quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

13 internos de presídios cearenses são aprovados para bolsas do Prouni em faculdades

Treze internos do sistema penitenciário cearense foram selecionados pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e ganharam bolsas integrais e parciais em cursos de graduação e tecnológicos em faculdades particulares do Ceará. Os detentos são internos da Cadeia Pública de Aracati e das grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.
Pelo menos nove ganharam bolsas integrais, entre eles, um reeducando da CPPL II, que passou em 1º lugar no curso de Licenciatura em Educação Física. Os cursos escolhidos por eles são: Direito, Administração, Química, Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hospitalar e Logística. Apenas quatro detentos receberam bolsas parciais que custearão 50% do valor da universidade.
Este ano, o Ceará bateu recorde no número de internos inscritos no Enem Prisional: 1.682 detentos se inscreveram no exame. Segundo o o secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Helio Leitão, nunca houve um resultado tão expressivo tanto na aprovação do Enem quanto no Prouni, destacando que os dados sinalizam que os investimentos da atual gestão em educação têm mostrado resultado.
Os detentos têm direito ao estudo, o que é garantido pela Constituição Federal, pela Lei de Execução Penal (LEP), pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). O estudo também serve para diminuir a pena. A cada 12 horas de aulas, um dia é reduzido na condenação.
(Tribuna do Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário