terça-feira, 2 de novembro de 2010

“A ideia foi sua”, disse eleita a Lula ao ser felicitada pelo triunfo



MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHADA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA
DE BRASÍLIA

Depois de segurar o choro em público, durante seu pronunciamento de vitória em um hotel em Brasília, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) não se conteve ao se encontrar com o presidente Lula logo depois, na noite de domingo.
“Você inventou tudo isso. Você é o responsável. A ideia foi sua”, disse ela, abraçando o presidente e caindo no choro na frente de familiares de Lula e de alguns amigos como o jornalista Ricardo Kotscho, ex-assessor de imprensa do governo, e Roberto Kalil Filho, médico do presidente.
Lula perguntou baixinho: “Já caiu sua ficha?” “Ainda não”, respondeu Dilma, sorrindo. Era a segunda vez no dia que ela se emocionava.
A petista já havia embargado a voz e quase ido às lágrimas ao agradecer a Lula durante seu primeiro pronunciamento como presidente eleita.
Segundo o próprio presidente, ele preferiu não ir à comemoração pública para não ofuscar sua escolhida (“É o dia dela”, disse Lula).
As cenas, no Palácio da Alvorada, foram registradas por um cinegrafista e, posteriormente, divulgadas pelo governo.
Fora do Alvorada, petistas do segundo escalão da campanha celebraram a vitória em diversos bares e restaurantes da cidade. Além de bandeiras do PT e camisetas, as festas incluíram anteninhas com bolinhas de papel -lembrando o episódio da agressão a José Serra.
Em meio à comemoração, Dilma disse que pretende descansar alguns dias nessa semana e depois acompanhar o presidente Lula em viagem à África e ao G20.
A confirmação de sua escolha para presidir o Brasil chegou às 19h32, com um telefonema do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. Só então ela aceitou receber os parabéns. Estava em casa, no Lago Sul, e, até ali, resistia às congratulações.
Estavam lá Fernando Pimentel, José Eduardo Cardozo, o governador Jaques Wagner (BA), o marqueteiro João Santana e os coordenadores da campanha José Eduardo Dutra e Antonio Palocci, que choraram.
Mais cedo, Dilma comentou estar aliviada com o fim da campanha, cansativa.

autor:jussara seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário