sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SOU DO PT, POR ISSO NÃO POSSO CALAR !!!

304891_238600222855401_100001162763572_624075_397461776_nTenho assistido estarrecido diariamente, e principalmente com ênfase nas últimas duas semanas, o trato que o Governo do Estado do Ceará tem dado aos professores estaduais. Digo estarrecido porque, não só votei nos personagens que estão a subjugar os professores, como fiz campanha pra eles na minha cidade e junto aos meus mais chegados. Fui convencido,  principalmente, quando em 1/set/2010, na AABB de Sobral, o então candidato IVO GOMES, também, na ocasião, representando seu irmão, o também candidato a governador, CID GOMES, proferiu, na presença de inúmeros professores estaduais e artistas da Zona Norte do Ceará que a educação seria prioridade para o próximo governo de seu irmão, caso eleito, e essa prioridade passaria primeiro, e necessariamente, pela valorização do Professor, principalmente no que dizia respeito ao pagamento de salários dignos.

Pois bem. Passado a eleição, o CID foi eleito, o IVO também, e não é que o CID “esqueceu” do que disse.

Até aí nada de estranho, vamos combinar assim. Já que é próprio da classe política, exceto raras exceções, “esquecer” o que diz.

Mas, senhores pasmem!!! Quando os professores já indignados com as embromações da Secretária de Educação, Izolda Cela, mas podemos perfeitamente dizer CID GOMES...
professor assembleia 
Uma pausa para reflexão: qualquer pessoa com um pouco de consciência política e atualizada com movimentos populares ou de classes, sabe que a greve é a última atitude a ser tomada, e ela só acontece porque os patrões, neste caso CID GOMES, se recusam a usar uma coisinha chamada bom senso e atender aos pleitos dos reivindicantes que na maioria das vezes são insignificantes e quase não tem impacto financeiro para os patrões. Até porque trabalhador que se preza não quer nada dos outros, além de unicamente exigir a remuneração justa pelo seu suor derramado.

As músicas Vozes da seca e documento do matuto, do Luís Gonzaga tem muito a ver com o parágrafo anterior:

“Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage
Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage
Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage
Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage”
(Vozes da Seca – Luís Gonzaga)


“Eu vim procurar trabalho
Não foi riqueza que eu vim buscar
Peço a Deus vida e saúde
Prá família pudê sustentá
Seu moço o documento
Que eu tenho pra mostrá
São essas mão calejada
E a vontade de trabaiá”
(Documento de matuto – Luís Gonzaga)

Mas, continuando o relato...Os professores já indignados e impacientes com as “embromations” do Governador decidiram fazer valer seu DIREITO DE GREVE - para os que não sabem, ou não querem saber, GREVE é um DIREITO DE TODO TRABALHADOR BRASILEIRO que poderá fazer seu uso quando seus direitos trabalhistas estiverem ameaçados. Tá lá na Constituição Federal, a Lei Magna (será mesmo ???) dos brasileiros, em seu Art. 9º. Podem conferir. E assim o fizeram.

Infelizmente, nem com este movimento o Governador se sensibilizou. Tomado ele pela soberba que lhe é peculiar, e do alto do seu “trono”, o Governador ordenou aos seus subalternos que endurecessem o caldo para os professores.

Não satisfeito, o próprio governador, no dia 22 de agosto, em Camocim-CE, a um grupo de professores que foram abordá-lo para tirar uam prosa e tentar uma saída para o impasse, proferiu as seguintes besteiras:  “Porque vocês fizeram concurso? Porque não foram para a escola privada?”; Outra: “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado.”; E mais outra: “Quem entra em atividade pública deve entrar por amor, não por dinheiro!”; e por fim: “Por mim, nem carreira (de professor) existiria!”

Precisava dizer mais, precisava ??!! O Governador mandou, com essas palavras, que todos os professores fossem se fud...!!

E os professores entenderam direitinho o recado. Uns professores, os frouxos, covardes e sem qualquer noção de “a união é que faz a força”, os lambe-botas, os subservientes... num sei nem se podemos atribuir-lhes o título de professor, já que professor é um “bixo” corajoso, intrépido, formador de opinião... mas, voltemos ao assunto. Uns professores murcharam as orelhas, botaram os rabos entre as pernas e voltaram a dar suas aulinhas. Outros, porém, estes sim fazendo jus ao nome de PROFESSOR, ao contrário, arrancaram coragem dentro de si, e resolveram peitar o governador. Claro, no campo das idéias.

Pensaram e resolveram mudar de estratégia e foram buscar apoio no Parlamento Cearense, a dita “casa do povo”. Foram com a esperança de que encontrariam eco para suas reivindicações e mais ainda, que encontrariam parceiros para sua cruzada. A esperança dos professores residia no fato de que os partidos que historicamente fincaram bandeiras na defesa dos movimentos sociais e nas instituições representativas populares, como o PSB, o PT e o o PC do B, detinham a maioria dos parlamentares daquela casa, e portanto, eles iriam ajudar no imbróglio que se transformara suas reivindicações. Foram pacificamente. Entraram pacificamente. Acamparam pacificamente. A única arma utilizada foram os já conhecidos “gritos de ordem”.

Pois é... ledo engano !!! Os “companheiros” parlamentares (o presidente da Assembléia é do PSB) botaram a tropa de choque da polícia militar pra cima dos professores. Apanharam mais que burro veio. Foi bordoada pra todo lado. Até repórter que estava realizando a cobertura do evento levou spray de pimenta. As imagens dos professores ensangüentados estão espalhadas em todos os jornais impressos e internet pra quem quiser ver.

Você acha que esse sofrimento todo estava de bom tamanho ???!!! O pior estava por vir. Num é que nenhum dos companheiros parlamentares do PT, PSB e Pc do B (cito esses partidos pelo histórico de defesa social que detém), unzinho sequer, saiu em defesa dos professores !!! Muito embora a imprensa cearense tenha alardeado nos quatro cantos do mundo o acontecido, inclusive, pasmem, com comentários desaprovando a forma de agir do Cid.

SILÊNCIO GERAL !!!...

Apareceram umas notas de repúdio, de forma tímida, no dia seguinte, lá de Brasília, uma do Arthur Bruno (PT) e outra do Chico Lopes (PC do B). Só isso e mais nada.

Mas, por aqui, na Assembléia Legislativa... SILÊNCIO GERAL !!!

Já não bastasse a Luizianne Lins maltratando os professores municipais de Fortaleza, agora o CID GOMES escorraçando os estaduais. Virou Moda ???!!!

Bom! Não precisa dizer que eu tô indignado com isso. E o que eu vou fazer ???!!!... Vou fazer o que a democracia me permite:

1º) manifestar publicamente meu repúdio às ações governo do Estado do Ceará contra os professores (ainda bem que inventaram esses tais de blogs, assim meu manifesto pode ir mais longe);

2º) me solidarizar com o sofrimento dos professores, que é a única classe de profissionais que eu ainda respeito;  e
3º) atuais Deputados do PT, PC do B e PSB, e Governador CID, na próxima eleição, não contem com o voto da minha família. Como não vivemos sem política, vou continuar procurando algum político decente. Sei que é difícil. Mas há de ter. Toda regra tem sua exceção. Vou buscar e hei de encontrar.

Sobral-CE, 30/set/2011
Edson Norberto Sales
Filiado ao PT-Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário