quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Água do Rio Acaraú está em nivel aceitável, diz Instituto SOS Mata Atlântica

A equipe do Instituto SOS Mata Atlântica, que esteve em Sobral na semana passada, aproveitou sua estadia em nossa cidade para avaliar as condições da água do rio Acaraú. E acredite, a análise apresentou um resultado satisfatório e surpreendente, a água do nosso Acaraú está em níveis aceitáveis.
A avaliação foi feita utilizando um kit de monitoramento desenvolvido pelo Programa Rede das Águas, que classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).
Os níveis de pontuação são compostos pelo Índice de Qualidade da Água (IQA), padrão definido no Brasil por Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), obtido pela soma da pontuação de 14 parâmetros físico-químicos, biológicos e de percepção, avaliados com auxílio do kit. Cada um destes pode aumentar de um a três pontos, obtendo um mínimo de 14 e máximo de 42.
Os parâmetros são: temperatura, turbidez, espumas, lixo, odor, peixes, larvas e vermes brancos ou vermelhos, coliformes totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, níveis de nitrato e de fosfato.

Acreditem! A análise da água do rio Acaraú em Sobral apresentou resultado aceitável

Nenhum comentário:

Postar um comentário