domingo, 7 de outubro de 2012

Elmano de Freitas e Roberto Cláudio devem disputar o segundo turno, aponta Ibope

Os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio devem disputar o segundo turno das eleições na capital cearense. Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (6) mostra que Elmano lidera a preferência dos eleitores, com 26% dos votos, e está em empate técnico com o candidato Roberto Cláudio (PSB), que aparece com 22%.
Foram ouvidos, pelo Ibope, 805 eleitores entre a última sexta (5) e este sábado (6). O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral - CE sob o número 165/2012. A margem de erro é de 3%.
Clique para interagir












Segundo os dados do Ibope, Moroni Torgan (DEM) e Heitor Férrer (PDT) aparecem com 17% e 14%, respectivamente. Renato Roseno (PSOL), está em 5º lugar, com 10% das intenções, seguido por Inácio Arruda (PC do B) e Marcos Cals (PSDB), ambos com 2%.
Os candidatos Francisco Gonzaga (PSTU), professor Valdeci (PRTB) e André Ramos (PPL) não pontuaram.
Os votos brancos ou nulos e os indecisos correspondem a 7% do eleitorado pesquisado.
Votos válidos
Levando em consideração os votos válidos, que não incluem os votos indecisos, brancos e nulos, Elmano de Freitas apresenta 28% das intenções de votos, seguido de Roberto Cláudio, com 24%. Moroni Torgan e Heitor Férrer aparecem com 18% e 15%, respectivamente. O candidato do PSOL, Renato Roseno totaliza 11% das intenções de votos. Inácio Arruda e Marcos Cals aparecem com 2% dos votos.
Rejeição
A Pesquisa Ibope também perguntou aos eleitores em quem não votariam. O candidato do DEM, Moroni Torgan, tem a taxa de rejeição de 32%, Elmano 30%, Roberto 27% e Inácio com 21%.
Gonzaga aparece com 20% de rejeição, André Ramos 18%, Marcos Cals  e Valdeci com 15%, Renato Roseno 14% e Heitor Férrer 9%.
Não sabem ou não responderam foram 2%. Os eleitores que poderiam votar em todos os candidatos aparecem com 6%.
Previsões para o 2° turno
O Ibope perguntou aos eleitores em quem votariam em um possível segundo turno. O candidato do PSB, Roberto Cláudio, ficaria com 41%, e Elmano de Freitas, com 40%. Brancos e nulos correspondem a 16%. Não sabem ou não responderam, 3%.
Se Roberto Cláudio enfrentasse Moroni Torgan, o candidato do PSB ficaria com 46% contra 35% do democrata. Brancos e nulos correspondem a 18%. Não sabem ou não responderam, 2%.
Heitor Férrer e Roberto Cláudio apareceriam com 43% e 42%, respectivamente. Brancos e nulos foram 11%. Não sabem ou não responderam, 3%.
Caso Elmano de Freitas enfrentasse Moroni Torgan, o candidato da situação ficaria com 46% e o da oposição com 39%. Brancos e nulos correspondem a 13%. Não sabem ou não responderam, 2%.
Heitor Férrer e Elmano de Freitas entrariam em empate técnico com 42%. Brancos ou nulos seriam 13%. Não sabe ou não responderam, 3%.
Heitor Férrer ficaria com 49% contra 36% de Moroni Torgan. Brancos e nulos representa 12%. Não sabem ou não responderam, 3%.
fonte:diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário