quinta-feira, 31 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe A termina nesta sexta e CE só vacinou 64% da população

A campanha nacional de vacinação contra a H1N1 (gripe A) termina nesta sexta-feira (1º) e somente 845.261 pessoas foram imunizadas contra o vírus no Ceará, que ocupa a pior colocação no ranking de vacinação no Nordeste. O número representa apenas 64,41% do público alvo, que inclui idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, índios, crianças entre seis meses e dois anos de idade e trabalhadores de saúde. A intenção era vacinar 1.312.364 pessoas no Estado, contabilizando, no mínimo, 80% do grupo prioritário, considerados pelo Governo como mais vulneráveis a desenvolver a forma mais grave da doença.

A campanha, que teria fim no dia 25 de maio, teve uma semana de prorrogação. Segundo o MS, neste período foram vacinadas aproximadamente cinco milhões de pessoas no Brasil. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é a maneira mais eficaz de proteção e imuniza contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Amanhã é o último dia da campanha nacional. É fundamental que as pessoas se protejam para o período de maior circulação do vírus da gripe que se aproxima”, declarou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

“A vacina é segura e a maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa, esclarecendo que praticamente não existem efeitos colaterais. O secretário explicou ainda que é impossível contrair gripe após a vacinação, como algumas pessoas costumam afirmar. “O vírus usado nesta vacina é inativado”, afirmou.

No País
De acordo com o Ministério, somente três estados atingiram a meta de vacinação: Santa Catarina, com 786.840 pessoas vacinadas, somando 85,92%; o Acre, que imunizou 89.744 pessoas, correspondendo a 81,7% da população, e Alagoas, com 80,16% e 363.092 de vacinas aplicadas. No País, o Ceará figura como o 6º pior estado do País em números de vacinação, ganhando apenas de Roraima, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

No Nordeste, 5,6 milhões de pessoas já receberam a dose da vacina, totalizando 69,52% da população alvo. Entre as regiões, o Sul e o Centro-Oeste se destacam com 75% e 72% da população imunizada, respectivamente.  Segundo o MS, na região Norte, mesmo com as fortes chuvas, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram imunizadas. No Sudeste, 64% da população alvo foi vacinada, totalizando 8,5 milhões de pessoas.

A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, de 39% a 75%, a mortalidade global, afirma o MS. Os grupos prioritários foram escolhidos de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que se baseou em estudos epidemiólógicos e elegeram os mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

fonte:diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário