segunda-feira, 25 de maio de 2015

Aviação regional no Estado ainda não conseguiu decolar

Importante atividade para impulsionar a economia do País, a aviação regional está longe de ser uma realidade no Ceará, diferentemente de outros estados brasileiros. Isso porque os estudos para a reforma ou construção de nove aeroportos em território cearense ainda encontram-se em fase embrionária.
O processo que envolve o Aeroporto Governador Virgilio Távora, em Sobral, é um dos mais atrasados. O projeto ainda está na fase de Estudo de Viabilidade Técnica (EVT), a primeira das cinco etapas necessárias para o início da obra.
Nessa fase, é estudada a topografia do local e definido o tamanho ideal do aeroporto para atender a região, com base em dados socioeconômicos.
Segundo dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, os outros sete aeródromos cearenses inseridos no Programa de Aviação Regional passam por estudos preliminares, que são a segunda etapa do processo.
Além do terminal de Sobral,  fazem parte do processo de reforma ou ampliação os aeroportos de Juzeiro, Aracati, Jijoca de Jericoacoara, Crateús, Iguatu e Quixadá. Deverão ser construidos mais dois aeroportos, um em Canindé e outro em Itapipoca.
(com informações do DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário