quarta-feira, 2 de maio de 2012

Falta de estrutura em CSF de Sobral prejudica população

Sobral O Centro de Saúde da Família (CSF) deste Município teve alguns de seus procedimentos cancelados porque a unidade corre risco de desabar. Há mais de dez anos, o CSF funciona em prédio cedido pela União, onde divide espaço com a Escola Municipal Raimundo Pimentel Gomes e respectiva creche. O comprometimento da estrutura agravou-se com as recentes chuvas, causando infiltrações e goteiras.

O problema não ocorre nos blocos da escola por foram reformados. As salas não tem ventilação e os espaços são precários, impossibilitando que os enfermeiros realizem mais de um procedimento ao mesmo tempo. A Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral informou que já sabe do problema e já vem adotando providências há semanas.

Os moradores do Alto da Brasília afirmam que os serviços vem sendo feitos de maneira satisfatória. A comerciária Francisca Odete Oliveira de Moura tem assistência no CSF desde que mudou-se para o bairro, há dez anos. Ele recebe medicamentos na unidade e também participa de aulas de ginástica laboral.

Já Antonia Selma Oliveira Silva teve o atendimento de seu filho de 16 anos encaminhado para o Posto de Saúde da Família do bairro Sinhá Sabóia. Atualmente, o Centro de Saúde atende 2.399 famílias, cerca de 9.500 pessoas. Por mês, há média de 2.500 atendimentos na unidade.

O secretário de Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton Albuquerque Soares, e Francisco Meykel Amâncio, da Coordenação de Atenção Primária, esclarecem que o CSF cobre as áreas dos bairros Alto da Brasília, Recanto Um e Dois e Conjunto Residencial Meruoca. A equipe de profissionais conta com um médico, quatro enfermeiros e 18 agentes de saúde.

Instalação provisória
A previsão da Prefeitura de Sobral é de que o Centro de Saúde da Família CAIC esteja funcionando a partir de hoje em instalações provisórias, localizadas na Rua Padre Antônio Tomaz, nº 65, no Alto da Brasília. Os atendimentos urgentes, tais como vacinações e a distribuição de medicamentos, ainda estão acontecendo em espaço cedido pelo diretor da escola, enquanto os procedimentos preventivos estão sendo remarcados para após a mudança de prédio.
fonte:diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário