quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Imagens da Nasa revelam possibilidade de água salgada em marte

A Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) anunciou nesta quinta-feira (4) a descoberta de manchas na superfície de encostas de Marte que aparecem durante a temporada de calor e desaparecem no frio – essas manchas podem ser formadas por água salgada.
A descoberta foi feita graças à análise de uma série de imagens feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, com o uso de uma câmera de alta resolução chamada HiRISE, que explora o planeta vermelho desde 2006.
O diretor da Nasa para pesquisa científica do programa de prospecção a Marte, Michael Meyer, fez o anúncio em entrevista coletiva junto ao professor Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, entre outros membros da equipe.
McEwen diz que “esse é o princípio de um processo que acabamos de começar”. Ainda não há provas definitivas de que a superfície de Marte tenha água líquida, mas foi detectada água congelada no solo do planeta, em regiões de latitude média e alta.
Segundo a agência americana, esses grupos de linhas escuras podem ser formados por um fluxo de água salgada, mas, por enquanto, isso é apenas uma hipótese, já que as observações relatadas nessa primeira fase do estudo não podem comprovar isso.
Lisa Pratt, bioquímica e geóloga da Universidade de Indiana, disse que essa ainda é uma opção "muito especulativa”. Mas, segundo ela, se houver confirmação disso, a existência de água salgada abre a possibilidade de encontrar micro-organismos no planeta vermelho.
As imagens estudadas cobrem uma variedade de latitudes e abrangem um período de aproximadamente três anos marcianos. Cada ano marciano equivale a 687 dias terrestres.
fonte:R7
postado por eliardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário