terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ex-jogadores descobrem que o futebol deixou hepatite C como herança

Em uma época pré-AIDS, era comum os clubes aplicar injeções usando a mesma seringa (Foto: ThinkStock)
O ex-atacante Larry Pinto de Faria até hoje é ídolo da torcida do Internacional. Entre outras façanhas, marcou quatro gols no Grenal de inauguração do estádio Olímpico, em 1954, quando comandou a goleada por 6 x 2 em cima do time rival.

Aos 80 anos, ele diz que não fuma, não bebe e faz dois check-ups por ano. Há mais de uma década, entretanto, Larry convive com a hepatite C, diagnosticada em um desses exames de rotina. E soube que a contaminação se deu, muito provavelmente, em seu antigo trabalho.

Foi isso que concluiu uma pesquisa do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

O estudo demonstra que a hepatite C, doença que causa a inflamação do fígado, atinge, proporcionalmente, mais ex-jogadores de futebol do que a população em geral.

O trabalho descobriu que vários atletas que atuaram entre as décadas de 50 e 80 contraíram o vírus nos clubes em que atuaram – o índice de infectados chega a 10%, número bem superior à média da população daquele estado, que é de 2%.

O motivo seria o uso compartilhado de agulhas. Era prática comum dos clubes aplicar injeções com vitaminas em todo o elenco após os treinamentos. O problema é que, numa época anterior à Aids, não havia diretrizes médicas para utilização de seringas descartáveis, e a esterilização não era feita de forma adequada.

Larry, que começou a tratar a doença em 2003, conta ter tomando injeções no Fluminense e Internacional. Como ele, grande quantidade de profissionais da bola foi contaminada. E muitos ficaram anos sem saber, já que a doença não tem sintomas e pode demorar séculos para se manifestar. O problema é que, quando se descobre o mal, o paciente já pode ter desenvolvido uma cirrose ou até mesmo um câncer hepático – aí, a única saída é um transplante de fígado.

Fonte: Discovery Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário