quinta-feira, 23 de junho de 2011

BOMBEIROS DO RJ: PRÓXIMOS DA ANISTIA

Senadores aprovam anistia para os bombeiros do RJ

Lula Marques/Folha
A Comissão de Justiça do Senado aprovou nesta quarta (22) projeto que concede anistia aos bombeiros que se rebelaram no Rio, em 1o de junho.
Apresentada há dez dias por Lindbergh Farias (PT-RJ), a proposta foi relatada em velocidade relâmpago por Marcelo Crivella (PRB-RJ), que a endossou.
A decisão da comissão tem caráter terminativo. Significa dizer que o projeto segue direto para a Câmara, sem passar pelo plenário do Senado.
Crivella invocou em seu relatório um precedente: a lei 12.191, aprovada no Congresso no ano passado.
Essa lei anistiou policiais e bombeiros punidos por participar de movimentos reivindicatórios no DF e em oito Estados: RN, BA, RR, TO, PE, MT, CE e SC.
No caso do Rio, os bombeiros se rebelaram contra o governo Estadual, que se recusava a negociar reajustes salariais e melhoria das condições de trabalho.
Invadiram um quartel. Foram presos. E passaram a responder a processos por crimes de motim, quebra de hierarquia e danos ao patrimônio público.
Se for confirmada na Câmara, como parece provável, a anistia mandará ao arquivo todos os processos. 
Fonte: Blog do Josias de Souza

Opinião minha: Na questão dos bombeiros, o Governador Sérgio Cabral, deu um tiro no próprio pé. Os bombeiros ainda são uma instituição muito respeitada, junto com os professores, pela população brasileira. Muito embora tenha ligações institucionais fortes com um ninho de corrupção que é a polícia militar, os bombeiros tem mantido uma imagem de decência perante a comunidade brasileira.
Postado por EdsoNorberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário