terça-feira, 25 de agosto de 2015

Detran estuda proposta de gravar exames práticos de candidatos a motoristas no Ceará

Os carros usados em provas técnicas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ganhar câmeras para registrar os alunos e os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará. O órgão estuda intensificar a fiscalização com áudio, vídeo e telemetria no interior dos veículos, a exemplo do que começa a funcionar em São Paulo para evitar fraudes ou qualquer outro desvio de conduta.
O diretor de habilitação do Detran Ceará, Breno Leite, confirma que há estudos sendo feitos para que esse aprimoramento de fiscalização aconteça, só que ainda não tem data definida. “Há uma tendência nacional atualmente de que haja uma fiscalização mais intensa, inclusive, com a gravação de áudio e vídeo do exame para a segurança do candidato e do fiscal”.
Há a possibilidade de também se fazer um monitoramento por telemetria, tecnologia que mede e/ou rastreia movimentos através de dados, enviados via comunicação sem fio para uma central de comando. “O órgão não tem prazo para que o sistema de monitoramento passe a valer, mas a expectativa do Detran é que consigamos implementar um sistema parecido ou até melhor que o de São Paulo“, acredita Breno.
Em relação ao custo, o diretor garante que o cidadão não será prejudicado. “Isso não representaria nenhum custo a mais para o usuário. As taxas do Detran já devem comportar os custos relativos ao sistema de monitoramento”.
Para ele, a ferramenta servirá como controle, fiscalização e proteção “não só para o candidato como para o instrutor. Ela também servirá para a confirmação ou não de alguma denúncia de desvio de conduta do servidor público ou do candidato”, explica.
Atualmente, as denúncias de caso de desvio de conduta podem ser feitas por duas vias: ouvidoria interna do Detran e a ouvidoria do Estado. De acordo com o grau de detalhamento, elas são apuradas e podem resultar na demissão do servidor. O Detran Ceará realiza, em média, 200 exames de carro e 100 de moto por dia, com índice de reprovação de, aproximadamente, 20% do total de candidatos.
Fonte: Sobral Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário