A Justiça Eleitoral começou a divulgar esta semana a campanha Voto Limpo,
por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem
estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher
candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça. De acordo com
informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a campanha é composta por
cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio.
Cada peça publicitária tem 30 segundos e trata de temas
relacionados à Lei da Ficha Limpa, que vale para as eleições municipais de
outubro deste ano. Os filmes e a propaganda de rádio alertam os eleitores para
a importância de pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de
cada um.
As mensagens da campanha incentivam a participação no
pleito de eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os
maiores de 70 anos, para os quais o voto é facultativo. Nas eleições anteriores,
as campanhas da Justiça Eleitoral tinham início com 60 dias de antecedência.
Neste ano, a campanha, de acordo com o TSE, ficará no ar nos 45 dias que
antecedem o primeiro turno da eleição.
A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas
localidades onde houver segundo turno, será retomada logo após o anúncio do
resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.
A decisão de exibir a campanha no mesmo período da
propaganda eleitoral gratuita foi da presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia.
A medida levou em conta uma pesquisa realizada a pedido do TSE que constatou
que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores, que
eram iniciadas 60 dias antes do pleito.
A escolha do tema Voto Limpo, de acordo com o TSE, também
foi feita com base no resultado da pesquisa. O estudo apontou que a Lei da
Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores, apesar de ser uma lei
gerada por iniciativa popular.
Fonte: Folhapress
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