quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Professores da UFC e Unilab votam pela suspensão imediata da greve; aulas voltam na 2ª

Cerca de 600 professores reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (6) votaram pela suspensão imediata da greve da UFC e Unilab. De acordo com a Universidade Federal do Ceará, as aulas serão retomadas a partir desta segunda-feira (10).
"A Universidade vai trabalhar para minimizar os efeitos da greve. O foco é normalizar as atividades, causando o menor prejuízo possível aos estudantes", declarou a assessoria de comunicação da UFC. A Reitoria afirmou que convocou uma reunião com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) já na segunda-feira para definir o calendário letivo.
Fim definitivo da greve
O fim da greve foi definido por maioria. Apesar de não terem sido contados, os votos a favor do término da greve somaram bem mais do que a metade do número de professores. Em Sobral, 16 docentes foram a favor, sete contra e cinco abstenções. Já os do Cariri foram 19 a favor, 21 contra e uma abstenção.
Os professores continuam reunidos, votando o encaminhamento de uma nova assembleia para destituir a atual diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC).
Projeto de lei
Na assembleia, os docentes também votaram o projeto de lei 4369/2012, sobre carreiras de magistério e reajuste salarial. Os campi de Sobral e Cariri votaram a favor da rejeição do projeto de lei, totalizando 17 e 35 votos respectivamente. Em concordância com os campi do Interior, os docentes do campus de Fortaleza também votaram a favor da rejeição, totalizando 254 votos a favor e 226 contra.
Recomeço das aulas
A volta às aulas está prevista para a próxima segunda-feira, 10, a depender, entretanto, da convocação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Destituição da diretoria
No momento em que seria votado o encaminhamento da destituição da ADUFC, o presidente o sindicato afirmou que não haveria votação, pois o assunto não teria envolvimento com a greve dos professores.
A diretoria saiu do Campus do Pici vaiada pelos docentes, que iniciaram uma votação para realização de uma nova assembleia em favor da destituição da diretoria do sindicato, que deve ocorrer na próxima terça-feira (11).
 Em Fortaleza, 160 professores votaram pela destituição da diretoria. Em Sobral os votos foram de 55 professores e no Cariri foram 40.
Durante a votação para encaminhamento da destituição do sindicato, os membros da ADUFC presentes se retiraram, deixando os professores furiosos, protestando sozinhos. Os professores continuaram no local, vaiando e protestando contra o sindicato da categoria. Apesar do abandono do sindicato, os professores permaneceram no local e votaram a favor de uma nova assembleia para ser decidido pelo encaminhamento da destituição sindical.
fonte:diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário