terça-feira, 6 de março de 2012

Fortaleza apresenta o maior índice de inadimplência do Nordeste, diz Etene

A Capital cearense registrou a maior porcentagem de consumidores inadimplentes do Nordeste (5,2%) em fevereiro, segundo pesquisa do Banco do Nordeste (BNB), através do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).
Fortaleza sai na frente no quesito inadimplência, caracterizado pelo percentual de consumidores que não terão condições de pagar as dívidas do mês em curso na data do vencimento.
Taxa de endividamento
O estudo aponta que Fortaleza tem o quarto índice mais alto de endividamento entre as capitais nordestinas, com 65,5%, ficando atrás de São Luis (68,4%), Maceió (73,1%) e Teresina (75,4%).
Cartão de crédito
Os cartões de créditos representam a principal forma de endividamento (70,6%), seguido pelo financiamento (19,5%) e por carnês de loja (14,4%).
De acordo com o economista José Varela Nonato, responsável pelo estudo, o cartão é uma forma de crédito fácil e imediata, mas oferece grande risco de acúmulo de dívidas por conta dos juros altos.
Para o especialista em Economia José Narciso Sobrinho, também do Etene, o problema não é o uso do cartão de crédito e sim o atraso no pagamento da fatura.
Uma dívida por outra
Varela diz que trocar uma dívida por outra com juros mais baixos pode ser uma boa alternativa para quem quer sair do vermelho. "Talvez um empréstimo consignado seja uma opção mais interessante para se livrar dos juros do cartão de crédito", sugere.
A má administração de contas foi apontada, pelo Etene, como a principal causa do "aperto" dos consumidores (58,9%). "As pessoas precisam ter controle dos gastos. A educação financeira é fundamental para esse controle, assim como o uso reponsável do crédito", afirma Narciso sobrinho.
fonte:diário do nordeste
postado por eliardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário