quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cerca de 300 pessoas esperam pela cirurgia bariátrica no Ceará por meio do SUS

Aproximadamente 300 pessoas esperam para serem submetidas à cirurgia bariátrica no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Conhecida por cirurgia de redução de estômago, a alta procura por esse tipo de procedimento e a série de exames pré-operatórios dificultam um redução na lista de pacientes que procuram essa cirurgia de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o ciurgião bariátrico, Ney Lemos, a demora se deve ao número de consultas com a função de explicar aos pacientes todos os riscos cirúrgicos. “Quanto ao tempo de espera, esse período corresponde ao tempo de preparação pré-operatória, que é quando se realizam consultas com o cirurgião e com os demais especialistas para os pareceres sobre os riscos cirúrgicos de cada paciente”, diz.
Apesar da longa lista, 560 cirurgias já foram feitas pelo HGCC nos últimos dez anos e o número desses procedimentos só crescem a cada ano. Em 2012, 60 pacientes já foram submetidos à cirurgia de redução de peso. “A curva global de cirurgias realizadas no HGCC tem sido ascendente”, acrescenta.
Como conseguir
Para buscar a cirurgia, cada paciente basta ir ao posto de saúde mais próximo, onde receberá um código de cadastro e em seguida será encaminhado ao ambulatório especializado em obesidade do HGCC.
Período de recuperação
Lemos afirma que a recuperação é rápida, pois o paciente pode receber alta hospitalar depois de três a cinco dias da realização da cirugia. “Isso é o que acontece na maioria dos casos, mas é também solicitado ao mesmo que reserve os próximos 30 dias para ele próprio, período em que terá uma dieta liquida, poderá fazer pequenas caminhadas e iniciar um novo período de vida”, esclarece.
Quem deve procurar a cirurgia
- Pacientes com índice de massa corpórea (IMC) acima de 40kg/m2, independente das comorbidades;
- IMC entre 35 e 40kg/m2 na presença de comorbidades;
- Intratabilidade clínica da obesidade;
- Obesidade há pelo menos 2 anos;
- Idade entre 16 e 65 anos; paciente entre 64 e 70 anos com boas condições clínicas, podem ser operados
- Contra-indicação: paciente com mais de 70 anos; doenças clínicas que contra indiquem a cirurgia; usuário de drogas ilícitas (com menos de seis meses de abstinência); alcoolismo (com menos de seis meses de abstinência); preparo pré-operatório inadequado.
fonte:jangadeiroonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário