segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CID GOMES É VAIADO EM SUA PRÓPRIA TERRA. EU ESTAVA LÁ E VÍ.


23/nov/2011. Eu estava lá no evento. Fui para assistir ao show do Zeca Baleiro do qual sou fã. E ví o povo de Sobral, certamente descontente e decepcionado com os últimos comportamentos (péssimos) do CID GOMES com os professores, dar-lhe o trato merecido. Não foram só professores e estudantes que vaiaram o Governador, como uns poucos blogueiros bajuladores noticiaram. Eu estava lá e vi várias pessoas se manifestando espontaneamente. 

O CID GOMES MERECEU !!!

E o governador sentiu as vaias !!! Deixou isso transparecer em pelo menos dois momentos. O Primeiro: no decorrer do discurso do Prefeito Veveu quando todas as vezes que a palavra GOVERNADOR era pronunciada e a vaia “comia”, o governador CID GOMES, lá no palco, manifestava um “sorriso amarelo”, com manifestação clara de desconforto com o acontecido. E o barulho das vaias era tanto que chegou a abafar o som que vinha dos alto-falantes obrigando o orador a aumentar o volume da voz; O segundo momento foi quando o próprio governador CID GOMES se aventurou em discursar para aquele público que o hostilizava com veemência. Após tem cometido a insanidade de “convidar” um professor para proferir algumas palavras (mais pra frente escreverei sobre o fato), o governador tentou falar , e as primeiras palavras que saíram foi algo parecido com isso: Vocês permitem que eu fale um minuto? Bom. Eu sinceramente... Sinceramente eu fiquei... Estou pessoalmente sentido, em encontrar na minha cidade. Na cidade em que eu nasci. Na cidade que eu fui prefeito. Na cidade que sempre tive todo carinho. Uma reação como essa! ". O governador sentiu ou não sentiu as vaias ? Claro que sentiu !

A impressão geral, pelo menos das pessoas com quem falei depois do evento, é que o governador ficou zonzo-zonzo com essa manifestação sobralense, tanto que no seu discurso as palavras não fluíam com tanta eloqüência como é de costume.

O fato acontecido se é com um homem de vergonha, de caráter, um homem de verdade, levaria a criatura a uma profunda reflexão moral. Mas, como a pessoa envolvida é um político, aí já não sei as conseqüências.

Torço sinceramente para que o governador e seus comandados reflitam sobre suas ações. Sobre seus discursos incoerentes. E melhorem.

Outro episódio da noite chamou muito a atenção dos expectadores, e foi tão relevante quanto as vaias direcionadas ao governador CID GOMES: A coragem do jovem professor Jander Alcântara de aceitar o provocação do governador CID e ir falar algumas palavras lá no palco.

O jovem professor aceitou a provocação sem tremer. Digo provocação, por que foi o que o CID na verdade fez. Ele não convidou o professor. Ele provocou o professor a subir. Veja as palavras do CID: Quer vir falar aqui em cima, tu? Vem cá. Sobe aqui”. Perceberam a rispidez nas expressões do CID ??!! Pois é, eu tava lá e observei o tom e as expressões faciais ríspidas do CID que acompanharam tais palavras.

O jovem professor com aparência de frágil (magro, pequeno, de óculos...) subiu lá, olhou no olho do governador, deu o seu recado sem tremer, sem gaguejar e sem se exasperar. O aparentemente frágil professor se transformou num gigante diante do governador CID GOMES e todo o seu aparato político. Eis aí o curto, mas direto, discurso do professor:

Prof. Jander:
Acho que essa manifestação aqui não pode ser silenciada.
Eu falo. (se referindo a uma provocação de alguém).
Eu falo como professor (faz Letras na Universidade Estadual Vale do Acaraú).
Falo como ex-estudante de escola pública (Escola Estadual João Ribeiro Ramos, em Sobral).
Falo em nome da minha mãe como professora também.
Falo em nome de todos os estudantes.
Eu não sei se você sabe? Mas isso, a maioria são jovens, que são conscientes do papel da Educação.
E digo, que graças a Deus, que estamos conscientes no papel da Educação.
E eu acho que você também deveria estar!
E tenha muito cuidado!
Dou uma dica para você!
Para os seus próximos mandatos se acontecer, que espero que não.
Tome cuidado com as suas palavras.
Certo?
Só tome cuidado com as suas palavras”.

Cid Gomes:
“Certo.
Só isso ?”

Após o episódio me lembrei de um acontecimento bíblico que teria ocorrido há muitos e muitos anos: um jovem pastor, aparentemente frágil, de nome David, desprovido de qualquer treinamento de guerra, segundo o livro fonte, com apenas sua fé e seu cajado, aceitou o desafio de lutar contra o GIGANTE GUERREIRO GOLIAS, mestre nas artes da guerra. Diz o livro que David, contradizendo todas as estatísticas   que davam como certa sua derrota,  enfrentou o tal gigante e venceu. E com o desdobramento de sua vitória seu povo ficou livre de um inimigo histórico. Será que tal conto tem alguma semelhança com o ocorrido entre o jovem professor e o poderoso governador do Ceará ???

Bom, de qualquer modo PARABÉNS AO JOVEM PROFESSOR JANDER ALCANTARA. Certamente ele deixou orgulhosa a classe de profissionais a que pertence.

Aqueles professores que foram espancados, uns até  o sangue aparecer, na Assembléia Legislativa Cearense pela polícia de choque a mando do governador, CID certamente estão sentindo um alívio em seus ferimentos pelo ato do jovem prof. Jander.  


EDSON NORBERTO SALES
Membro dA FRATERNIDADE
Membro do Diretório do PT - Sobral
Acadêmico da Matemática - UVA
Servidor Público Municipal (Quadro Efetivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário