segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

PIB do Ceará registrou queda de 5,54% no terceiro trimestre de 2015

Sem coletiva e sem festa, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou, na quarta-feira (30), os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado relativo ao terceiro trimestre de 2015. Pelos números, a economia cearense apresentou um decréscimo de 5,54%. O resultado foi calculado a partir de uma base de crescimento alto (5,61%), que foi o terceiro trimestre de 2014. Esse resultado foi decorrente principalmente do evento da Copa do Mundo que aqueceu o turismo, alavancando assim o setor de Serviços, o qual representa a maior parte do Valor Agregado do Ceará, com participação de 73,8% no produto estadual.
“Portanto, pode-se concluir que a queda do PIB do Ceará, no terceiro trimestre de 2015, foi intensificada pelo efeito da alta base de comparação”, explica o presidente do Ipece, Flávio Ataliba. Diante do comparativo com o evento esportivo realizado no mesmo período do ano passado, Ataliba destaca: “O impacto é muito grande neste setor. A expectativa é de que em períodos de alta estação, por exemplo, esses índices tendem a apresentar uma recuperação”, pondera ele, acrescentando que esse comparativo é sempre realizado em períodos equivalentes.
Ataliba destaca ainda que mesmo com a queda na atividade econômica em todo o Brasil, o Estado do Ceará vem mantendo as contas públicas equilibradas. Além disso, apesar das limitações de acesso ao crédito, o Estado está convergindo para terminar o ano de 2015 entre os quatro maiores Estados do Brasil em nível de Investimento Público.
(com Site da Seplag)

Nenhum comentário:

Postar um comentário