domingo, 29 de setembro de 2013

Todos os 36 estrangeiros do Mais Médicos já têm registro especial para atuar no Ceará

Odorico Monteiro foi a mais um evento de recepção aos médicos, dessa vez, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (Foto: Edimar Soares)
Todos os 36 médicos estrangeiros ou com formações no exterior do programa Mais Médicos no Ceará já têm os registros profissionais e devem estar atuando de forma plena nas unidades até segunda-feira (30). Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, houve compreensão e bom senso do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) ao emitir os registros especiais, ação prevista na Medida Provisória 621, que permitem que os médicos atuem por três anos no País.

Como o jornal O POVO publicou na última quarta-feira, de 13 municípios que dispunham de médicos estrangeiros do programa federal contatados pela reportagem, somente três tinham profissionais atuando. Os motivos eram a falta de registro e o processo de adaptação ao local e ao sistema de cada município. No Ceará, 16 municípios receberam médicos estrangeiros ou com formação no exterior.

Segundo Odorico Monteiro, a primeira etapa é considerada bem sucedida, pois permitiu a milhares de brasileiros a assistência médica que não dispunham antes. Ele indicou que os 140 médicos que estão trabalhando no Ceará (ou devem começar até a próxima semana) são responsáveis pelo atendimento de mais de 92 mil famílias.

Ontem, ele foi a mais um evento de recepção aos médicos, dessa vez, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na cidade, um médico atua desde o início de setembro e o outro deve começar na segunda. O secretário da Saúde do município, Josete Malheiro, solicitou dez profissionais e receberá três, o último em outubro.

O médico João Paulo Borges é brasileiro, se formou na Argentina e atuará em Horizonte. Ele comentou que, apesar das diferenças de formação, o sistema é regido por protocolos mundiais, o que permite um atendimento de qualidade. João passou uma semana conhecendo a equipe e já se considera adaptado. Já o médico Daniel Bezerra, 30, atua em Horizonte desde o início do mês. Formado em Fortaleza, ele explicou que escolheu começar a carreira através do programa federal e está gostando, pois foi bem acolhido.

Segundo o Ministério da Saúde, 2.566 profissionais confirmaram participação na segunda etapa do Mais Médicos, que começa nesta terça. Desse total, são 2 mil cubanos e 417 brasileiros - que atuarão em 228 municípios - e outros 149 estrangeiros, que serão distribuídos em 70 cidades. Na primeira etapa, os estrangeiros passaram por 21 dias de treinamento e uma avaliação, o que será repetido na segunda etapa. Segundo Odorico Monteiro, o Ceará será um dos quatro estados que receberá os 2 mil médicos cubanos para esse momento de treinamento e avaliação.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário