quinta-feira, 3 de maio de 2012

CE é segundo lugar em transplantes

O Ceará ficou em terceiro lugar no ranking nacional de transplantes de coração realizados nos três primeiros meses deste ano, com um total de oito órgãos transplantados. Porém, considerando o resultado pelo número de cirurgias por milhão de habitantes por Estado, o Ceará passa a ocupar a segunda posição, perdendo apenas para o Distrito Federal. Os resultados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) 2012 para o primeiro trimestre, divulgados, ontem, pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Apesar do dado positivo, o Estado ocupa, hoje, a terceira posição no ranking nacional do número de pessoas na fila de espera pelo órgão, com 14 pacientes. O número ainda é considerado alto, conforme afirma a coordenadora da Central de Transplantes, Eliana Barbosa. No entanto, ela revela que a expectativa para este ano é superar o número de transplantes de coração realizados em 2011, quando 25 pessoas foram beneficiadas. “Temos como meta melhorar ainda mais nossos números”, admite Eliana Barbosa.

Sobre o Ceará estar sempre em destaque, a médica atribui ao fato de o Estado estar investindo mais na área de transplantes, e a educação contínua da população e dos profissionais da saúde. Eliana Barbosa afirma que 667 profissionais foram capacitados para entender melhor sobre o processo de doação, realizando assim o trabalho com qualidade.

Conscientização

A coordenadora ressalta ainda a importância dos meios de comunicação nesse processo, que, através de trabalhos educativos, mobilizam bastante a população. Como exemplo, ela cita a campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, que tem como objetivo contribuir para a conscientização da sociedade por meio da doação voluntária de órgãos no Estado do Ceará. “Queremos continuar investindo na educação, tanto dos profissionais da saúde, quanto do povo. A sociedade cearense estando esclarecida, ela doa”, diz.

Os resultados mostram outros dados positivos para o Estado. Com 35 órgãos transplantados, de janeiro a março deste ano, o Ceará ocupa a terceira posição no ranking nacional de transplantes de fígado, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Levando em consideração os números por milhão de população por Estado, fica em segundo lugar em relação ao pâncreas, com quatro órgãos transplantados no primeiro trimestre, perdendo para o Paraná.
fonte:diário do nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário