terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Adultos e idosos superam barreiras e retomam estudos

Segundo dados somados dos governos estaduais, cerca de 3.977.670 brasileiros, são participantes do programa de educação de jovens e adultos (EJA).
O aumento no número de idosos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio retrata à perfeição essa mudança de perfil. A prova, que pode ser usada para a conquista da certificação de nível médio, teve o seu número de candidatos com mais de 60 anos saltando de 4,7 mil, em 2009, para 15,5 mil em 2014.

“Os mais velhos estão voltando aos bancos escolares depois de já conseguirem uma estabilidade financeira. Tínhamos que conseguir quantificar a motivação para fazer o Enem. Já compreendemos que muitos jovens deixaram de fazer a EJA pois conseguem o certificado pelo Enem. Mas, entre os mais velhos, essa motivação se torna mais diversificada. Em entrevistas, vemos que muitos fazem para se testar ou para continuar o estudo. Mas, para eles, o mais importante é o espaço de convivência que a escola possibilita”, descreve a pesquisadora de educação Ana Célia Costa, da Universidade de Brasília (UnB).

EM SOBRAL
A Secretaria da Educação de Sobral há tempos desenvolve um trabalho focado na educação de jovens e adultos com números bem satisfatórios. No ano de 2014, cerca 3,2 mil sobralenses foram atendidos nos 36 polos montados nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo o secretário Julio Cesar Alexandre, para 2015, a perspectiva é que o atendimento no EJA seja ampliado em cerca de 20%. "É cada vez mais comum os polos de atendimento do EJA serem procurados por novos alunos. São pessoas que vêem os bons resultados em seus amigos, vizinhos ou familiares, e também querem vivenciar essa coisa nova", disse o secretário, fazendo questão de frisar que "em Sobral a ideia é alfabetizar os pequenos para no futuro não ter EJA."
fonte:Sobral em revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário