terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Detran-CE realiza prova teórica por computador

Gradualmente, esse processo será implantado nos outros 19 postos do Detran-CE no Estado
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) passou a realizar, desde ontem, as provas teóricas de legislação para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo computador. Somente serão submetidos a esse novo método os candidatos a primeira habilitação, e o resultado dos testes passaram a ser divulgados imediatamente.

Segundo a assessoria do Detran-CE, a inovação garante rapidez, segurança, comodidade e transparência do processo, além de contribuir para a sustentabilidade do planeta, com a redução de papel. Com o sistema manual, eram realizados uma média diária de 350 exames teóricos. A expectativa, com o novo sistema, é de um aumento para 450 testes por dia.

De acordo com o Detran, só até o meio dia de ontem, já haviam sido atendidas cerca de 300 pessoas. Ao final da prova, que contém 40 questões, o candidato saberá, imediatamente, se foi aprovado ou não e qual foi a sua nota.

Estarão a disposição 85 cabines equipadas com computador, além de mais outros quatro de reserva, caso haja algum problema técnico com alguns dos equipamentos. Gradualmente, esse processo será implantado nos outros 19 postos do Detran-CE, dos quais oito ficam na capital e 11 no Interior.

A operadora de telemarketing Ana Cláudia de Lima, 22, aprovou o novo método. "No geral é bem melhor. O sistema possibilita trocarmos a resposta mesmo que já tenhamos marcado, além de indicar em caso de esquecimento de alguma questão", afirma.

Segundo a assistente administrativa Juliana Alves, 23, a prova pelo computador é bem simples e autoexplicativa, e a tela exibe um relógio como os minutos em ordem decrescente.

"Não levei relógio e em nenhum momento me preocupei com o tempo, adorei", ressalta. O tempo de duração da prova é de 90 minutos.

O órgão informa que o candidato que estiver apto a realizar a prova teórica pode se dirigir à sede do Detran, na Maraponga, e caso haja, naquele momento, cabine disponível, já pode realizar o teste.

Para isso, é só fazer a sua identificação biométrica (digital), para que seja gerada uma senha. O candidato se dirige a cabine e digita a senha que recebeu, podendo iniciar sua prova logo em seguida.
fonte:diário do nordeste
postado por eliardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário