terça-feira, 26 de julho de 2011

Exemplo! Sobralense ganha prêmio nacional por sua luta em favor das trabalhadoras do sexo

A sobralense Maria da Conceição Oliveira, consultora da empresa de cosméticos Natura, foi uma das vencedoras da edição 2010 do Programa Acolher, promovido pela empresa de cosméticos. A premiação aconteceu no último dia 11 de julho, em Brasília. Maria da Conceição Oliveira participou do programa com o projeto: Assegurar o Protagonismo e a Melhoria da Qualidade de Vida das Trabalhadoras do Sexo de Sobral. Ela era costureira e complementava a renda vendendo produtos Natura, quando a partir de 1998 passou a atender e a conhecer a realidade de mulheres trabalhadoras do sexo, bem como a de travestis. Iniciou, então, sua atuação de maneira pessoal e solidária, e espontaneamente passou a conversar com este público sobre auto-estima, questões de gênero, violências contra a mulher, entre outros assuntos.
Em 2000, resolveu reunir todas as trabalhadoras do sexo com o intuito de deixá-las melhor informadas quanto à condição de categoria profissional, e fundou a Associação Sobralense das Trabalhadoras do Sexo (ASTRAS), tornando-se sua presidente, e nesta condição, passou a promove reuniões em sua própria casa, que funciona como sede da ASTRAS, que ainda não possui sede própria.
Ainda como parte deste trabalho voluntário, Maria da Conceição realiza visitas às casas de prostituição para desenvolver ações sócio-educativas de prevenção dos riscos a que essa população está exposta, e vem mobilizando apoios e parcerias voltadas para a promoção da saúde das trabalhadoras do sexo em Sobral, sendo uma das principais, a Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral, através do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), que disponibiliza à associação seus serviços de saúde, bem como material e apoio logístico em campanhas educativas da categoria.
fonte:sobral em revista
postado por eliardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário