domingo, 29 de maio de 2011

Presidente do Simec-Ce repudia aprovação de MP que cria empresa para gerir hospitais

 
Nota publicada no Blog do Eliomar de Lima, do presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes, onde ele lamenta a aprovação da MP que cria empresa pública para gerir hospitais. Para Pontes, início de privatização na área. Confira a nota:
 
É com tristeza que recebemos a notícia da aprovação da Medida Provisória 520 pela Câmara Federal, declaradamente inconstitucional, que privatiza a gestão dos 45 hospitais universitários federais, desrespeitando a autonomia universitária e dando um golpe fatal no SUS. Na época do FHC os tucanos fizeram tudo para privatizar a Saúde Pública no Brasil e a esquerda, que na época era oposição, não deixou. Agora os papéis se inverteram: a esquerda no poder está privatizando o SUS através das Organizações Sociais, das OSCIP, das Fundações Estatais de Direito Privado, da MP 520, das Parcerias Público Privado ( PPP ), de Cooperativas, e aqueles que tanto lutaram por um SUS universal e de qualidade para toda população estão omissos ou ajudando esta privatização. A idéia do governo é: quanto mais sucatear o SUS melhor, só assim terão argumentos para privatizá-lo. Vamos voltar para época dos indigentes.
 
Em São Paulo 25% dos leitos dos 26 hospitais administrados por OSs já foram entregues aos planos de saúde. O SUS é incompatível com estas formas de gestão que só visam o lucro. O povo também está omisso. A nossa Constituição Federal (art. 199) diz que a iniciativa privada só pode participar do SUS se for de forma complementar, o que não é o caso. Que saudade do época que os idealistas de esquerda iam para rua defender saúde e educação pública de qualidade! Coitado do povo que a cada dia está perdendo seus direitos no atendimento do serviço público de saúde! O Hospital de Clínicas de Porto Alegre que tem sua gestão feita por uma empresa pública de Direito Privado, nos moldes desta que está sendo criada pela MP 520, tem parceria com 35 planos de saúde e tem duas portas de entrada: do SUS e dos Planos de Saúde.
 
As conquistas populares que foram colocadas na Constituição de 1988 estão se indo e nosso SUS, a mais importante política social do nosso País, está na UTI. Que vergonha!!!!!!
 
*José Maria Pontes – Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.
Postado por EdsoNorberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário