sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Taxímetro em sobral não se usa.

É lei, mas os táxis de Sobral não usam taxímetros. O presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Vicente de Paula Oliveira quer fazer valer a Lei 12.468, de 26 de agosto de 2011, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, que ao regulamentar a profissão de taxista no Brasil, obriga a utilização de taxímetro em cidades com mais de 50 mil habitantes.
“Não podemos aceitar que Sobral, a terra do governador Cid Gomes, descumpra esta lei”, assevera Vicente de Paula Oliveira. Sobral tem cerca de 200 mil habitantes.
O prefeito Clodoveu (Veveu) Arruda diz que está aberto para o diálogo com a categoria de taxistas para resolver a questão. “Com diálogo resolvemos isso. Se a categoria quer o taxímetro ou não, fica a critério dela”, afirma o prefeito.
Mas não é bem assim que pensa Vicente de Paula. “Não se trata se a categoria quer ou não. É uma lei e tem que ser cumprida para o bem dos usuários sobralenses”, salienta Vicente de Paula.
Para levar esta reivindicação do Sinditaxi, Vicente de Paula segue ainda este mês com uma comissão da entidade e do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) para conversar com o prefeito Veveu Arruda, com a Procuradoria Geral do Município e a com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Hoje, Sobral tem cerca de 300 táxis, que cobram as corridas de acordo com deslocamento. Vai de R$ 5,00 até 40,00 na sede. O uso do taxímetro na visão de Vicente de Paula disciplina essa questão e o usuário saberá porque está pagando o marcado pela máquina.
O radialista Verissimo Barroso é a favor do taxímetro. “Espero que em breve seja instalado. Será uma benção”, destaca. O jornalista Daniel Rios também cobra o uso do aparelho nostáxis sobralenses. “Isso é bom, pois em Sobral os taxistas costumam explorar”, diz Daniel Rios.
A presidente Dilma Roussef ao reconhecer a profissão de taxista no Brasil determinou na lei em seu artigo oito a obrigatoriedade do uso do taxímetro em cidades com população acima de 50 mil habitantes. Diz o artigo oito da Lei do Taxista número 12.468/2011: “Em Municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes é obrigatório o uso de taxímetro, anualmente auferido pelo órgão metrológico competente, conforme legislação em vigor”.
Além do Departamento Jurídico do Sinditaxi conversarão com a Prefeitura de Sobral, técnicos do IPEM para fazer valer a lei. “Não podemos é deixar de cumprir a Lei em Sobral”, reforça Vicente de Paula.
Ele vem a Sobral também para organizar a classe. “Hoje ela está dispersa em Sobral com táxis sem padrão, não há cadastramento seguro e tem uma divisão em duas tentativas de associações. Queremos unificar e para tanto vamos fazer um recadastramento”, promete Vicente de Paula.
Os táxis em Sobral são de todas as cores e estão distribuídos em pontos estratégicos. Os principais são na Rodoviária, Centro, Junco, Chicão 2000, Mercado Público, Praças e Bouvelards.
fonte:diário da zona norte
postado por eliardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário