quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Janot pede para STF afastar Cunha do mandato e da presidência da Câmara

O procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (16) que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja afastado do seu mandato parlamentar e da presidência da Casa, cargo que ocupa desde fevereiro.
Segundo o pedido, Cunha utilizou o cargo para interesse próprio e com "fins ilícitos", diz a nota divulgada pela Procuradoria, que afirma ainda que Cunha usou o cargo para "constranger e intimidar" parlamentares e réus em processos judiciais. As sucessivas manobras de aliados de Cunha para atrasar o processo contra o deputado no Conselho de Ética também foram citadas na ação da Procuradoria.
Janot apontou em seu pedido 11 fatos que comprovariam que Eduardo Cunha usa seu mandato de deputado e o cargo de presidente da Câmara para "constranger e intimidar parlamentares, réus colaboradores, advogados e agentes públicos, com o objetivo de embaraçar e retardar investigações contra si".
Entre os pontos citados por Janot, estão as manobras de Cunha para adiar o andamento de seu processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara e a suposta intimidação da advogada Beatriz Catta Preta.

(com informações do UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário