segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FIFA fala de opções de mobilidade e serviços que não existirão em Fortaleza durante a Copa do Mundo


Detalhe do site da FIFA falando sobre o Estádio CastelãoSeria bom demais para ser verdade, mas no caso, será apenas para inglês ver. O site da FIFA, na versão em língua inglesa, descreve o Castelão de forma ímpar, fala dos principais clubes da Capital (Ceará e Fortaleza) citando-os como um dos principais do País, mas escorrega em um ponto importante: fala de opções que não serão disponibilizadas na Arena Castelão ou que passam a alguns “bons” quilômetros de distância da principal obra do Estado para as competições internacionais e que não terão efeito nenhum na mobilidade para o estádio.
De acordo com o site da FIFA, o VLT (veículo leve sobre trilhos) será uma das soluções viabilizadas para melhorar o acesso ao Castelão. O que o veículo oficial da FIFA não cita, ou mesmo não sabe, é que a linha que ainda está sendo construída em Fortaleza ligará o Porto do Mucuripe, bem ao norte da cidade, ao bairro Parangaba, passando pelo Papicu, Aeroporto Pinto Martins e Montese. Dessa forma, nenhuma estação do VLT ficará próxima o suficiente do estádio para permitir uma locomoção a pé ao descer de uma estação. Isso faz do VLT uma obra importante para Fortaleza, mas que não terá impacto nenhum para quem vai ao Castelão em dias de Copa do Mundo e Copa das Confederações, como em qualquer outro evento futebolístico, como o Clássico-Rei, por exemplo.
Já quanto ao metrô, o escorrego ainda é um pouco maior. O site fala em duas estações de metrô no estádio (oi?). Quem vem de outros países ou de outros estados com esta ilusão é bom logo saber que a Linha Sul, provavelmente a única linha de metrô totalmente concluída em Fortaleza até 2014, liga as cidades de Pacatuba ao Centro de Fortaleza, passando pela Parangaba (talvez o bairro mais próximo do Castelão). Para a população metropolitana, realmente pode ser uma vantagem pegar o metrô descer na Parangaba para então tomar uma outra condução para atravessar os cerca de 10km de distância da estação de metrô ao Castelão. Mas para o resto das pessoas que vão   ao Castelão, sejam turistas ou a população de outros bairros, a Linha Sul não terá nenhum efeito.
Durante a copa, boa parte dos turistas que virão a Fortaleza ficarão em hotéis na Beira-Mar, em cruzeiros no Porto do Mucuripe ou até mesmo em resorts no Porto das Dunas, Cumbuco ou em outras lindas praias cearenses. Infelizmente, em nenhum desses locais, as duas obras que estão sendo realizadas na Capital para mobilidade urbana terão efeitos reais. Durante a competição, o que ocorrerá é que os meios de transporte para a arena serão  as vias terrestres que atualmente existem. Fica a expectativa para que pelo menos esses corredores para carros e ônibus possam ser ampliados ou alargados.
fonte:diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário