sábado, 20 de junho de 2015

Multas aplicadas por agentes de trânsito aumentam 433%

Foram registradas 82.857 multas por agentes de trânsito de janeiro a maio deste ano em Fortaleza. O número é 433% maior que o do mesmo período de 2014. De acordo com o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, o aumento expressivo se deu porque o período analisado de 2014 antecedeu a Copa do Mundo e suas obras exigiam o ordenamento do trânsito pelos agentes, impedindo a fiscalização. Ele ainda credita o aumento à implantação do aparato eletrônico, reduzindo o uso do talão impresso de multas, e o início da Operação Via Livre.
“O talonário eletrônico aumentou a agilidade do agente, diminuindo o tempo de consulta da placa e chassis do veículo. E os orientadores do Via Livre ajudaram a desafogar o serviço. Os agentes da AMC ficam mais disponíveis para fiscalizar”, explica Arcelino.
Entre as multas registradas pelos agentes em 2015, estacionar em local ou horário proibido (33.258) é mais cometida na Capital, seguida pelo estacionamento no canteiro central (7.278). (Ver quadro). “Com esse dado, fica evidente como está sendo fiscalizado o estacionamento proibido, mas evidencia também o quanto a gente ainda tem um perfil de infrator”, salienta Arcelino, posicionando Centro, Messejana, Aldeota, Meireles e Montese como bairros com mais autuações por parar indevidamente.
O balanço detalha também as autuações feitas pela fiscalização eletrônica que, este ano, registrou 288.862 infrações – 6,7% superior ao número de 2014, também nos primeiros cinco meses no ano.
(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário