tínhamos que conseguir quantificar a motivação para fazer o Enem. Já compreendemos que muitos jovens deixaram de fazer a EJA pois conseguem o certificado pelo Enem. Mas, entre os mais velhos, essa motivação se torna mais diversificada. Em entrevistas, vemos que muitos fazem para se testar ou para continuar o estudo. Mas, para eles, o mais importante é o espaço de convivência que a escola possibilita”, descreve a pesquisadora de educação Ana Célia Costa, da Universidade de Brasília (UnB).

EM SOBRAL
A Secretaria da Educação de Sobral há tempos desenvolve um trabalho focado na educação de jovens e adultos com números bem satisfatórios. No ano de 2014, cerca 3,2 mil sobralenses foram atendidos nos 36 polos montados nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo o secretário Julio Cesar Alexandre, para 2015, a perspectiva é que o atendimento no EJA seja ampliado em cerca de 20%. "É cada vez mais comum os polos de atendimento do EJA serem procurados por novos alunos. São pessoas que vêem os bons resultados em seus amigos, vizinhos ou familiares, e também querem vivenciar essa coisa nova", disse o secretário, fazendo questão de frisar que "em Sobral a ideia é alfabetizar os pequenos para no futuro não ter EJA."
fonte:Sobral em revista

Roda de Capoeira recebe título de Patrimônio Cultural da Humanidade

Uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil e reconhecidas no mundo, a Roda de Capoeira recebeu, nesta quarta-feira (26), o título de Património Cultural Imaterial da Humanidade. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O reconhecimento vai além da mera documentação e anúncio do facto; passa também pela representação da identidade brasileira, sua história e costumes, bem como difunde os valores éticos da prática.

 "Está é mais uma importante vitória para a cultura brasileira. O reconhecimento da Roda de Capoeira como património pela UNESCO promove e apresenta ao mundo a diversidade cultural do Brasil. O nosso País foi formado por distintos grupos e esperamos que o turista estrangeiro possa reconhecer e admirar, também na Capoeira, as nossas raízes africanas", destacou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), Vicente Neto.

Segundo a presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, a inscrição da Roda de Capoeira na lista representativa promoverá também o aumento da visibilidade desse e de outros bens culturais relacionados aos movimentos de luta contra a opressão, sobretudo aqueles pertencentes às comunidades afrodescendentes.

"A roda de capoeira expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. O seu reconhecimento como património demarca a consciencialização sobre o valor da herança cultural africana, que, no passado, foi reprimida e discriminada", conclui Jurema.

Com o título, a prática cultural afro-brasileira - que é ao mesmo tempo luta, dança, desporto e arte - reúne-se agora ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa-Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE) e ao Círio de Nazaré (PA), também reconhecidos como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Fonte: Agência Brasil

Hemoce faz campanha de coleta de sangue de olho nas férias e nas festas de fim ano

O Hemoce está promovendo campanha de coleta de sangue para reforçar estoques de olho nas férias e nas festas de fim de ano. Em Sobral, o Hemocentro funciona na Rua Jânio Quadros, no bairro da Santa Casa. 
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18, devidamente preenchido e assinado pelo responsável legal. O termo está disponível para download no site do Hemoce.

SERVIÇO
A campanha do Hemoce ocorre em todo o Estado. Confira o calendário de coletas externas no mês de dezembro através do site: www.hemoce.ce.gov.br
fonte:Sobral em revista