quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Venda de carro registrou queda de 8,44% em agosto em comparação com julho

“As vendas de veículos caíram 8,44% em agosto na comparação com julho, segundo dados divulgados hoje (2), na capital paulista, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No mês passado, foram comercializadas 319.245 unidades, enquanto em julho o número ficou em 348.673. Na comparação com agosto do ano passado, quando foram vendidos 398.045 veículos, houve queda de 19,80%.
De acordo com balanço da Fenabrave, no acumulado do ano, foram vendidas 2.697.175 unidades no país, um recuo de 18,01% em relação a igual período de 2014 (3.289.671).
A categoria de automóveis e comerciais leves registrou queda de 15,99% no total das vendas em agosto (27.217) na comparação com julho (32.398). Em relação a agosto de 2014, quando as vendas somaram 42.070 unidades, a queda chega a 45,31%. No acumulado do ano, houve redução de 25,72% (de 341.274 para 253.497).
(Agência Brasil)

Aplicativo pode ajudar nas provas do Enem

Alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ganhar um reforço extra com o aplicativo EDU.app lançado no Brasil. A ferramenta traz videoaulas em formato exclusivo para tablets e celulares.
O EDU.app tem interface intuitiva e amigável, organizada de acordo com o conteúdo e os critérios da avaliação. O conteúdo em vídeo é apresentado em playlists customizadas, e conectadas com momentos reais da vida do jovem, por exemplo: ‘Para fugir do embromation’, com conteúdo de língua inglesa, ‘Saindo pela tangente’, de geometria, ‘Enquanto cozinho’, sobre química nos alimentos, proteína e enzimas, e ‘Estudando no banheiro’, sobre fisiologia, poluição e tratamento de água.
SERVIÇO
*Para baixar o aplicativo é aqui.
(Com Agências)

Agências lotéricas vão protestar contra a Caixa nesta quinta-feira

As agências lotéricas de todo o Ceará vão paralisar as atividades das 10 às 12 horas desta quinta-feira. O ato faz parte de um protesto nacional contra a Caixa Econômica Federal que quer rever licitações na área. A manifestação, puxada pela Federação das Lotéricas do Brasil, ocorrerá no momento em que haverá audiência pública sobre o assunto na Câmara dos Deputados.
No Estado, quem convoca para o ato é o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares do Ceará. Uma caravana de empresários do ramo viajou nesta quarta-feira para fazer pressão política em Brasília.
A Caixa prepara o processo de licitação de 6.104 casas lotéricas em todo o país (46% do total) ao longo dos próximos três anos. diz que a medida é para regularizar a concessão das casas lotéricas, unificando o regime jurídico das unidades que começaram a funcionar antes de 1999. Até então, a permissão para entrar no ramo era concedida por credenciamento na Instituição.

Fonte: O Povo

Secretária de Educação e empresário são presos

Além de Russas, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Caucaia e Fortaleza
A titular da Secretaria de Educação do município, Morlânia de Holanda Chaves, foi levada para depor na sede do MP, em Russas ( FOTO: ELLEN FREITAS )Clique na imagem para ampliar

Russas. Mais pessoas podem estar envolvidas nas fraudes em compras de merenda escolar neste município, distante a 162 km de Fortaleza, informou, ontem, o promotor de Justiça, Luiz Dionísio. As primeiras investigações levaram à prisão da secretária de educação, uma servidora pública e um empresário, no início da manhã de ontem. Ainda segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), as duas empresas investigadas licitaram em 2014, valores em torno de R$ 2 milhões.

A operação "Hora do Lanche", deflagrada no início da manhã de ontem, cumpriu três mandados de prisão temporária, onde foram presos a titular da Secretaria de Educação do município, Morlânia de Holanda Chaves; a cunhada dela e coordenadora do setor responsável pela merenda escolar, Cheura Cristina Costa Monteiro, ambas em Russas; e o proprietário da empresa N.R. De Lima, Natanael Rodrigues de Lima, detido na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Buscas e apreensões

Também foram realizadas buscas e apreensões, na Secretaria de Educação e na Comissão de Licitações, bem como nas cidades de Caucaia e Fortaleza, nas sedes das empresas.

Os três estão sendo acusados de vários crimes, incluindo fraude em licitações, falsificação de documentos públicos, superfaturamentos de preços e falsidade ideológica. De acordo com o Promotor de Justiça Luiz Dionísio, que integra juntamente com outros quatro promotores o Núcleo de Tutela Coletiva (Nutec) da 4ª Unidade Regional do MPCE, com sede em Russas, após denúncias sobre a qualidade e a falta da merenda em escolas do município foram iniciadas em apurações há cerca de um ano. "As primeiras investigações apontaram que o que era ofertado nas escolas não condizia com o que supostamente era comprado e declarado pelo município. A partir daí, começamos a investigar as empresas que forneciam a merenda", explicou.

Ainda segundo o promotor, as duas empresas envolvidas, Comercial Alves (Bruna Alves Castro de Souza-ME) e a N.R. De Lima-ME, pertencem ao mesmo grupo, mostrando a ocorrência de um conluio para fraudar licitações. "Foi verificado que são empresas 'fantasmas', e que revelaram uma movimentação financeira paralela. É como se fosse um empresa só, concorrendo para realizar essas ações", complementou. Além disso, os preços da contratação foram superfaturados, denotando o desvio de verbas públicas.

Sobre o valor que pode ter sido desviado o promotor ressalta que ainda não há como saber antes do fim das investigações, mas ressalta que os valores licitados por essas duas empresas giram em torno de R$ 2 milhões somente em 2014, o que é considerado por ele um valor bastante considerável para um município como Russas.

Temporárias

Quanto as prisões temporárias ele afirma que possuem validade de cinco dias, podendo ser prorrogadas por mais cinco, ou também podendo haver o pedido de prisão preventiva. Outras diligências deverão ser feitas para dar continuidade às investigações. Os suspeitos já foram ouvidos e continuam presos. "Após a conclusão da investigação essas pessoas serão denunciadas criminalmente, bem como por improbidade administrativa", disse. Ele informou também que as investigações podem ter desdobramentos em outros municípios da região.

A operação foi deflagrada pelos promotores de Justiça do Nutec da 4ª Unidade Regional do MPCE, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e equipes da Polícia Civil.

Fonte: Diário do Nordeste

Polícia Civil prende dois espanhóis e mais 3 com 108 quilos de drogas no Ceará

Prisões ocorreram em três cidades da Região Metropolitana de Fortaleza.
Um dos espanhóis presos é apontado como chefe de quadrilha de tráfico.
A Polícia Civil prendeu dois espanhóis e outras três pessoas que mantinham um esquema de tráfico de drogas na Grande Fortaleza na noite desta terça-feira (1º); com o grupo, os policiais apreenderam 108 quilos de maconha.
Drogas foram apreendidas e levadas à Delegacia de Narcóticos (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Entre os presos estão dois espanhóis, um deles apontado como o chefe da quadrilha; um mineiro e dois cearenses. As prisões ocorreram nas cidades de Caucaia, Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os presos foram encaminhados à Delegacia de Narcóticos do Ceará (Dnarc), em Fortaleza, e vão responder por tráfico de drogas.

Fonte: G1 CE

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Acidente de trânsito com 2 vítimas fatais na CE 178 (Santana do Acaraú)

O sinistro foi registrado na tarde desta quarta-feira (02), por volta das 14h30,  na CE 178, estrada que liga Sobral a Santana do Acaraú. Informações iniciais dão conta que as vítimas estavam em uma motocicleta honda fan de cor preta, quando um caminhão colidiu com a moto. As vítimas morreram no local. Uma equipe da PRE esteve no local da ocorrência, juntamente com a Perícia Forense, realizando os procedimentos legais. Os corpos das vítimas foram conduzidos para o IML de Sobral.

Fonte: Sobral 24 horas

JOVEM EXECUTADO COM SEIS TIROS NO SINHA SABOIA SOBRAL



A violência não para na Cidade de Sobral e mais uma sena sangrenta foi registrado no Bairro Sinhá Saboia, mais precisamente na Rua Apoema com Mariinha Paiva Sinhá Saboia. O jovem Airton Soares Caitano, 19 anos, residia na Rua Rio Negro Bairro Sinhá Saboia.

De acordo com informações de testemunhas a vitima estava na calcada de uma residência conversando com sua namorada quando em dado momento foi abordado por quatro homens em duas motos sendo uma modelo Titan e uma Biz e sem nenhuma discussão abriram fogo contra a vitima acertando na cabeça da vitima que morreu no local.
assassinato     000010101-03
assassinato     000010101-2
Após o crime os criminosos fugiram e não foram localizados pela policia até o presente momento. Segundo informações do pai da vitima por nome Pedrão, seu filho não tinha passagem pela policia e não era envolvido com gangue. 

O crime aconteceu por volta das 21h30. A Polícia Militar esteve no local isolou a área, acionou a Pericia e o corpo foi recolhido para o IML. A Polícia Civil vai investigar o crime.
Portal na Mira da Polícia/Olivando Alves.

Renan Calheiros – Saída para Orçamento 2016 pode vir do Congresso Nacional

“O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (2) que a proposta de Orçamento enviada pelo governo ao Congresso será submetida a uma “rigorosa” apreciação. Renan disse que embora não seja papel de deputados e senadores, seria bom que a saída para o déficit viesse do Legislativo. “Se o Congresso encontrar saídas, melhor”, acrescentou. Ontem (1º), o presidente do Senado não cedeu a pressão feita pela oposição para que devolvesse a proposta deficitária ao Executivo.
“Cabe ao Executivo propor [uma alternativa para contornar o déficit] e eu cobrarei em todos os instantes que o Executivo proponha, mas o Congresso tem responsabilidade de apreciar o Orçamento, de qualificar o Orçamento”.
Segundo Renan, a proposta orçamentária exige ajuste de despesas e corte de gastos. Acrescentou que, mais do que cortar despesas obrigatórias, o ajuste precisa dar eficiência ao gasto público. “O povo brasileiro já não aguenta mais elevação da carga [tributária] e aumento de impostos. [O povo] cobra do governo federal uma contrapartida, que é a redução da máquina [administrativa], o corte de ministérios, a redução dos cargos em comissão. Eu acho que esse é o primeiro passo que tem que ser dado”, disse.”
(Agência Brasil)

Aquecimento do clima no mundo continua em alta

“Os objetivos de redução dos gases de efeito estufa, anunciados até agora em nível mundial, levariam a um aquecimento climático “bem superior a 2 graus”, limite fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo estudo divulgado hoje (2) em Bonn (Alemanha).
O mundo continua em trajetória de subida de 2,9 a 3,1 graus até 2100, informa o Climate Action Tracker (CAT), organismo que integra quatro centros de investigação e que analisa as emissões e os compromissos dos países, no estudo divulgado paralelamente às negociações preparatórias à Conferência de Paris sobre o Clima.
Os compromissos de redução apresentados pelos governos à ONU “levam a emissões mundiais bem superiores aos níveis necessários para conter o aquecimento em 2 graus” em relação à época pré-industrial, mostra o estudo.
A Conferência de Paris sobre o Clima, marcada para dezembro, visa a obter um acordo para limitar o aumento da temperatura mundial a 2 graus. Segundo os cientistas, um aquecimento além desse limite terá consequências irreversíveis.”
(Agência Lusa)

Anvisa suspende venda de remédio contra rinite

“Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (2) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, a comercialização e o uso de 18 lotes do medicamento Evoterin (cloridrato de irinotecano tri-hidratado), apresentações de 40 miligramas (mg) e 100 mg, distribuídos a partir de dezembro de 2013 até junho de 2015, fabricados por Fármaco Uruguayo S.A. e registrados, importados e distribuídos por Evolabis Produtos Farmacêuticos Ltda.
De acordo com a publicação, a própria empresa detentora do registro enviou à Anvisa comunicado de recolhimento voluntário, após ter recebido reclamações sobre o remédio.
O produto é indicado para o tratamento de sintomas associados a enfermidades alérgicas, como rinite e urticária crônica.”
(Agência Brasil)

Idosa diz ter mandado matar namorado de 22 anos porque ele não queria casar



Odete Alves Cerqueira Pereira, 60, confessou ter mandado matar o namorado, Paulo Gerson Benício da Silva, 22. De acordo com a Polícia Civil de Goiás, o crime se deu porque a vítima se recusou a se casar com Odete, além de traí-la com mulheres mais novas.

O casal se relacionava havia cerca de seis meses. O assassinato aconteceu na própria casa da acusada, em Luziânia (a 196 km de Goiânia). O corpo do eletricista foi encontrado no último sábado (29).

Odete contratou um casal para matar o namorado. Edinardo Ribeiro Júnior, 21, e a companheira de 17 anos receberam R$ 300 e um aparelho celular pelo serviço. Segundo o delegado do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Luziânia, o rapaz aplicou um golpe denominado "mata-leão" na vítima, que tinha acabado de chegar do trabalho, e depois o asfixiou com um lençol.

"A menor, Odete e Júnior colocaram o corpo de Silva num carro e o jogaram num matagal na zona rural de Luziânia, onde teriam ateado fogo no corpo. Alguns dias depois, Odete chegou a registrar um boletim de ocorrência, na delegacia, para noticiar um suposto desaparecimento do companheiro", afirma o delegado Eduardo Gomes.

Ao delegado, a idosa disse estar arrependida do crime. Ela conta que não fez nada para impedir o assassinato, pois estava magoada com a vítima e que ele havia tentado terminar o relacionamento algumas vezes. "Ele não queria assumir o relacionamento perante aos amigos e familiares e supostamente estava tendo casos com meninas mais novas. Odete teria dito a ele que, se ele não fosse dela, não seria de mais ninguém."

A ossada do eletricista foi encontrada em um matagal nas proximidades do Parque de Exposição de Luziânia. Quem levou a Polícia Civil até lá foi o suspeito Edinardo Júnior. Ele e Odete responderão por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e corrupção de menor, podendo pegar até 37 anos de prisão. Já a adolescente ficará internada em uma unidade para crianças e adolescentes infratores.

Fonte: uol

POLÍCIA PRENDE INDIVÍDUO COM QUASE MEIO QUILO DE MACONHA

Policiais militares de Forquilha prenderam na manhã desta quarta-feira (02) o Francisco Mikael Oliveira Farias, 19 anos, o acusado foi preso em flagrante com 470 gramas de maconha. Os policiais tinham recebidos várias denuncias dando conta de que o acusado comercializava a droga na sua residência. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Regional em Sobral para a realização dos procedimentos legais. A composição que realizou a prisão foi os soldados G.Barbosa, Alves e Aires.
fonte:blog Sinhá sabóia



Câmara aprova projeto que amplia e reformula o Supersimples

A Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (1º) o Projeto de Lei Complementar 25/07, que amplia o alcance e reformula o Supersimples ou sistema unificado de tributação. O texto, aprovado por 417 votos a favor e dois contrários, é uma emenda aglutinativa apresentada pelo relator, deputado João Arruda (PMDB-PR), e negociada nos últimos dias com o governo federal, com governadores e com as micro e pequenas empresas. Faltam ser votados os destaques que podem alterar o texto.
Pelo texto aprovado, as primeiras mudanças no Supersimples entrarão em vigor em 2016. No entanto, haverá uma transição em 2017, de modo que somente em 2018 passe a valer integralmente o novo teto de enquadramento no sistema.
O projeto aumenta em 250% o limite de enquadramento da microempresa no regime especial de tributação, que passa dos atuais R$ 360 mil para R$ 900 mil a receita bruta anual máxima permitida por esse segmento empresarial.
Para as empresas de pequeno porte, o texto estabelece um aumento de 400% para inclusão no Supersimples. Com isso, serão permitidos os enquadramentos nesse modelo de tributação das empresas que tiverem renda bruta anualmente entre R$ 900 mil e R$ 14,4 milhões. Hoje, o limite para enquadramento é de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões.
(Agência Brasil)

Dólar tem o maior valor desde 2002

O dólar encerrou o primeiro dia de setembro com alta de 1,68%, cotado a R$ 3,688. O maior valor registrado desde 2002. Ao longo dessa segunda-feira (1º), a moeda norte-americana chegou a ultrapassar a barreira de R$ 3,70.
O dólar reagiu a notícias ruins vindas da China. O índice de produção industrial do país asiático caiu pelo sexto mês consecutivo em agosto, para 47,3 pontos. Trata-se da maior queda desde março de 2009.
Desde junho deste ano, as ações das empresas chinesas têm sofrido quedas acentuadas, após valorização de 150% no espaço de um ano.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que participou de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, chegou a mencionar a questão da moeda norte-americana. Levy disse que é preciso aumentar o nível de confiança e fazer a economia crescer para o dólar não disparar.
(Agência Brasil)

Ceará vai estender vacinação contra a poliomielite até o próximo dia 10

vacina polio
“Ceará, Alagoas, Bahia e Pernambuco vão continuar a Campanha de Vacinação contra a poliomielite por, pelo menos, mais dez dias. A decisão foi tomada porque os estados não atingiram a meta de 95% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde. A campanha oficial teve início no dia 15 de agosto e terminou ontem (31).
Em Alagoas, dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) registravam 183.619 crianças vacinadas, equivalente a 75% do público-alvo, formado por crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos.
Na Bahia e no Ceará, as secretarias estaduais de Saúde orientam os municípios que não atingiram a meta a continuarem vacinando. A Bahia tem 955.471 crianças dentro da faixa etária da campanha e até ontem apenas 62% desse total havia recebido a vacina contra a pólio. No Ceará, a cobertura vacinal ficou em 76%.
A supervisora do Núcleo Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Vilma Leite, pede aos municípios que vão continuar vacinando, que adotem novas estratégias para que a vacina chegue ao maior número de crianças. “Orientamos que os municípios busquem essa população de crianças nas escolas e nas creches, que é o local onde podemos encontrar nossa população prioritária para a campanha”, disse.
Dentre os quatro estados nordestinos que prorrogaram a vacinação, Pernambuco foi o que conseguiu maior cobertura: 80% das 625.686 crianças na faixa etária que compõem o público alvo da campanha.
Alagoas, Bahia e Ceará continuam vacinando até o dia 10 de setembro, data limite para que os estados insiram os dados da campanha no sistema de informação do PNI. Em Pernambuco, a prorrogação da campanha vai até o dia 9.”
(Agência Brasil)

Operação Nacional do Sistema diz que não há risco de racionamento de energia no País

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que, apesar de não estar “nas mil maravilhas”, a situação atual dos reservatórios do Brasil é muito melhor que a do ano passado. Ele descartou qualquer possibilidade de racionamento de energia. “Estamos bem. Sem risco de racionamento. Risco zero atualmente independentemente de cálculo, só olhando a vazão e o nível de armazenamento”.
Chipp informou que os reservatórios estão com 34.4 de armazenamento neste início de setembro e a transição do período úmido será em outubro. Além disso, segundo ele, a influência do fator do El Niño, que está se fortalecendo favorece as previsões.
O diretor informou ainda que houve uma reunião hoje com meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cpetec/Inpe) e a previsão é de aumento das chuvas.
“Há uma previsão de que essas chuvas gradativamente aumentem e vão chegar a atingir a região do sul de Minas, onde estão as principais bacias. Então, vamos esperar que isso aconteça”, disse. “2015 não é mais preocupante”, comentou.
(Agência Brasil)

Papa Francisco denuncia fabricantes e traficantes de armas

papa francisco
“O Papa Francisco denunciou hoje (2), na audiência geral semanal, os fabricantes e traficantes de armas, “manchados com o sangue de tantos inocentes”. Na praça de São Pedro, o papa lembrou que na Ásia se comemora o fim da Segunda Guerra Mundial.
Em 15 de agosto, depois do bombardeio nuclear de Nagasaki, no Japão, e da declaração de guerra da União Soviética, o imperador Hirohito anunciou o cessar-fogo. Em 2 de setembro, o Japão assinava a rendição incondicional, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.
O papa pediu que “no mundo de hoje não se volte a viver os horrores e sofrimentos terríveis de tragédias como aquela”. No entanto, sublinhou o papa, o mundo continua a viver estas tragédias e recordou as “minorias perseguidas, os cristãos perseguidos e a loucura da destruição”.
“Que não haja mais guerra. Este é o grito dos nossos corações, dos corações de todos os homens e mulheres de boa vontade”, disse o Papa.”
fonte:blog do Eliomar

BANDIDO ASSALTA EMPREGADA DE EMPRESARIO E ROUBA 37 MIL DENTRO DE AGENCIA DO BANCO BRADESCO EM SOBRAL

Os bandidos verdadeiramente estão desafiando nossas autoridades da segurança publica da Cidade de Sobral. Hoje por volta das 12h30 um individuo armado com um revolver entrou na agencia do Banco Bradesco e de maneira audaciosa abordou uma mulher que conduzia um malote com dinheiro de propriedade do empresário Carlos do Calixto, e sacou de uma arma de fogo e ordenou que a vitima entregasse o malote contendo uma quantia de aproximadamente 37 mil reais. Segundo informações o bandido após o assalto saiu correndo com o malote na mão em direção a igreja do Rosário. É importante ressaltar que no momento da ação criminosa varias pessoas que estavam dentro da agencia bancária entraram em panico. A mulher assaltada nada pode fazer para evitar o assalto haja vista que o meliante colocou a arma na sua cabeça. A Policia militar foi acionada realizou diligencias mas não conseguiu prender o assaltante. O empresario foi orientado a fazer um BO na policia civil para que o caso seja investigado.


Por Olivando Alves
fonte:blog sinhá sabóia

Fundador do PT, Hélio Bicudo entra com pedido de impeachment contra Dilma Rousseff

O jurista Hélio Pereira Bicudo, um dos fundadores do PT, em 1980, apresentou à Câmara dos Deputados um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Além dele, Janaína Conceição Paschoal também assina o pedido. 

Na peça, ele destaca supostos crimes de responsabilidade fiscal da presidente, como é o caso das "pedaladas fiscais" que devem ser julgadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) ainda este mês. 

Hélio Bicudo foi vice-prefeito de São Paulo de 2001 a 2004, durante a gestão de Marta Suplicy. Ele foi filiado ao PT de 1980 a 2005 e está sem partido desde então. Em 2010, anunciou apoio a Marina Silva e José Serra no segundo turno. Bicudo, de 93 anos, é formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo) e foi procurador de Justiça. 

Na peça, Bicudo afirma que presidente da República atentou contra a probidade administrativa por "não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados" e por "proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo".

O jurista ainda destaca o episódio sobre a refinaria de Pasadena, nos EUA, quando ela era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Ele afirma que ela "deu como desculpa um equívoco relativo a uma cláusula contratual. À época, muitos indagaram se essa suposta falha não infirmaria a fama de competência e expertise na seara de energia, porém, ninguém teve a audácia de desconfiar da probidade da Presidente".

Porém, ele destacou que esta foi apenas a "ponta do iceberg", pois a Lava Jato ocorreu e realizou uma devassa em todos os negócios feitos pela Petrobras. "Para a infelicidade do país, os prejuízos havidos com Pasadena ficaram pequenos diante do quadro de descalabro que se descortinou", afirmou.

Ele prossegue sobre o desenrolar da Operação que investiga a corrupção na Petrobras e afirma: "reforça o entendimento de que a Presidente da República agiu com dolo o fato de ela sempre se mostrar muito consciente de todas as questões afetas ao setor de energia, bem como aquelas relacionadas à área econômica e financeira. Ademais, além de ser economista por formação, a dirigente máxima do país ocupou cargos umbilicalmente relacionados ao setor de energia, não sendo possível negar sua personalidade centralizadora. Em análise bastante minuciosa, o jornalista, escritor e político Fernando Gabeira, mostra bem que só pode alegar falta de elementos para o Impeachment quem não concatena os fatos".

Assim, ele afirma que o caso é grave e, por isso, lança-se mão de medida drástica, extrema, porém, constitucional [o impeachment]. "Apresentar esta denúncia constitui verdadeiro dever de quem estudou minimamente o Direito, sobretudo em seus ramos Constitucional, Administrativo e Penal", afirmou. 

"À Câmara dos Deputados Federais rogamos que coloque um fim nesta situação, autorizando que a Presidente da República seja processada pelos delitos perpetrados, encaminhando-se, por conseguinte, os autos ao Senado Federal, onde será julgada para, ao final, ser condenada à perda do mandato, bem como à inabilitação para exercer cargo público pelo prazo de oito anos, nos termos do artigo 52, parágrafo único, da Constituição Federal. É o que ora se requer!", afirma. 

Segundo ele, renomados juristas proferiram pareceres favoráveis à instalação do processo de Impeachment e à perda do cargo da Presidente da República, sugerindo, no entanto, que seus crimes de responsabilidade seriam de natureza culposa e que ela teria sido apenas negligente ao não responsabilizar seus subalternos.

"Com todo respeito a esses nobres pareceristas, com os quais ora se concorda acerca do cabimento e procedência do Impeachment, nesta oportunidade, afirma-se que tudo indica ter a denunciada agido com dolo, pois a reiteração dos fatos, sua magnitude e o comportamento adotado, mesmo depois de avisada por várias fontes, não são compatíveis com mera negligência", afirmou. 

Para Bicudo, a moralidade precisa ser resgatada para que o "cidadão que paga seus impostos, que luta para educar e alimentar seus filhos, não sinta vergonha de ser brasileiro".

Fonte: Msn Notícias

Theatro São João divulga programação para o mês de Setembro de 2015

Dia 04/09 (sexta-feira)
19h - Show com Palhaço Cocota e Peppa Pig (Sobral/CE)
Acesso: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia)
Classificação: Livre
Dia 08/09 (terça-feira)
19h30 – Aldeia Sesc Vale do Acaraú: Espetáculo Avental Todo Sujo de Ovo - Cia Ninho de Teatro (Crato/CE)
Acesso: 02 kg de alimentos não perecível
Classificação: 12 anos
Dia 09/09 (quarta-feira)
19h30 - Aldeia Sesc Vale do Acaraú: Espetáculo “Até que o Humor nos Separe” - com os Humoristas Luciano Lopes e Anderson Justos (Fortaleza/CE)
Acesso: 02 kg de alimentos não perecível
Classificação: 12 anos
Dia 10/09 (quinta-feira)
19h - VIII Festival Amigos e a Música - Universo da Música (Sobral/CE)
Acesso: 01 pacote de frauda descartável G
Classificação: Livre
Dia 11/09 (sexta-feira)
19h30 - Aldeia Sesc Vale do Acaraú: Espetáculo “As Três Irmãs” - Cia. Traço (Florianópolis/SC)
Acesso: 02kg de alimentos não perecível
Classificação: Livre
Dia 12/09 (sábado)
20h – Espetáculo “Do Passado a Modernização” - Grupo CJR (Sobral/CE)
Acesso: R$2,00
Classificação: Livre
Dia 13/09 (domingo)
20h – Espetáculo “Imensidão” - Grupo Essência Rústica (Sobral/CE)
Acesso: R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia)
Classificação: Livre
Dia 15/09 (terça-feira)
19h30 – Recital Elis – Atelier de Arte e Cultura (Sobral/CE)
Acesso: R$ 3,00
Classificação: Livre
Dia 18/09 (sexta-feira)
19h30 – Sessão Solene de Instalação da Academia Sobralense de Letras Jurídicas de Sobral
Acesso: Gratuito
Classificação: Livre
Dia 23/09 (quarta-feira)
Aniversário da Escola de Música de Sobral
19h – Concerto em Comemoração ao Aniversário dos 18 anos da Escola de Música de Sobral com a Banda Maestro José Pedro e Coral Vozes de Sobral
Acesso: 02 kg de alimentos não perecível
Classificação: Livre
Dia 25/09 (sexta-feira)
19h – Espetáculo de Dança “Neura” – Cia de Dança BCAD (Fortaleza/CE)
Acesso: 02 kg de alimentos não perecível
Classificação: Livre
Dia 26/09 (sábado)
Dia do Aniversário do Theatro São João
19h – Espetáculo “Até que o Humor nos Separe” - com os Humoristas Luciano Lopes e Anderson Justos (Fortaleza/CE)
Acesso: 02 kg de alimentos não perecível
Classificação: 12 anos
fonte:Sobral em revista

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Usinas eólicas aumentaram em 114% produção de energia no primeiro semestre

“As usinas eólicas brasileiras aumentaram em 114% a produção de energia no primeiro semestre de 2015, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. No fim de junho do ano passado, essa matriz era responsável por 1,4% do total gerado de energia no ano no Sistema Interligado Nacional (SIN). Atualmente, ela representa 3% de toda a energia produzida no Sistema Integrado Nacional.
De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração média nos seis primeiros meses deste ano foi de 1.831 MW médios, diante de 856 MW médios alcançados no mesmo período do ano anterior.
A capacidade instalada de usinas eólicas no Brasil chegou a 6.183 MW ao final do primeiro semestre de 2015, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado, quando a capacidade era de 3.106 MW.
Atualmente, o Rio Grande do Norte segue na liderança em capacidade instalada da fonte, com 2.243 MW, seguido por Ceará (1.233 MW), Rio Grande do Sul (1.300 MW) e Bahia (959 MW).
No primeiro semestre de 2015, as usinas eólicas do Rio Grande do Norte geraram 642 MW médios de energia, montante 142% maior do que o produzido nos seis primeiros meses do ano passado.
O Rio Grande do Sul, com 288 MW médios, registrou aumento de 91% em relação ao montante gerado no mesmo período de 2014. Já no Ceará foram 363 MW médios, aumento de 48% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a Bahia quase triplicou sua geração eólica, com 391 MW médios (+283%).”
(Portal Brasil)

Governo diz que investiu mais de R$ 114,3 bi em projetos do PAC no primeiro semestre

“O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) executou R$ 114,3 bilhões em projetos de janeiro a junho de 2015, o que equivale a 11% de R$ 1,05 trilhão previstos para serem investidos de 2015 a 2018, informou hoje (31) o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,
Além disso, até 15 de agosto, foram empenhados R$ 19,5 bilhões em orçamento para projetos. O volume equivale a 55,4% do total disponível para empenho (aplicação) este ano, que é R$ 35,2 bilhões. As obras concluídas no primeiro semestre somaram R$ 76 bilhões.
“O volume destinado a esses investimentos continua expressivo e hoje a prioridade se volta para a execução de obras que já estão em andamento”, destacou o Ministério do Planejamento, em nota. O posicionamento está de acordo com o que havia dito mais cedo o titular da pasta, Nelson Barbosa. Ao apresentar o Projeto de Lei do Orçamento Anual de 2016, no Palácio do Planalto, Barbosa informou que no ano que vem serão disponibilizados R$ 42,4 bilhões para o PAC e que a prioridade do governo será concluir compromissos já assumidos.
Segundo o Planejamento, a partir deste balanço, os empreendimentos do PAC passam a ser divididos em três eixos: infraestrutura logística, infraestrutura energética e infraestrutura social e urbana. No eixo de infraestrutura e logística, são realizadas obras em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias e as ações concluídas somam R$ 3 bilhões. Em infraestrutura energética, foram R$ 26 bilhões em ações concluídas. Por fim, em infraestrutura social e urbana, as obras concluídas somaram R$ 47 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento.”
(Agência Brasil)

Comissão aprova mensagem contra exploração sexual de crianças em terminais de passageiros

“A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou proposta que torna obrigatória a divulgação em aeroportos, portos, rodoviárias e estações de trem de mensagem relativa à exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes, indicando como proceder à denúncia. A proposta altera a Lei 11.577/07, que hoje já prevê a afixação da mensagem “Exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes são crimes: denuncie já!” em hotéis, bares e postos de gasolina, entre outros estabelecimentos.
A proposta aprovada na comissão prevê a inscrição do mesmo texto nos bilhetes de passagem, em todos os modos de transporte público de passageiros. O descumprimento da medida acarretará ao infrator multa de R$ 1 mil, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência.
O texto também responsabiliza a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por estabelecer normas a serem executadas pelas empresas aéreas na divulgação aos turistas das informações de repúdio à exploração sexual infantil. Isso seria feito por meio de catálogos nos aeroportos e em vídeos durante os voos, por exemplo. Nesse ponto, a proposta altera a Lei 11.182/05, que criou a Anac. O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), aos projetos de lei 4469/12 e 4858/12, ambos da ex-deputada Liliam Sá, que abordam as medidas.”
(Agência Câmara)

HOMEM É EXECUTADO A TIROS EM COREAÚ

O fato aconteceu no Distrito de Araquém nesta segunda-feira (31), pertencente ao município de Coreaú. Segundo informações preliminares, dois bandidos em uma motocicleta efetuaram vários disparos contra um motorista conhecido por Quinca pedro  o mesmo tinha um carro pau-de-arara. O homem foi alvejado com vários tiros morrendo no local. Várias viaturas da Polícia estão realizando diligências, no intuito de prender os meliantes. A Pericia Forense esteve no local do crime.



Fotos FPN
fonte;blog sinhá sabóia

Preço do botijão do gás vai aumentar em 15% nas refinarias a partir desta terça-feira

Mais um aumento para o consumidor. O Sindigás informou que a partir desta terça-feira o Gás GLP (o gás de botijão) terá reajuste médio de 15% no preço praticado pelas refinarias, de acordo com comunicado enviado pela Petrobras às distribuidoras na tarde desta segunda-feira. Esse é o primeiro aumento desde dezembro de 2002. O repasse vale para os botijões de até 13 quilos. Segundo estimativas do mercado, a expectativa é que o reajuste seja repassado integralmente ao consumidor, já que as empresas do setor vêm sofrendo com o aumento dos custos, como o de energia elétrica e frete.

Hoje, são comercializados 7,3 milhões de toneladas de GLP por ano no Brasil. Desse total, 72% são concentrados em botijões de até 13 quilos. Segundo Sergio Bandeira de Mello, presidente do Sindigás, são comercializados 35 milhões de botijões por mês em 100% dos municípios do país.

- Foi uma surpresa esse reajuste, pois chegou em um momento em que coincide com outras pressões inflacionárias - disse Mello.
Além disso, completou uma fonte, as empresas do setor (como SupergasBras, NacionalGas, UltraGas, Liquigas e Copagas) não vão conseguir segurar o preço por muito tempo, pois ainda há uma pressão por reajuste salarial, já que a data-base é em setembro. No entanto, o reajuste exato tende a variar por empresa. A comunicação da Petrobras às distribuidoras foi feito através do chamado “Canal Cliente”.

Na última semana (até o dia 29), o preço médio do botijão do GLP no Estado do Rio de Janeiro era de R$ 43,83. Agora, o valor tende a subir para algo em torno de R$ 50,40. Já na cidade do Rio, o preço tende a subir de R$ 40,49 para R$ 46,56. Os valores não incluem o ICMS, que também vai aumentar, já que incide sobre o valor cheio do botijão.

Em nota, o Sindigás esclarece que, “como os preços são livres em todos os elos da cadeia e o mercado tem autonomia para fixá-los, a alta do preço do produto nas refinarias aumenta a pressão de custos sobre o Gás GLP para o consumidor final. Por isso, o Sindigás orienta o usuário a pesquisar os valores cobrados pelas revendas para escolher aquele fornecedor que não só tem preços mais vantajosos, mas também que oferece os melhores serviços”.

Procurada, a Petrobras ainda não se pronunciou.

Fonte: oglobo.globo.com

Ministros entregam Orçamento 2016 com previsão de déficit de R$ 30,5 bi

Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, entregaram nessa segunda-feira (31) ao presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Renan Calheiros (PDMB-AL), e para o relator, deputado Ricardo Barros (PP-PR) a peça do Orçamento Geral da União para 2016. O texto prevê déficit primário para o próximo ano de R$ 30,5 bilhões, o que corresponde a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além do déficit, a peça orçamentária também traz o valor do salário mínimo para o próximo ano. A partir de janeiro, o valor do mínimo será de R$ 865,50. O texto será detalhado em entrevista no Palácio do Planalto logo mais.
Segundo o relator da proposta da Comissão de Orçamento, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), caberá ao Congresso, juntamente com o governo, encontrar uma saída para a questão orçamentária, já que essa é a primeira vez que o Executivo encaminha uma proposta de Orçamento ao Congresso Nacional com déficit de receita em relação às despesas.
Apesar do déficit, o relator agradeceu ao governo por ter enviado uma peça “realista” e disse que o Congresso irá trabalhar para reverter o quadro, aprovando um Orçamento que não seja deficitário. “Temos que aumentar a receita e cortar as despesas, são as únicas soluções”, afirmou Barros. “Manter o Orçamento com o déficit não é bom para o Brasil, não é bom sinal para os mercados, pode acabar onerando mais a iniciativa privada e a economia do país do que um eventual aumento de receita, um eventual aumento na carga tributária. É uma ampla discussão que vamos enfrentar com transparência e com a participação de todos”, disse.
Agora, a Lei Orçamentária Anual (LOA) seguirá para a Comissão Mista de Orçamento para iniciar a tramitação. A expectativa é que a lei seja aprovada até o dia 22 de dezembro, antes de o Congresso entrar em recesso. Se a LOA não for votada até o fim deste ano, o governo começará o próximo ano podendo gastar o equivalente a um doze avos do OGU de 2015 por mês para custear suas despesas, até que o Congresso aprove o novo Orçamento.

(com Agências)

Servidores do Poder Judiciário do Ceará iniciam greve geral nesta terça-feira

Hoje terça-feira (1), começa a greve dos servidores do Poder judiciário cearense. A decisão, tomada em assembleia geral realizada no dia 11 de agosto, foi motivada por questões salariais e condições de trabalho.
A greve teve inicio com um ato público bancado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (Sindijustiça/CE), a partir das 10 horas, em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua.
A categoria promete paralisar as atividades do Fórum Clóvis Beviláqua e as diversas Comarcas do interior e da Capital, além do Juizado Móvel e o Tribunal de Justiça.
Entre as reivindicações do pessoal do Judiciário estão a adequação da jornada de trabalho, o pagamento de ascensões funcionais, e a extensão e implementação de algumas gratificações garantidas por lei. Inicialmente, a greve vai durar 15 dias.

Fonte: O Povo