sexta-feira, 1 de março de 2013

Comandado por Lula, evento petista reuniu inimigos e aliados

O seminário “O decênio que mudou o Brasil”, para celebrar os 10 anos de PT na presidência da República, realizado na noite desta quinta-feira (28), em Fortaleza, teve o objetivo de reforçar o projeto nacional do PT de reeleger a presidente Dilma Rousseff em 2014. A intenção foi reunir a base aliada, mas o evento acabou colocando desafetos lado a lado, expondo a crise que PT e PSB vivenciam em nível local. O governador do Ceará, Cid Gomes, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ambos do PSB, que ocupavam lugar de destaque na mesa, foram vaiados pela plateia. Em contraponto, a presidente estadual do PT, ex-prefeita Luizianne Lins, foi ovacionada.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou as ações destes dez anos de governo petista, que proporcionaram ao Brasil, segundo ele, a capacidade de crescer, gerando renda. Mencionou programas como o Bolsa Família, Brasil Carinhoso, Luz para Todos, entre outros. Em vários momentos, Lula mesclava marcos do governo petista com a história do movimento sindical e do próprio Partido dos Trabalhadores. “O Brasil passou 20 anos sem ter projetos, sem ter obras, sem ter nada. Nesses dez anos, recuperamos a capacidade de planejar, investir e executar”.
Antes disso, representantes de partidos da base aliada no Ceará discursaram sobre os avanços do Governo Federal. Cid Gomes destacou o privilégio de ter apoiado e ter sido apoiado pelo PT em sua trajetória política e se disse orgulhoso por fazer parte dessa história. À imprensa, Cid reafirmou que pretende apoiar a reeleição de Dilma e que o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, poderia ser seu vice. Segundo ele, o PMDB já ocupa a presidência da Câmara Federal e do Senado e nada impede o PSB de ampliar sua área de atuação.
Em todos os momentos esquivou-se de perguntas sobre a relação com Luizianne, enfatizando que não comentaria o assunto. Ao discursar, cumprimentou todos as autoridades presentes no palanque, sem mencionar a ex-prefeita. Ela, por sua vez, ficou fazendo anotações, demonstrando pouco interesse no discurso de Cid.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário