terça-feira, 30 de agosto de 2011

Protesto em Brasília leva sardinhas ao BC para pedir redução dos juros

Integrantes da Força Sindical realizaram uma "sardinhada", nesta terça-feira (30), durante manifestação a favor da redução da taxa básica de juros (Selic) em frente a sede do Banco Central em Brasília. A sardinha foi assada e usada como "alimento" para os "tubarões" do BC.

Foram assados cerca de cem quilos de sardinhas durante o ato de sindicalistas que querem pressionar os membros do Banco Central a reduzirem a taxa básica de juros que será anunciada nesta quarta-feira (31).

O presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse que "a sardinha é uma comida de pobre e também comida de tubarão, como esses tubarões tecnocratas do Banco Central que se reúnem aqui e decidem o rumo do Brasil".

- É um absurdo o Brasil ter os juros mais altos do mundo. Precisamos de juro mais baixo para aumentar a produção, ter mais desenvolvimento e mais emprego.

O sindicalista reconhece que vai ser difícil, mas diz que queria que o Banco Central surpreendesse a todos com um corte do juro de 1 ponto porcentual, o que levaria a taxa Selic para 11,5%.

Longe da fumaça das sardinhas, porém, no mercado financeiro, prevalece a aposta de que o juro será mantido no atual patamar de 12,50%, interrompendo ciclo de aumento dos juros que teve início em janeiro para esfriar um pouco o ritmo da economia brasileira.

A temperatura, inclusive, deve ter sido um dos motivos para a baixa presença no churrasco. Debaixo de sol forte com 31º graus e 18% de umidade relativa do ar, menos de 50 pessoas protestavam contra os juros. Bom para os manifestantes que, diante dos 100 quilos de peixe, tiveram o direito a degustar pelo menos dois quilos de sardinha assada cada. Claro, sem contar a farofa.
fonte:R7
postado por eliardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário