terça-feira, 7 de agosto de 2012

CE deve receber 131 mil vacinas

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, anunciaram uma parceria para a transferência de tecnologia entre o laboratório público Bio-Manguinhos e o laboratório privado britânico GlaxoSmithKline (GSK) para a produção nacional da vacina tetra viral. No Ceará, 131.385 crianças com idade a partir de um ano devem ser imunizadas em 2013.

A vacina deve proteger crianças de todo o País contra caxumba, rubéola e sarampo, já inseridas na tríplice viral, e a varicela, mais conhecida como catapora. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será disponibilizada na rede pública a partir de agosto de 2013.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manoel Fonsêca, afirmou que a Sesa espera que as doses sejam antecipadas e cheguem ainda no começo de 2013. "Nós esperamos que chegue logo nos primeiros meses do próximo ano porque é nessa época - das chuvas - que as doenças, e especialmente a catapora, se propagam com maior facilidade aqui no Ceará", declarou o coordenador.

"Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela, e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação", declarou o ministro Alexandre Padilha.

Segundo Fonsêca, não houve morte por catapora no Ceará em 2012, mas ele enfatizou que, em adultos, a doença é mais forte e abre portas para doenças oportunistas. "O incômodo é comum em todas as idades, mas nas crianças a varicela é mais branda", explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário