sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sobral realizará feira de adoção de cães e gatos


Sobral A Primeira Feira de Adoções de Animais neste Município acontecerá amanhã. O evento ocorrerá de 9h ao meio-dia no estacionamento do Pinheiro Supermercado e é realizado pela Associação Anjos de Patas de Sobral, numa parceria com a Guabi, empresa de nutrição animal, e o Pinheiro.

Segundo a Associação, para adotar basta estar com a identidade e CPF em mãos, e ser maior de idade.

Conforme a Assessoria de Comunicação do Pinheiro, o evento iniciará com um café da manhã cedido pelo mercantil e seguirá com a programação dos outros parceiros. Sobre a procura da população, a Assessoria disse que há uma grande demanda, todos buscando mais informações sobre as adoções.

Segundo a secretária da Associação, Márcia Roujane Soares, na ocasião estarão disponíveis mais de 40 animais entre cães e gatos para adoção. "São filhotes e adultos de ambos os sexos, todos recolhidos da rua e tratados pelos Anjos de Patas até estarem saudáveis para adoção", disse.

Márcia explica que todos os animais foram recolhidos das ruas e do Centro de Controle de Zoonoses, e levados para lares temporários ou para o sítio cedido provisoriamente, onde os bichos ficam à espera de tutores responsáveis.

"Temos todo um processo de entrevista e conversa com o interessado. Uma comissão indica o animal que preenche os requisitos do entrevistado, como sexo, porte e idade. Após a adoção, uma equipe é responsável pelas visitas para observar a adaptação do animal e do novo tutor. Estamos sempre instruindo a todos sobre a guarda responsável, para que o animal não volte para a rua. Quem adota um filhote se compromete a castrá-lo quando ele completar oito meses" falou.

Parceria
Conforme o representante da Guabi, Gil Pontes Júnior, a empresa levará profissionais para conversar com o público sobre a guarda responsável, dicas de criação e distribuição de amostras, além sorteios de comedouros, colchonetes e escovas.

A presidente do Anjos de Patas Danielle Frota Aguiar ressalta que o número de animais abandonados ou soltos pelas ruas cresceu. Segundo ela, o problema está presente hoje em cidades de médio e grande porte e a Associação busca levar maiores informações nesse sentido.

"Trabalhamos no sentido de castrar o máximo de animais, porém, nem sempre conseguimos. Quem adota o animal que não é castrado pode contar com a parceria do grupo com o Hospital Veterinário das Faculdades Inta ou com o Petshop Bichinhos de Estimação, desde que leve o certificado de adoção do Anjos de Patas", explicou.

De acordo com ela, a Associação hoje se mantém de doações dos membros e empresas e funciona em local cedido e de endereço sigiloso. "Decidimos manter o local apenas entre os membros, pois algumas pessoas não entendem que nosso trabalho é filantrópico e saem buscando todo animal que encontram e deixam na porta da casa dos membros. Fora os animais do sítio, vários membros estão com as casas superlotadas como lares temporários", afirma ela.

Além disso, o local que era apenas temporário foi vendido e terá que ser desocupado até o fim do mês, segundo ela. "Essa mudança faz com que a Feira de Adoções seja ainda mais importante para nós, pois não temos onde abrigar todos os cães e gatos", alerta.

Outra demanda do grupo é a alimentação dos animais, conforme a vice-presidente Raphaelle Frota. "Fora um novo local para acolhermos os animais, temos também a preocupação constante da alimentação deles. Por isso estaremos recebendo na feira doação de ração para cães e gatos, principalmente para filhotes", conclama.

FIQUE POR DENTRO
Compromissos para guarda responsável
Entre os dez mandamentos da guarda responsável de cães e gatos estão: Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados; adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso; informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico.

Mais informações:
A primeira Feira de Adoção de Cães e Gatos de Sobral acontecerá no sábado, de 9h às 12hs, na  Avenida John Sanford, 1.800,  Bairro Junco
fonte:diário do nordeste

Um comentário:

  1. parabéns sobral pelo evento.
    todos os animais precisam de um lar.

    ResponderExcluir