O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do
Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), instaurou procedimento
administrativo para apurar possíveis irregularidades cometidas pela
Coelce na cobrança da conta de energia elétrica deste mês de abril
Os consumidores reclamaram, por meio do Sistema Nacional de Informações
de Defesa do Consumidor (SINDEC), do aumento excessivo no valor da
conta; e da alteração da data da leitura do medidor, que acarretou em
dupla cobrança para alguns clientes. A ausência de informações sobre as
medidas adotadas viola preceitos determinados no Código de Defesa do
Consumidor (CDC).
Por meio do procedimento administrativo, o DECON requer que a Coelce
apresente informações ao órgão sobre a legislação utilizada para
justificar o aumento. Requer, também, que a Companhia explique os
critérios utilizados para alterar a data da leitura mensal das unidades
consumidoras. Além disso, deve ser apresentado pela fornecedora de
energia elétrica a memória dos cálculos dos últimos dez aumentos
efetuados nas contas dos consumidores, bem como os parâmetros utilizados
na realização dos cálculos para chegar ao valor final cobrado.
Os consumidores que se sentirem prejudicados e queiram registrar reclamação contra a Coelce fazê-lo através do site www.decon.ce.gov.br.
(com assessoria MPCE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário