domingo, 19 de agosto de 2012

Pílula anticoncepcional masculina está perto de se tornar realidade


Substância atua inibindo proteína presente nos espermatozóides e pode resultar no desenvolvimento de uma pílula anti-concepcional masculina Imagem: CG Core
Esse pode ser mais um passo rumo a um planejamento familiar eficiente e a um melhor controle da vida sexual humana.
Pesquisadores de três universidades norte-americanas (Universidade de Harvard, Universidade de Washington e Faculdade de Medicina Baylor) anunciaram a descoberta de uma substância que pode se tornar a primeira pílula anti-concepcional masculina efetiva.
De acordo com experimentos feitos em ratos  machos, o composto JQ1 conseguiu torná-los temporariamente estéreis, sem afetar o desempenho sexual,  as taxas de testosterona ou o comportamento. Os animais também voltaram a se reproduzir normalmente assim que pararam de tomar a substância.
Os pesquisadores também não observaram efeitos colaterais nos filhotes nascidos após um período de uso do JQ1. Livre de hormônios, ao contrário da pílula feminina, a substância inibe uma proteína presente nos testículos tanto de ratos quanto de seres humanos, conhecida como BRDT e essencial para a fertilidade.  As cobaias usadas no experimento começaram a produzir menos espermatozóides e os que eram produzidos tinham problemas de locomoção. Vale lembrar que roedores e primatas (como nós) compartilham um ancestral comum que viveu entre 65 e 60 milhões de anos atrás, pouco depois da extinção dos dinossauros.
 Os pesquisadores afirmaram à revista científica norte-americana Cell, que um medicamento como esse é necessário principalmente para casais que dependem exclusivamente de métodos contraceptivos masculinos, como a camisinha, por impossibilidade da mulher tomar a pílula anti-concepcional feminina.
fonte:diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário