quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Casa de Papai Noel inicia hoje agenda natalina em Sobral

Sobral. A Casa do Papai Noel estará aberta a partir de hoje para a visita do público a partir das 19h30. A entrada custa um quilo de alimento não perecível por uma família de até três pessoas. As visitas poderão ser feitas de terça a domingo, das 18h às 22h.

Uma equipe de 30 pessoas tem trabalhado por turnos de 12 horas desde o dia 25 para conseguir finalizar a decoração. No detalhe, a sala de jantar do "Bom velhinho" FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Com o tema "Natal, Som e Cores", a decoração deste ano trará a sala de música do Papai Noel, com um piano antigo emprestado por uma tradicional família local. De acordo com a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Splam), Juraci Neves, quase todos os móveis da casa são provenientes de empréstimos da comunidade local.

"Para criar esse ambiente, temos alguns móveis antigos emprestados por famílias de Sobral, como o piano, as cadeiras e a mesa que compõem a sala de música, o santuário logo na entrada, a mesa da sala de jantar e uma geladeira vermelha lindíssima que vai para a Cozinha do Papai Noel", disse a secretária.

Reciclagem

A decoração da casa é feita principalmente de material reciclado, doações e presentes da população. A secretária conta que é gratificante ver como as pessoas se envolvem com projeto. "Temos gastos mínimos na decoração porque todos os anos nós reformamos as coisas do ano passado e sempre recebemos presentes da população, que buscam enfeites diferenciados para a casa", afirmou Juraci.

Uma equipe de 30 pessoas tem trabalhado por turnos de 12 horas desde o dia 25 para conseguir finalizar a decoração a tempo. Este ano, a Casa abrirá com 15 dias de antecipação, sem o grande desfile, que ocorrerá somente no próximo dia 28.

Novidades
Juraci explica que, devido às novidades dessa edição, a coordenação preferiu não dividir as atenções. "Este ano traremos um presépio animado, em tamanho real que ficará exposto na Praça do Theatro São João, numa área especial, assim como o Papai Noel", ressaltou.

Outra novidade são as meninas fantasiadas de princesas e meninos de anões e criaturas mágicas. "Todos os anos acrescentamos personagens novos entre os atores". Em sua sétima edição, a Casa do Papai Noel recebeu R$100 mil de investimento para pintura, roupas e brinquedos.

Casarão

O lustre da Sala de Música foi o primeiro da Casa, tendo sido reformado a cada ano e já tendo passado por todas as salas.

A Casa tem como sede o antigo Casarão Chagas Barreto, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por isto não pode sofrer mudanças na estrutura.

Desse modo, a secretária diz que o cuidado em respeitar às normas vigentes depende muito da criatividade. "Usamos as tintas para criar o ambiente necessário ao tema. Como não mudamos a alvenaria, podemos criar com a pintura aquilo que desejamos". Segundo Juraci, todos os que participam da ambientação da casa são voluntários, apaixonados pelo Natal. "E esse é um pré-requisito básico, apenas quem ama e acredita pode passar para as crianças a magia do Natal. Aqui, todo mundo vira pintor, marceneiro, reciclador e artista. Limpamos, arrumamos e nos alegramos com o resultado".

Arrecadação
Na edição do ano passado, a Casa arrecadou mais de 25 mil toneladas de alimentos. "Esta casa tem a marca da solidariedade, pois todos os alimentos arrecadados são dados a instituições".

Para a funcionária pública Juliana Sousa, a Casa do Papai Noel acompanhou o crescimento de sua filha, Sofia, hoje com 8 anos. "Trouxe ela aqui quando ela tinha um aninho, e então transformei em tradição, todos os anos visitamos. Quando ela vê a movimentação, já começa a pedir para vir. Não apenas na Casa, como em todos os pontos da cidade que ficam com a decoração". Para a administração, o principal mérito dessa iniciativa é poder conciliar o espírito natalino com medidas efetivas de ajudar as famílias de baixa renda.

Com isso, a Casa acolhe todos os visitantes, condicionando o espaço de lazer às doações de alimentos, que serão destinados para os mais necessitados.

Conforme enfatizou Juraci, o evento tem-se destacado a cada ano pelas inovações e, principalmente, pelo envolvimento que a iniciativa hoje suscita junto a população sobralense.

"É uma iniciativa que tem todo o carinho de nosso povo, daí que não descuidamos em cada ano aprimorar nossos atrativos e torná-los mais agradáveis, como assim deve ser o espírito de Natal", ressaltou.

Investimento

100 mil reais foram investidos pela da Prefeitura de Sobral neste ano para a iniciativa, que espera arrecadar um valor superior a 25 mil quilos de alimentos

Mais informações:

Casa do Papai Noel
Rua Menino Deus, 17
Bairro: Centro, Sobral
Telefone: (88) 3677.1180

JÉSSICA RODRIGUESCOLABORADORA
fonte:diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário